Será que sabe tudo o que pode fazer com este super produto? Nós explicamos para que serve e como usar bicarbonato de sódio, pleno de qualidades. Mas antes de aprofundarmos as suas qualidades, convém frisar que não há produtos milagrosos. Contudo, apesar desse reconhecimento, podemos destacar que há produtos distintos. O bicarbonato de sódio contém propriedades que o tornam particularmente valioso. Ele pode ser usado de forma eficaz e segura em diferentes utilidades e aplicações.
Por isso, para aproveitar ao máximo o poder e a versatilidade do bicarbonato de sódio, convém descobrir as suas múltiplas funções. Este produto pode ser encontrado facilmente em supermercados e lojas naturais. No presente artigo, poderá conhecer algumas sugestões para aproveitar os seus diversos benefícios.
Aprenda a usar bicarbonato de sódio corretamente e com resultados excecionais
O bicarbonato de sódio destaca-se por diferentes utilidades. Por ser uma substância alcalina este produto pode utilizado para diversos fins. Este produto promove a redução da alcalinidade ou da acidez.
Desta forma, pode ser usado estrategicamente para finalidades muito distintas, tais como: ajudar na preparação e higienização de alimentos, clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta, entre outras.
Contudo, convém ter noção de que o bicarbonato de sódio pode causar danos à pele, (nomeadamente: irritação ou vermelhidão), se for usado de forma inadequada.
1 – Lavar profundamente o cabelo
O bicarbonato contém pequenos cristais que podem atuar como esfoliante. Por isso, este produto pode ajudar a eliminar o excesso de oleosidade capilar. Além disso, também ajuda no combate à caspa seborreica e pode ajudar a abrir as cutículas dos fios. Logo, irá facilitar a absorção de ativos presentes nos cremes e nas máscaras hidratantes, promovendo a selagem capilar.
Como utilizar o produto: para lavar o cabelo, recomenda-se a criação de uma mistura caseira composta por 1 ou 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água. Misture as partes até formar uma pasta. Depois, deve aplicar a mistura sobre o couro cabeludo e cabelo. Em seguida, deve deixar atuar por 15 minutos e enxaguar. Posteriormente, deve lavar o cabelo como normalmente faz, como o seu champô.
2 – Clarear os dentes
A utilização de pastas de dentes com bicarbonato de sódio na composição permite a limpeza mais profunda dos dentes e da gengiva. Estas pastas permitem remover a cor amarelada das manchas (de café, chá, tabaco) presentes no esmalte dos dentes e da placa bacteriana que tendencialmente se acumula em zonas de difícil acesso, em que se esquece de passar a escova.
Como utilizar o produto: é recomendado escovar os dentes com uma pasta com bicarbonato regularmente. Faça-o 2 a 3 vezes por dia.
3 – Esfoliar e combater o odor dos pés
Este esfoliante caseiro ajuda na eliminação das células mortas que se encontram nas regiões mais espessas e ásperas do pé, nomeadamente nos calcanhares e região plantar. O bicarbonato de sódio também atua enquanto neutralizador de odores devido ao seu poder antifúngico.
Como utilizar o produto: para realizar o tratamento de esfoliante de bicarbonato de sódio, faça uma mistura com 1 colher de café de bicarbonato em 2 colheres de sopa de sabonete líquido (em alternativa, use óleo de amêndoas doce).
Posteriormente, deve realizar movimentos circulares. Faça esse procedimento ao longo de 10 minutos. Depois, deve lavar com água (morna ou fria) e secar a zona com uma toalha macia.
4 – Remover manchas escuras da pele
O surgimento das manchas escuras na pele acontece devido ao aumento da produção de melanina na pele, que pode ser originado por diferentes fatores. Entre eles estão: exposição ao sol, processos inflamatórios ou alterações hormonais, entre outros.
Como utilizar o produto: para o tratamento das manchas escuras, deve fazer um esfoliante caseiro. Primeiro, misture 1 colher de bicarbonato de sódio com 3 colheres de óleo de amêndoas doce (em alternativa, use óleo de coco). Misture os ingredientes até obter uma mistura homogénea.
Posteriormente, deve realizar movimentos circulares na região afetada, que pretende tratar. Faça-o sem pressas, ao longo de 10 minutos. Finalmente, deve lavar com água morna até eliminar todos os resíduos.
5 – Esfoliar a pele, antes da depilação
Um tratamento caseiro permite eliminar as células mortas que se encontram presentes na primeira camada da pele. Este tratamento com bicarbonato de sódio ajuda na penetração dos ativos naturais, além de ajudar a eliminar os pelos de forma mais eficiente (e menos dolorosa!…).
Como utilizar o produto: para realizar esta esfoliação, primeiro deve misturar 3 colheres de café de bicarbonato de sódio com água (em alternativa, pode usar óleo de coco). Em seguida, deve realizar movimentos circulares leves. Faça este procedimento ao longo de 10 minutos.
É importante evitar esfregar a zona de forma intensa, para causar danos na pele. Posteriormente, deve lavar a área onde pretende realizar a depilação. Faça-o com uma toalha macia. Idealmente, deve fazer a esfoliação 1 dia antes de realizar a depilação.
6 – Clarear as unhas
Este produto é capaz de eliminar a cor amarelada das unhas. O bicarbonato de sódio pode ainda fortalecer o crescimento das unhas.
Como utilizar o produto: este tratamento consiste em misturar 1 colher de café de bicarbonato com 0,5 sumo de limão. Depois, deve usar essa mistura, aplicando-a bem em cada unha, esfregando com o auxílio de uma gaze ou algodão.
Posteriormente, deve deixar atuar por 5 minutos. Finalmente, deve lavar as unhas e passar por água corrente. Para evitar manchas e queimaduras na pele, pode aplicar filtro solar nas mãos.
7 – Combater a acidez estomacal e o refluxo
O bicarbonato pode ser um aliado importante nesta matéria. Pode ajudar a minimizar os efeitos de ardor e de dor que ocorrem após a refeição. Estes efeitos são originados pela acidez do estômago e refluxo. Este produto irá ajudar a neutralizar os ácidos do estômago.
Como utilizar o produto: para neutralizar a acidez excessiva e combater o refluxo, deve preparar uma solução caseira composta por 1 colher de café de bicarbonato de sódio com 250ml de água.
Em seguida, deve beber metade da mistura (pelo menos) para criar o efeito desejado. Esta solução irá atuar diretamente, contribuindo eficazmente para minimizar os efeitos de dor e ardor, principalmente quando estes ocorrem após as refeições.
8 – Gargarejar contra comichão na garganta
Existem vários fatores que podem originar comichão na garganta, nomeadamente: alergias, irritação ou infeção. Como o bicarbonato consegue eliminar os microrganismos presentes na região, ele pode servir como solução.
Como utilizar o produto: crie uma solução caseira com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e meio copo de água morna. Misture e faça um gargarejo com o preparado. Depois, deve repetir o procedimento de 4 a 5 vezes.
9 – Fazer banho de assento contra infeção urinária
Quando se detetam sintomas de infeção urinária pode fazer um tratamento caseiro. Para aliviar sintomas como urgência para urinar, dor e ardor realize o procedimento recomendado.
Como utilizar o produto: primeiro, deve encher uma bacia com 3 L de água. Depois, junte 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e mexa até que o produto dissolva por completo. Posteriormente, permaneça sentado nu(a) nesta água por 20 a 30 minutos. Faça-o 1 vez ao dia até o problema desaparecer.
Após 4 dias de tratamento, irá confirmar uma melhoria importante dos sintomas. No entanto, é também importante ter outros cuidados, nomeadamente beber diariamente 2 litros de água por dia e realizar a correta higiene da região íntima.
Recomenda-se também a consulta de um clínico geral, de modo ao especialista realizar uma investigação mais aprofundada e a compreender melhor o quadro em análise.
10 – Higienização de alimentos
Este produto pode ser um aliado na higienização de alimentos. Pode ajudar a diminuir ou mesmo a eliminar alguns vírus e bactérias que possam estar presentes em alguns produtos alimentares.
Por isso, pode prevenir doenças como hepatite, cólera e salmonelose, por exemplo. Este componente químico pode ainda ajudar na eliminação da sujidade que esses produtos apresentam, além de contribuir para eliminar alguns agrotóxicos e pesticidas que costumam estar presentes em frutas e hortaliças com casca e em vegetais de folhas verdes.
Como utilizar o produto: o processo para higienizar os alimentos é simples. Primeiro, deve colocar os alimentos de molho, num recipiente com 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Em seguida, aguarde cerca de 15 minutos. Posteriormente, só tem de lavar a fruta. Passe-a por água corrente para remover os resíduos, antes de consumir os alimentos.
Possíveis efeitos colaterais
Tenha em linha de conta que o bicarbonato de sódio é um produto que, quando é aplicado na pele, pode causar vermelhidão e irritação em algumas pessoas. Além disso, se ele for ingerido em quantidades superiores às recomendadas, alguns efeitos secundários podem surgir, nomeadamente:
- Dor de cabeça;
- Dor muscular e espasmos;
- Nervosismo ou inquietação;
- Gosto desagradável na boca.
- Náuseas e vómitos;
- Respiração mais lenta.
O uso indevido deste produto pode ainda causar alcalose metabólica, gerar outros problemas como cólicas abdominais, aumentar a sede e a vontade de urinar.
Por isso, se confirmar este tipo de reação, recomenda-se que interrompa o uso do bicarbonato de sódio e que visite um serviço de emergência. Podem surgir sintomas de uma reação alérgica grave, nomeadamente:
- dificuldade para respirar
- sensação de garganta fechada
- urticária
- comichões constantes
- vermelhidão na pele
- inflamação na boca, língua ou rosto.
Aprenda mais formas de usar o bicarbonato de sódio:
- Vinagre e bicarbonato de sódio: 11 métodos para a limpeza da casa
- 50 inteligentes usos do bicarbonato de sódio
- Bicarbonato de sódio e vinagre para tapetes impecáveis
Quando o bicarbonato de sódio não é indicado
Tenha em conta que não é recomendado a utilização de bicarbonato de sódio por via oral
em pessoas que apresentem sinais e sintomas sugestivos de alcalose metabólica ou respiratória. O mesmo pode ser dito de indivíduos que possuem hipocalcemia.
Tenha em consideração que o bicarbonato de sódio pode interagir com outros medicamentos, nomeadamente com os antibióticos doxiciclina, levofloxacino, minociclina e tetraciclina. Também pode interferir com os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). Desta forma, é muito importante que consulte o médico antes de se iniciar o uso do bicarbonato.
Este produto também deve ser evitado por pessoas alérgicas a essa substância. O mesmo pode ser dito de mulheres grávidas e em período de amamentação e crianças com idade inferior a 2 anos, a não ser que seja algo recomendado pelo médico.