Conheça os encantos de uma vila alentejana maravilhosa. Marvão é, provavelmente, uma das vilas mais belas do Alentejo.
O nosso país é bastante apreciado, não apenas por portugueses, como também por estrangeiros. Os portugueses encontram em Portugal vários destinos onde se pode descansar da vida stressante das cidades. Há aldeias e vilas que reúnem beleza natural, pessoas acolhedoras, boa gastronomia, monumentos, entre outras qualidades que fazem com que esse locais sejam tão singulares.
No Alentejo, podemos encontrar uma vila que nos dá tudo o que necessitamos para viver dias tranquilos e reparadores, Marvão. Conheça as qualidades de uma vila alentejana maravilhosa. Marvão é um destino perfeito para uma escapadinha.
Marvão: Provavelmente, uma das vilas mais belas do Alentejo
Localização
Marvão está presente no distrito de Portalegre, no Alentejo, sendo uma pérola turística escondida na Serra de São Mamede. A vila de Marvão encontra-se situada entre a vila de Castelo de Vide e a cidade de Portalegre.
Esta vila que se localiza em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede tem como cenário a sedutora paisagem serrana. Além da beleza natural, reúne um conjunto vasto de atrações incríveis. Por isso, há quem defenda que Marvão é a vila mais bonita do Alentejo.
A vila mais bonita do Alentejo
A temática é delicada e move muitas paixões. Escolher algo como o mais belo ou o melhor acarreta sempre uma dose de subjetividade que faz com que se crie polémica, existindo sempre a possibilidade de se defender outra posição e apresentar argumentos válidos.
A região do Alentejo é particularmente rica em vilas encantadoras. Por isso, Mértola, Castelo de Vide, Monsaraz, também poderiam disputar esse título de vila mais bela de Portugal.
Contudo, a nossa escolha recaiu em Marvão, mas colocamos o termo provavelmente. Iremos apresentar o conjunto de caraterísticas da aldeia que ajudam a sustentar a nossa posição, deixando a todas a possibilidade de dar a sua opinião sobre esta matéria sensível.
Marvão
Esta vila romana tem diversas atrações. As suas construções revelam a sua riqueza, a sua longa história. Por isso, Marvão é um dos destinos absolutamente imperdíveis do Alentejo. Esta vila alberga muralhas que, além de se revelarem um elemento que concede encanto, durante séculos, asseguraram a defesa de Marvão.
As casas caiadas de branco e amarelo desta vila são encantadoras. Por isso, a oportunidade de passear pelas suas ruas estreitas revela-se bastante agradável. A vila de Marvão parece ter parado no tempo. Por isso, proporciona-nos uma experiência tão incrível, quanto singular; tão encantadora, quanto inesquecível.
Estas ruas são perfeitas para um passeio exploratório que nos permite conhecer Marvão da melhor forma. As ruas e ruelas da vila encontram-se calejadas pelo tempo. Caminhar por estes locais permite-nos constatar a típica tranquilidade alentejana, além de vivenciar a hospitalidade ímpar dos seus habitantes. As gentes da vila farão os visitantes sentirem-se em casa.
Principais atrações de Marvão
A torre de Menagem
Esta é uma das atrações mais populares de Marvão. Esta vila é extraordinária e a partir da Torre de Menagem é possível contemplar as vistas locais. As paisagens são tão incríveis e deslumbrantes que tornam a visita à vila numa experiência memorável.
Saramago
O escritor português tornou célebre a expressão “De Marvão vê-se a Terra toda”. José Saramago ficará para sempre na nossa história por ter sido o primeiro (e único até agora) Nobel da Literatura.
No livro “Viagens a Portugal”, de 1961, o escritor recorre a uma hipérbole. Ele usa uma expressão que é claramente exagerada, “De Marvão vê-se a Terra toda”. No entanto, ele faz jus à experiência que se vive do alto da Torre de Menagem do Castelo de Marvão. As vistas são fantásticas a quase 900 metros de altitude.
Deste local, as vistas são arrebatadoras e é possível contemplar a beleza da paisagem marvanense, onde campos ondulantes se destacam. Eles vão desde a Serra de S. Mamede até à vizinha Espanha.
O Castelo de Marvão
O Castelo é o ex-libris local. Esta construção apresenta-se no mais alto pico do Parque Natural da Serra de São Mamede. Ele encontra-se implantado a 843 metros de altitude, num dos pontos mais elevados da Serra de São Mamede, num espaço denominado Serra do Sapoio.
O Castelo de Marvão apresenta-se numa posição privilegiada, dominante sobre a vila de Marvão. Esta fortaleza permitia o domínio de uma zona vasta do Alto Alentejo que ia até Badajoz (em Espanha) e ao rio Tejo.
Esta é uma fortaleza icónica em toda a região, uma construção que se tornou num marco histórico pelo papel crucial que desempenhou na reconquista espanhola. Do topo do castelo, é possível vislumbrar praticamente toda a Estremadura espanhola.
Informação útil
O Castelo de Marvão encontra-se aberto diariamente.
Localização GPS: 39.3950996, -7.3788161
Horário de visitas:
Horário de verão: pode ser visitado entre as 09h00 e as 21h00.
Horário de inverno: o castelo pode ser visitado entre as 10h00 e as 19h00.
Entradas:
- As entradas são gratuitas para pessoas naturais do concelho de Marvão.
- As entradas são gratuitas para crianças (de fora) até aos 12 anos.
- Bilhete Normal: tem o custo 1,50 €.
Titulares do cartão:
- Jovem ou de estudante, do cartão 65 e de pensionista têm 50% de desconto.
- Grupos organizados, com marcação prévia, de 20 ou mais pessoas, têm 30% de desconto.
O testemunho
O castelo foi uma construção imponente que beneficiou da sua localização privilegiada para se tornar numa fortaleza praticamente inexpugnável. O Prior Frei Miguel Viegas Bravo partilhou a sua visão sobre o papel do castelo na sua época.
Na obra ‘Memórias Paroquiais’ de 1758, o Prior Frei Miguel Viegas Bravo partilhou um importante testemunho, tendo referido:
“É esta vila praça de armas, a mais inconquistável de todo o Reino; da parte do sul é inacessível, de tal sorte que só aos pássaros permite entrada, porque em todo o comprimento é contínuo, e continuado o despenhadeiro de vivos penhos em tanta altura, que as aves de mais elevados voos, dele de deixam ver pelas costas (…). A cerca urbana ocupa a restante crista rochosa. Toda a fortificação é, obviamente, em relevo, em parte natural, com nítida preocupação pela impermeabilidade”.
Construções religiosas
A Igreja Matriz da vila está datada do século XV. Na antiga Igreja de Santa Maria, é possível visitar o Museu Municipal. Neste espaço, os visitantes podem observar um património rico. Entre os destaques que se encontram neste local, estão as coleções etnológicas e arqueológicas da região, existindo ainda vestígios de milhares de anos de povoamento.
A Igreja do Espírito Santo é outra construção interessante. Na fachada desta igreja, encontra-se um portal renascentista. Ele está coroado por uma abertura onde se destaca uma imagem de Nossa Senhora, feita em pedra. No interior deste templo, existe apenas uma nave, com púlpito e com um altar de talha.
A Igreja de São Tiago é outro templo presente neste local. Esta construção religiosa foi sede de paróquia no século XIV. A Igreja de São Tiago é uma construção de estilo gótico. A simplicidade do portal desta igreja é rematada pela cruz da Ordem de Malta.
No interior da Igreja de São Tiago, encontram-se três naves. O retábulo da capela-mor substituiu um antigo retábulo de talha.
As ruínas
A Fundação Cidade de Ammaia fica a pouco mais de 7 quilómetros. As famosas ruínas da cidade romana de Ammaia representam uma atração imperdível. Elas encontram-se presentes a sul do declive do Castelo de Marvão, no centro do Parque Natural da Serra de S. Mamede.
A lenda
Segundo a lenda contada pelos habitantes de Marvão, a cidade antiga terá sido engolida pela terra, na sequência de um terramoto poderoso. No entanto, há outras histórias que são contadas para justificar o desaparecimento da cidade de Ammaia.
Atualmente, apenas restam as suas ruínas e o seu museu, um espaço que deve ser visitado para se compreender a importância deste local. Após terem sido encontradas, as ruínas foram estudadas e identificadas. Posteriormente, foram classificadas como Monumento Nacional, algo que acontece desde 1949.
A ocupação romana do Alentejo deixou marcas neste território. Neste local histórico, podemos realizar uma viagem no tempo. Neste espaço, é possível conhecer a vida no tempo em que os romanos viviam neste território. Por isso, devemos fazer uma visita às ruínas desta cidade e ao museu.
A cidade ficou velha. Por isso, foi abandonada aos poucos pela população e acabou por ficar em ruínas. Dessa cidade que outrora foi importante, apenas restaram alguns muros construídos. Tal aconteceu, porque essa parte da cidade tinha materiais que não tinham interesse. Os que eram úteis serviram para as novas construções que se realizaram na região.
Nas escavações realizadas neste território, foram identificadas algumas estruturas habitacionais. Estima-se que as estruturas encontradas foram construídas entre os séculos I e IV d.C., com os respetivos níveis de ocupação, havendo algumas lareiras nas habitações e até uma conduta de água.
Ao longo da investigação realizada no local, vários materiais foram recolhidos. Entre eles estavam: moedas, epígrafes, terrae sigillatae, cerâmica comum, vidros, fragmentos de braceletes e lucernas.
Museu Monográfico da Cidade de Ammaia
Este espaço é fantástico. Trata-se de um “museu de sítio” que nos apresenta a vida quotidiana da população da época. O Museu Monográfico da Cidade de Ammaia proporciona-nos uma experiência imperdível, dando a conhecer as principais ferramentas locais usadas.
Neste local, são revelados os objetos que foram encontrados e inventariados. Entre estes materiais destaca-se uma das coleções de vidros romanos mais importante da Península Ibérica.
Informação útil
Morada: Quinta do Deão, Estrada da Calçadinha, nº 4, 7330-318 S. Salvador da Aramenha, Marvão
Contactos: 245 919 089 | 960 325 331 / [email protected]
Localização GPS: N39º 22º 13 87”, W 7º 23º 14 5”
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30
Outras atrações em Marvão
O património do concelho de Marvão é verdadeiramente encantador. O castelo é o ex-libris, mas há muitas mais coisas para conhecer. A riqueza de Marvão é tão abundante que parece que não se esgota. Reunimos algumas atrações que ajudam a contar a história de Marvão e do território da região.
A Anta da Granja é um dos diversos pontos de interesse que se encontra no concelho, mas há outros, nomeadamente: a Anta da Laje dos Frades (que se situa numa zona granítica, na freguesia de Santo António das Areias). O Menir dos Pombais é outra atração que merece ser destacada e que apresenta mais de 3m de altura.
Chafurdão da Mouta Raza (que se trata de uma espécie de choça, mas de estrutura distinta) é outra atração local. Existe ainda o Chafurdão do Lugar dos Frades (que se encontra na freguesia de Santo António das Areias e que terá servido como habitação).
Neste concelho, também podemos encontrar a Necrópole da Mouta Raza III (que se situa na freguesia da Beirã e que é constituída por 13 sepulturas que foram esculpidas no granito).
A Choça em Cabeçudos (consiste numa construção tradicional rudimentar que foi utilizada como casa de habitação, até recentemente) revela-se outro elemento no concelho de Marvão que suscita curiosidade.
O Menir da Água da Cuba está localizado na freguesia de Santo António das Areias, bem próximo das casas da Água da Cuba.
A Feira da Castanha
Este evento ocorre sempre no segundo fim de semana de novembro. Esta feira é considerada uma das maiores atrações turísticas em Marvão. A Feira da Castanha é uma das diversas iniciativas promovidas pela autarquia local.
Por isso, o visitante da vila tanto pode entreter-se com os eventos culturais locais, como pode realizar uma visita aos mercados de castanha, mel, licores e frutos secos.
Praia Fluvial da Portagem (Portalegre)
Muitos escolhem visitar Marvão durante o verão. Nesta altura do ano, torna-se obrigatório passar por esta praia que se encontra na Serra de São Mamede. Por isso, deslumbra todos os que a visitam.
Esta praia fluvial é verdadeiramente maravilhosa. Tem um centro de lazer com mais 2 piscinas exteriores. Neste espaço, também se pode encontrar um anfiteatro, um polidesportivo e alguns cafés e restaurantes.
No areal do Praia Fluvial da Portagem, consegue-se ter acesso a vistas fantásticas. Uma das caraterísticas que impressiona é a panorâmica sobre o castelo de Marvão. Além disso, podemos constatar os diversos encantos naturais envolventes.
Na Praia Fluvial da Portagem, as águas do rio Sever são um atrativo irresistível. Estas águas são refrescantes. Por isso, são particularmente apelativas no verão. A melodia que se ouve neste espaço é especial.
Nesta praia, é possível ouvir uma música mágica. Trata-se do som do chilrear dos pássaros. Aproveite o momento neste pequeno paraíso para relaxar e desfrutar ao máximo das suas qualidades.
Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Portagem: 39°22’58.5″N 7°22’54.3″W
Contacto com a Natureza
O Parque de Campismo de Beirã-Marvão revela-se o local perfeito para quem quer ficar em perfeita harmonia com a Natureza. Ele está localizado numa propriedade com cerca de 3 hectares. O cenário que se encontra neste espaço é verdadeiramente encantador. As frondosas árvores de fruto destacam-se. Há ainda sobreiros, chaparros e um olival.
Por toda a sua riqueza, este é um dos melhores parques que se pode encontrar no Alentejo. A presença de animais é uma das atrações do Parque de Campismo de Beirã-Marvão, nomeadamente burros e cavalos. Por isso, este Parque é bastante pitoresco.
Informação útil:
Morada: Beira (Marvão) – Estrada de Castelo de Vide
Contactos: 935 041 588 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Agora que conhece as qualidades, percebe os argumentos que estão na base desta identificação… Marvão é uma das vilas mais belas de Portugal, um dos destinos portugueses imperdíveis!
Leia também:
- 13 atrações fascinantes num passeio memorável pelo Alto Alentejo
- Os 10 locais mais bonitos de Portugal, segundo os espanhóis
- 12 das vilas mais bonitas de Portugal que não pode perder
Informação Útil
Posto de Turismo de Marvão
Localização GPS: 39.395556, -7.377194
Morada: Largo da Silveirinha| 7330-111 Marvão
Contactos: +351 245 909 131 / [email protected]
Horário: 10h00 – 17h00
Encerramento: Encerra no dia 25 de dezembro
Como chegar?
A serra de São Mamede e, consequentemente, a vila de Marvão, encontra-se a cerca de 240 km da capital portuguesa, Lisboa. Partindo deste local, deve seguir o percurso pela A1 e A23 para a IP2 em Castelo Branco. Posteriormente, em Alpalhão deve seguir pela N206.
Quer saber onde pode comer em Marvão?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
O restaurante Mil Homens
Rua Nova Nr 14, 7330-328, Marvão
Varanda do Alentejo
Praça do Pelourinho 1-A, 7330-108 Marvão
Restaurante Zé Calha
Morada: EN 359, Portagem, Marvão
Quer saber onde pode dormir em Marvão?
Eis algumas sugestões de qualidade:
A Pousada do Marvão
Morada: R. 24 de Janeiro 7, 7330-122 Marvão
El-Rei Dom Manuel Hotel
Morada: Largo de Olivença, 7330-104 Marvão
Dom Dinis Marvão
Morada: R. Dr. Matos Magalhães 8, 7330-121 Marvão