Venha descobrir o néctar que foi eleito melhor vinho português de 2021. Um distinto prémio só ao alcance dos melhores. O Concurso Vinhos de Portugal 2021 já escolheu os seus vencedores e a região duriense foi a mais premiada, arrecadando um total de 12 medalhas. A ela seguiram-se as não menos meritórias regiões do Dão e do Alentejo.
Porém, o grande destaque foi mesmo para o vinho Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca, 2018, da Aveleda, produzido no Douro. Este foi o grande vencedor do Concurso Vinhos de Portugal 2021. Fique a saber mais sobre este concurso e sobre o vinho eleito melhor vinho português de 2021.
Vinho Tinto do Douro eleito melhor vinho português
Esta foi a 8ª edição do Concurso Vinhos de Portugal. Uma iniciativa da ViniPortugal, associação interprofissional dos Vinhos de Portugal, que tem como objetivo distinguir a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em Portugal.
A edição deste ano contou com mais de 1400 vinhos candidatos que foram avaliados por um júri nacional e internacional que atribuiu um total de 419 medalhas, 35 de Grande Ouro, 103 de Ouro e 281 de Prata.
Convém lembrar que o Concurso Vinhos de Portugal permite a promoção internacional dos produtores portugueses. Os vinhos que recebem as Medalhas Grande Ouro e Ouro neste certame têm acesso direto a eventos internacionais de excelência do setor vinícola, a ocorrer ainda em 2021.
Cerimónia de entrega de prémios
Os vencedores foram conhecidos no passado dia 21 de maio, numa cerimónia virtual de Entrega de Prémios do Concurso Vinhos de Portugal, realizada a partir do Convento de Jesus, em Setúbal.
De acordo com o Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, a 8ª edição do Concurso Vinhos de Portugal foi muito positiva, tendo sido “a edição com mais candidaturas a concurso nos últimos 8 anos. O ano passado, pelas razões que todos conhecemos, tivemos de adiar o evento, pois não tínhamos uma previsão de como a pandemia iria evoluir. Hoje, dotados de todas as medidas de segurança que nos acompanharam ao longo destes 5 dias, em Santarém e Setúbal, conseguimos finalmente eleger os melhores dos melhores, entre os mais de 1.400 vinhos que estiveram a concurso”.
Frederico Falcão acrescentou ainda que: “O Concurso Vinhos de Portugal tem-se afirmado cada vez mais como um evento de referência para o sector, que aposta na qualidade dos vinhos nacionais e promove uma troca de experiências entre produtores e especialistas internacionais, sempre muito curiosos por conhecer a realidade vitivinícola nacional.”
Os vencedores
O Concurso Vinhos de Portugal distinguiu com o prémio Grande Ouro 35 vinhos. Eis os grandes vencedores deste ano:
O Melhor do Ano:
– Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018| Douro |Aveleda
O Melhor do Ano Licoroso:
– Porto Kopke Colheita 1966| Douro | Sogevinus Fine Wines
O Melhor do Ano Varietal Tinto:
– Grande Rocim Alicante Bouschet, Tinto 2017 | Alentejo | Rocim
O Melhor do Ano Varietal Branco:
– Falcoaria Vinhas Velhas Branco 2018 – Fernão Pires| Tejo | Casal Branco
O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend):
– Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018| Douro |Aveleda
O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend):
– Quinta do Sobreiró de Cima Reserva Branco 2019 |Trás-os-Montes| Quinta do Sobreiró
O Melhor do Ano Espumante:
– Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado | Dão| Global Wines
Personalidades internacionais
Além dos vinhos distinguidos e premiados, houve ainda espaço para reconhecer personalidades internacionais que têm sido importantes na exportação dos vinhos portugueses.
contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses em mercados externos.
O Prémio “Personalidade do Ano” existe desde 2019, contando este ano a sua 2ª edição. Ele premeia profissionais, influenciadores e prescritores que ajudam a promover e a divulgar a marca “Wines of Portugal” nos mercados internacionais.
Para escolher os vencedores deste prémio, foram ouvidos diferentes intervenientes ligados ao vinho nacional. Depois, a ViniPortugal, em parceria com as instituições setoriais, como as CVR’s e as associações, escolheram algumas das personalidades elegíveis para este prémio. A votação final foi da responsabilidade das empresas do setor vitivinícola que, para isso, tiveram de aceder à plataforma digital da ViniPortugal.
Os grandes vencedores deste prémio foram: Tomás Pimenta (Asia), Sarah Ahmed (Europa), Roger Voss (Américas) e Antonio Pinheiro (África).
NCultura
Se leu “Vinho Tinto do Douro eleito melhor vinho português” e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…