Aventure-se num programa diferente e viaje até ao Buçaco, um destino português imperdível para uma escapadinha de fim-de-semana.
O verão é, quase sempre, sinónimo de férias e de escapadinhas. Por isso, convém usar os poucos dias que se tem, para viver experiências verdadeiramente marcantes.
Ora, para isso mesmo, iremos publicar um conjunto de artigos que revelem oportunidades incríveis de Férias e Escapadinhas em Portugal. O Buçaco é cenário para uma escapadinha imperdível! Saiba por que razão tem mesmo de agendar uma visita a este destino.
Mata Nacional do Buçaco
A Mata Nacional do Buçaco é um verdadeiro sonho para todos os que adoram Natureza. Parece um mundo encantado, próprio dos contos de fadas, no qual a Natureza adquire um protagonismo inusitado. Uma zona que hoje está repleta de um vivo verde, no passado era de um cinzento deserto.
Situada no concelho da Mealhada – mais precisamente na freguesia de Luso – está esta área protegida, chamada Mata Nacional do Buçaco. Ela fica na Serra do Buçaco e é candidata a Património Mundial da UNESCO. Poderá ver aqui um mapa da Mata Nacional do Buçaco.
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
A história
Segundo reza a história, a origem da Mata Nacional do Buçaco está relacionada com uma ordem religiosa, a Ordem dos Carmelitas Descalços.
A mata esteve, desde 1094, na posse do Bispado de Coimbra. Contudo, em 1628, D. João Manuel, então bispo de Coimbra, doou a mata à Ordem dos Carmelitas Descalços, tendo como objetivo a construção, em Portugal, do seu “Deserto”.
Os desertos da Ordem dos Carmelitas Descalços são conhecidos pela simplicidade e o convento de Santa Cruz foi construído com essa característica que é mesmo exigida pela vocação eremítica do Deserto.
Os monges carmelitas viviam isoladamente, por isso pretendiam um local afastado que lhes desse todas as condições que necessitam: solidão e tranquilidade. Em agosto de 1628, são iniciadas as obras para a construção do convento e da respetiva cerca. Os trabalhos só terminariam no ano de 1630 e, nesse momento, é iniciada a vida monástica regular.
Esta mata possui um valor e uma riqueza excecionais, repleta de património histórico e religioso de grande relevância. O conjunto monumental do Bussaco foi classificado como Monumento Nacional, pois tem uma riqueza patrimonial de exceção.
A Natureza
Uma área com 105 hectares repletos de árvores e arbustos que, no seu conjunto, englobam mais de 250 espécies e se tornam numa das melhores coleções dendrológicas da Europa.
A singularidade e o valor patrimonial aliados à incrível biodiversidade presente – ali existem mais de 150 espécies de vertebrados – fazem da Mata Nacional do Buçaco um espaço absolutamente memorável.
O que ver e o que fazer
Uma das melhores formas de apreciar a experiência desta visita é ir ao encontro do miradouro da Cruz Alta, na Serra do Buçaco, e admirar a deslumbrante paisagem desta maravilhosa região. Pode também efetuar uma visita ao Vale dos Fetos e à Fonte Fria.
A diversão que é sempre procurada nestas escapadinhas pode também surgir em momentos descontraídos, como andar de gaivota no Lago do Parque Termal da Curia. Uma recomendação que é sempre deixada é a de fazer os trilhos da Mata Nacional e de recuperar as forças bebendo água das nascentes do Luso.
O Convento de Santa Cruz reabre no segundo semestre de 2019, portanto é obrigatório fazer-lhe uma visita. Outra experiência imperdível é a de fazer o percurso da Via Sacra, no Sacromonte do Buçaco.
O que comer e beber
Existem bons espaços onde pode provar algumas das criações da gastronomia local. Naturalmente, nesta região, tem mesmo que aproveitar os diferentes restaurantes que servem o famoso leitão assado.
Se levar alguém especial, não pode deixar de celebrar a relação e de fazer um brinde ao amor, tendo como aliado o delicioso espumante da Bairrada.
Onde dormir
O histórico Palace Hotel do Buçaco está situado no coração da Mata do Buçaco e revela-se a melhor opção para vivenciar o que de melhor a região possui.
Contudo, existem outras opções mais económicas e que permitem também uma boa experiência, tal como: a Vila Duparchy e o Alegre Hotel. Mais afastada da mata, fica a Quinta de Lograssol, já localizada na Mealhada.
Vídeo de: Bussaco_Mata Nacional
Se gostou deste artigo, também poderá gostar de:
Portugal: as 10 melhores praias portuguesas