Tenha consciência do que lhe pode acontecer se for apanhado a conduzir ao telemóvel. Confira os números assustadores e pense duas vezes.
As leis ajudam-nos a ter uma vida mais segura. Embora haja sempre quem procure contornar a lei para ter a vida mais facilitada, quando se é apanhado a prevaricar, facilmente se constata que se cometeu um erro.
A condução de um carro é uma atividade de grande responsabilidade, existindo várias leis que visam proteger o condutor e todos os outros. Um grande perigo que ameaça diariamente a segurança nas estradas é o uso de telemóvel.
Fique a conhecer as penalizações que surgem para quem é apanhado a conduzir com o telemóvel. Assim, confirmará que não há necessidade de arriscar…
Sabe o que acontece se for apanhado a conduzir ao telemóvel?
Sensibilização
O uso de telemóvel a conduzir representa um perigo, quer para o condutor, quer para todos os outros. Por isso, todas as ações de sensibilização que visam alertar para esses perigos são escassas.
A sensibilização para o não uso de telemóvel ao volante é uma necessidade. São cada vez mais os condutores inconscientes que em plena condução se encontram agarrados ao aparelho.
Perigos
O uso do telemóvel, enquanto se encontra ao volante, implica vários riscos para o condutor e para todos os outros, uma vez que nesse cenário o condutor fica com os níveis de atenção reduzidos, uma realidade que torna mais provável a ocorrência de acidentes.
Tem sido recorrente existirem campanhas de fiscalização. As autoridades lançam estas campanhas para alertar para os perigos do uso do telemóvel durante condução. Segundo os especialistas, este comportamento incorreto aumenta quatro vezes a probabilidade de ocorrência de um acidente.
O alerta dos números de 2021
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lança campanhas e conta com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) para fazer a fiscalização do uso do telemóvel durante a condução. As autoridades revelaram os números do ano passado.
“Em 2021 foram detetadas 24.306 infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, o que representa um aumento de 5,5% relativamente ao ano anterior. É urgente travar este comportamento”
As autoridades também fizeram questão de frisar que “o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem.”. Portanto, colocam todos em risco, especialmente os peões, que se encontram numa posição mais frágil.
O uso de telemóvel durante a condução pode originar:
- A probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior durante os primeiros 5 minutos de conversação;
- Redução da capacidade de vigilância e de dispersão da atenção;
- Aumento da dificuldade do condutor em ler, descodificar e memorizar sinais. Perde-se informação vital para uma condução segura;
- Abandono ou esquecimento dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso não só para o condutor, como também para os restantes utentes da via;
- Avaliação incorreta da velocidade;
- Campo de visão fica reduzido;
- Descuidos tornam-se prováveis, nomeadamente as regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
- Existe uma perda da noção da distância de segurança perante o veículo da frente, dificultando o ajuste durante o trânsito;
- Existe uma maior tendência para não se parar nas passagens de peões;
- Existe um aumento do stress só por atender ou telefonar.
Os números que todos devem conhecer
O uso de telemóvel durante a condução é uma atividade perigosa, mas comum. Muitos são os condutores que cometem um erro que colocam os próprios em perigo e todos os outros (por vezes, até familiares, as pessoas que mais amam).
Fique a conhecer alguns números que nos fazem constatar a assustadora realidade.
- As pessoas quando estão sozinhas no carro abusam. Os especialistas avançam que 86% das pessoas utilizam o smartphone!
- Se uma pessoa estiver a enviar mensagens escritas no telemóvel enquanto conduz, aumenta o risco de causar um acidente em 800%!
- Quando se usa o telemóvel enquanto se está a conduzir, o condutor apenas destina uma pequena parte da sua atenção. Há uma redução de 37% da atividade cerebral que é destinada à condução!
- Existe um aumento do tempo de reação em 35%, o que é mau, pois faz com que o condutor leve mais tempo a reagir em caso de necessidade urgente!
- O mero gesto de escrever mensagens, enquanto se conduz, leva a um aumento brutal do tempo que retiramos a atenção da estrada. São 400% de aumento de desatenção!
- Enquanto se está ao volante não se deve escrever mensagens. A razão é simples: aumenta até 23 vezes o risco de acidente. Os especialistas calculam que o condutor tira os olhos da estrada cerca de 5 segundos (em média) por cada mensagem!
- É cada vez mais evidente de que a distração com origem nos dispositivos móveis prejudica a condução. Essa falta de atenção dificulta a permanência na faixa de rodagem correta em 10%!
- Enquanto estão ao telefone, cerca de 75% dos condutores têm tendência para não parar nas passagens de peões! Os dados são evidentes e bastante preocupantes. É um facto que metade das mortes que ocorrem por via de acidentes rodoviários acontecem devido a atropelamentos!
Alteração no Código de Estrada
Fique a conhecer as penalizações pelo uso do telemóvel a conduzir. A multa telemóvel encontra-se entre as alterações realizadas no Código da Estrada. Existe o agravamento da penalização pelo uso do aparelho enquanto conduz um veículo.
Há um aumento no valor da coima que pode ser explicado pela quantidade crescente de pessoas que, simplesmente, não largam o telemóvel enquanto estão a conduzir. O mau hábito adquirido por muitas pessoas está na origem de acidentes.
Muitos acidentes terríveis tiveram este hábito como causa, por isso a multa serve assim como medida de consciencialização dos condutores.
Penalizações
Há penalizações pelo uso do telemóvel enquanto se está a conduzir. Usar o telemóvel
durante a condução de um veículo tornou-se um dos principais motivos pelas multas na estrada.
As pessoas têm dificuldade em erradicar este hábito. Apesar de haver pessoas a considerar uma medida exagerada, por se acharem capacitadas para conduzir e, simultaneamente, utilizar o dispositivo, tal prática constitui um risco.
No entanto, a ciência comprova que sempre que se desvia a atenção do trânsito para verificar uma mensagem ou receber uma chamada, as possibilidades de se causar e sofrer um acidente aumentam imenso, mesmo que o desvio de atenção seja por alguns segundos.
Por isso, convém saber o que diz o Código da Estrada sobre o assunto. É também importante conhecer as penalizações aplicadas sempre que se é apanhado com o telemóvel enquanto se conduz.
O que é dito no Código da Estrada?
No Código da Estrada, encontra-se regulamentada no artigo 84º a proibição do uso de certos dispositivos. Conforme a alínea 1 do mesmo artigo:
“É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.”
Como podemos constatar, a lei acerca desta matéria é bastante clara, no que diz respeito à proibição do uso do telemóvel ou de qualquer outro dispositivo que possa prejudicar a condução.
Informação sobre pontos e multas
As penalizações sofridas por quem for apanhado a conduzir a usar o telemóvel são claras. Consistem não só numa multa, mas também na perda de pontos da carta de condução.
O ato de conduzir com telemóvel constitui sempre uma contraordenação grave, independentemente do que esteja a fazer ao telemóvel (chamada, mensagem, visionamento de vídeos ou outro).
Esta contraordenação grave implica a perda de 2 a 3 pontos da Carta de Condução. Além disso, a contraordenação grave implica também a inibição de conduzir ou a apreensão do veículo por um período que fica situado entre 1 mês e 12 meses.
No que diz respeito ao valor das multas, no início deste ano, houve um agravamento. Com a entrada em vigor das alterações do Código da Estrada, o valor duplicou. Atualmente, a penalização por uso do telemóvel durante a condução implica uma multa que pode variar entre os 250 e os 1250 euros.
Leia também:
- A melhor estrada europeia para conduzir é portuguesa
- Pode-se pisar a linha contínua para ultrapassar ciclistas?
- Para poupar na oficina evite estes 12 erros de condução
Alternativas ao uso dos dispositivos
É importante destacar que, conforme o artigo 84º do Código da Estrada, está somente proibido o uso de dispositivos eletrónicos durante a condução, caso exijam um manuseamento contínuo.
Na alínea 2 do mesmo artigo, podemos constatar algumas exceções que, na verdade, se mostram como alternativas, para quem realmente necessita de usar o telemóvel durante a condução.
Se for o seu caso, se necessita de usar o telemóvel durante a condução, pode (e deve) optar por aparelhos com um único auricular, nomeadamente os aparelhos que funcionam por bluetooth e os dispositivos com microfone e sistema de alta voz.
Estes aparelhos podem ser usados, não implicam o manuseamento contínuo, por isso não suscitam perigos, porque não desviam a atenção do condutor e são mais seguros.
Atenção
Tenha cuidado e tenha em conta que os phones com fios e os aparelhos GPS não fazem parte da lista de aparelhos que se podem usar. Não se encontram nesta lista de aparelhos que representam uma exceção.
Por isso, se esses aparelhos (phones com fios e aparelhos GPS) forem usados durante a condução podem dar origem a uma contraordenação e assim gerar uma multa. Por isso, se necessitar de os usar, pode (e deve!) sempre estacionar o veículo.
Caso a chamada ou mensagem recebida no telemóvel seja urgente, escolha um local seguro. Desta forma, pode usar o telemóvel livremente.
A multa devido ao telemóvel deve ser evitada. Poupa-se nos euros e evitam-se perigos de acidente. Contribua para uma condução responsável e mais segura!