Um vinho tinto, branco, rosé e espumante para acompanhar marisco
Vinhos especialmente recomendados para acompanhar pratos de marisco. Conheça um vinho tinto, branco, rosé e espumante para acompanhar marisco.
São muitos os portugueses que são amantes de vinho tinto e que recorrem a esta bebida no seu quotidiano. Privilegiam um bom vinho tinto a um espumante ou a um vinho branco, independentemente do prato escolhido.
Por isso, gostam de se informar, de forma a saber qual o tinto que melhor acompanha cada refeição, pois cada tinto é diferente e destinado a pratos distintos.
Saber quais os vinhos tintos que harmonizam melhor com cada refeição é um desafio árduo, pois existem refeições que harmonizam bem melhor com vinhos brancos, espumantes ou até rosés. Fique a saber mais.
Vinhos para acompanhar marisco: um branco, um tinto, um rosé e um espumante
O marisco é um prato com sabores delicados e frescos que não deve ter a companhia de um vinho forte. Assim, é preferível um vinho fresco, leve e ácido para acompanhar o marisco. Quando o prato possui muito molho, um vinho rosé (seco) revela-se uma boa opção.
Já quando o prato é mais leve, o espumante pode ser uma ótima solução, pois a sua frescura harmonizará na perfeição com esse petisco. Contudo, normalmente, o vinho branco é a opção mais recomendada.
Normalmente, o vinho tinto não é recomendado para acompanhar pratos gastronómicos à base marisco, pois é comum haver uma sobreposição desta bebida aos delicados sabores do marisco.
Se não repare: os mariscos são ricos em iodo, já os vinhos tintos são ricos em taninos, se misturamos ambos na boca, com o auxílio da nossa saliva que contém mucina, albumina e ptialina, o conjunto pode provocar uma desagradável sensação de sabor metálico.
Todavia, este artigo tem uma surpresa destinada a todos aqueles que optam sempre por vinho tinto, independentemente do prato que têm à sua frente. Um vinho tinto leve e elegante, capaz de acompanhar inúmeros pratos de marisco.
Península Ibérica, 2017
O vinho branco Península Ibérica teve um período de 5 meses de estágio, realizado em cubas de aço inox. Aos olhos, a sua cor citrina antecipa a sua frescura. No nariz, o Península Ibérica revela doces aromas tropicais.
Na boca, o vinho lisboeta apresenta toda a sua frescura e sabor frutado. O fim de boca é seco e prolongado.
Pode ser consumido nos três anos seguintes, mas como a sede é muita, fica difícil aguardar…
Na ficha técnica, é revelado que o vinho Península Ibérica harmoniza de forma perfeita com entradas de marisco, mas também com saladas, peixes (nomeadamente grelhados) e carnes brancas.
Quinta do Sanguinhal, reserva 2014
Um vinho tinto elegante, proveniente de Óbidos. Tem na sua composição as Castas Castelão (75%), Touriga Nacional (20%) e Aragonez (5%). A colheita manual das uvas revela o rigor e o critério da seleção que levam a um vinho que proporciona uma boa experiência.
Aos olhos, a sua cor rubi intenso sobressai, mas no nariz o protagonismo recai nos aromas concentrados e nas sugestões de baunilha, revelando-se rico em fruta madura na boca. O Quinta do sanguinhal revela ser um vinho estruturado e elegante. O fim de boca é intenso e persistente.
Este vinho pode ser consumido no imediato ou envelhecer nos 8 anos seguintes. Na própria ficha técnica, revela um vinho “ideal para acompanhar queijos, caça, pratos de carne requintados, mariscos confecionados e peixe fresco gordo”.
O Soalheiro Mineral Rosé
Um vinho elegante e eclético, que pode ser usufruído e partilhado em momentos especiais de confraternização. Este vinho, que se bebe com prazer, possui um teor de álcool moderado de 12,5%.
Apesar da sua cor ser de um rosa pouco intenso, este rosé revela-se bem aromático e fresco. Na boca, surge saboroso e com um final algo mineral, mas muito guloso.
O Soalheiro Mineral Rosé, além de poder ser apreciado enquanto aperitivo, revela-se a companhia ideal para pratos leves como saladas, peixes ou mariscos.
Baga (Luís Pato)
Este espumante, criado com a casta Baga, revela-se uma ótima companhia para diferentes pratos, nomeadamente para leitão assado, peixe e também marisco e carnes assadas no forno.
Possui uma acentuada acidez que harmoniza bem com esses pratos.
Magnifico!!! Pena q eu não posso fzr parte.Pois tenho setenta e dois anos e trabalho com crianças do condominio onde moro. São crianças carentes q não encontram vagas nas escolas pubricas e não podem pagar.Trabalho sem mensalidades e nenhuma ajuda pois estou começando agora, devido ver as crianças fora da escola.Isso me entristece muito. Recori a vcs vendo o anuncio e fiquei muito feliz de vcs terem me mandado esses plano de aula.Se puderem me ajudar em algo gostaria muito de ajuda.Sou professora formada a muitos anos, apaixonada por formação infantil e tenho um amor profundo em alfabetizar.Agradeço imensamente a ajuda de vcs. Deus conitnue os abençoando ricamente em td.