Venha conhecer 10 das praias mais perigosas do mundo. A publicação online londrina, Love Money, elaborou uma lista com as praias mais perigosas de todo o mundo. Muitas delas são verdadeiros paraísos em que qualquer um de nós não se importaria de passar umas férias. Acontece que a sua beleza também esconde alguns perigos, dos mais inofensivos aos mais fatais.
Fique a conhecer 10 destes casos e como evitar correr riscos nestes areais um tanto ou quanto traiçoeiros.
Uma das 10 praias mais perigosas do mundo é portuguesa
Camber Sands, East Sussex, Inglaterra
Trata-se de uma praia com um areal extenso (3kms) e muito agradável para apanhar sol e praticar alguns desportos aquáticos. Contudo, as suas marés são imprevisíveis e, aqui, o mar é bastante traiçoeiro e capaz de apanhar desprevenido até o nadador mais experiente. Só em 2016, foram 7 as pessoas que perderam a vida nestas águas.
Adelaide Beaches, Austrália
Apesar de lindíssima, esta praia esconde alguns perigos, principalmente nos últimos tempos. Recentemente, foi lançado um alerta que dava conta da presença de milhares de polvos de anéis azul, no areal de Adelaide Beaches.
Leia também: 16 fantásticas praias secretas do Algarve
O problema é que este animal possui um veneno muito forte, capaz de matar uma pessoa em segundos. Por essa razão, os banhistas desta praia foram aconselhados a ter cuidados redobrados e evitar rochas e outros esconderijos, onde estes animais podem estar.
Daytona Beach, Flórida, EUA
O perigo desta praia reside no facto de ser mais propícia a ocorrência de ataques de tubarões nas suas águas. Não significa que ao ir até lá seja alvo de um ataque, mas o que é facto é que, em 2017, foram 9 os alvos de tubarões nestas paragens. Portanto, nada como prevenir e ter muito cuidado quando for a banhos nestas águas.
Huntington Beach, Califórnia, EUA
Esta praia é bastante popular e concorrida, fruto das suas condições e características, nomeadamente do seu mar calmo e ameno. Porém, estas mesmas características, marés baixas, águas tépidas, acabam por atrair para o areal raias, as quais têm vindo a “presentear” alguns banhistas com picadas dolorosas e desagradáveis. Por isso, há que estar atento.
Cable Beach, Austrália
Na costa oeste da Austrália, perto da vila de Broome, fica esta praia incrível, conhecida pelo seu magnífico pôr do sol sobre o oceano índico. Contudo, não há belo sem senão (como é costume dizer-se) e este caso não é exceção.
Esta espécie de paraíso é também frequentado por outras espécies, como crocodilos e peixes-pedra, capazes de provocar sérios incidentes com os banhistas.
Amazónia, Brasil
A beleza das praias desta região do Brasil é, naturalmente, incontestável, mas isso não significa que não haja alguns cuidados especiais a ter, caso decida visitar este lugar. Por estes lados, há piranhas capazes de provocar ferimentos graves e, até, fatais. Portanto, esteja de sobreaviso.
Acapulco, Guerrero, México
Neste caso, falamos de uma zona não só popular, como algo luxuosa, possuindo um resort nas imediações, o qual atrai várias celebridades para o local. Acontece que os perigos desta praia não residem no seu mar bravo ou na presença de espécies animais.
O aumento crescente da criminalidade na zona, relacionada principalmente com droga, tem posto em causa a segurança dos banhistas e ameaçado o turismo local.
Costa Jurássica, Reino Unido
Esta costa é Património Mundial da UNESCO e é composta por praias belíssimas, fruto das suas incríveis formações rochosas.
Leia também: Portugal: as 10 melhores praias portuguesas
A questão é que estas mesmas rochas são capazes de provocar ou propiciar algumas desgraças, quedas de penhascos ou deslizamentos de terra e consequentes esmagamentos. Por essa razão, é pedida a máxima cautela na aproximação às falésias.
Kedungu, Bali, Indonésia
Toda a ilha é conhecida pela sua beleza e pelas suas praias tropicais. Todavia, há que ter em conta que toda a beleza dos seus areais e águas é, também, acompanhada por um mar de correntes, por vezes, traiçoeiras e com uma ondulação forte. São, por isso, vários os registos de quase afogamento neste local.
Algarve, Portugal
Talvez surpreenda muitos o facto das praias de toda esta região do país estarem nesta lista. Afinal, Portugal é um país seguro e, aparentemente, parece não haver razões para lhe associar qualquer perigo.
Porém, neste caso, os riscos residem na agitação marítima, em alguns locais, e nas falésias e arribas, cuja derrocada, em 2009, tirou a vida a 5 pessoas.
O facto de muitos banhistas continuarem a ignorar os sinais de alerta, relativamente aos riscos de estar perto das falésias, adensa o seu nível de perigo.