Trilhos que proporcionam diferentes experiências. Estes trilhos pedestres mostram o esplendor de Penafiel de formas distintas, mas todas encantadoras.
Penafiel é um destino perfeito para uma escapadinha. Tem muitas qualidades. A sua riqueza histórica está espelhada nos seus monumentos. Este é um destino que apresenta paisagens naturais de grande beleza.
Há quatro trilhos pedestres que foram apresentados recentemente e que nos permitem conhecer os encantos de Penafiel. Estes percursos estendem-se por diversas freguesias (9), ao longo de uma extensão total de 45 quilómetros.
Estes trilhos dão-nos a conhecer diversos pontos de interesse do concelho. Além da paisagem natural mágica, com a Serra da Boneca, o rio Tâmega, o Douro a destacarem-se, podemos visitar a aldeia de Quintandona e ver os Moinhos de Capela e Cabroelo, entre outras atrações.
Há 4 novos trilhos encantadores que proporcionam diferentes experiências, apresentando Penafiel de formas distintas.
4 novos trilhos pedestres mostram o esplendor de Penafiel
Distintas dificuldades
Estes quatro trilhos proporcionam experiências distintas. Eles apresentam níveis de dificuldade distintos, fácil a difícil. Há níveis de dificuldade menos exigentes. São percursos direcionados para famílias, que se façam acompanhar por crianças. Há também trilhos que são destinados a pessoas com mais experiência.
Estes percursos foram implementados no verão. Nos últimos meses, os trilhos foram percorridos por milhares de pessoas. Eles visam assegurar a preservação da Natureza.
Como os passadiços apresentam custos elevados e revelam-se intrusivos na Natureza, estes trilhos foram realizados sobre caminhos que já existiam. Por isso, todo o percurso é feito num estado quase puro. No entanto, pontualmente, houve a necessidade de construir alguns passadiços ou cordas para facilitar a passagem nas partes mais íngremes.
O custo
A Câmara de Penafiel investiu cerca de 75 mil euros para criar este projeto. O município pretendeu assim valorizar as zonas mais rurais do concelho. O objetivo local é incentivar o turismo em todo o território de Penafiel. Os trilhos que foram criados encontram-se devidamente sinalizados.
No início de cada um dos 4 percursos, pode ver-se um painel informativo com todos os detalhes de cada trilho. Estes 4 trilhos, criados para valorizar o potencial turístico do concelho, revelam-se o início da estratégia. A ambição é poder criar outros trilhos ao longo dos próximos anos.
Os trilhos novos
O trilho “Quintandona – Terra de Mil Cores, Festas e Sabores”
Este percurso leva 3h20 a ser realizado, sensivelmente. Pode conhecer boa parte dos encantos naturais de Penafiel ao fazer este percurso. Este é um trilho circular que se encontra inserido na freguesia de Lagares e Figueira e que nos permite viver uma experiência bastante encantadora.
O ponto de partida para a realização deste trilho é a aldeia de Quintandona, que se destaca pela sua arquitetura típica, reivindicando protagonismo numa paisagem natural deslumbrante.
O trilho “Quintandona – Terra de Mil Cores, Festas e Sabores” apresenta uma extensão de 10,4 quilómetros. Este é um trilho de dificuldade fácil, podendo ser uma boa experiência para toda a família.
Posteriormente, vivemos a aventura de entrar num pequeno bosque biodiverso. Este ponto é popularmente conhecido como “parque de campismo”. Neste espaço, há uma grande riqueza, uma imensa flora e fauna, selvagem e rural.
Este trilho encontra-se muito ligado aos recursos naturais do local. Ao longo do percurso, é possível encontrar lavadouros tradicionais. Há muitos destaques, como as cascatas. As pequenas capelas são algumas das atrações imperdíveis. O baloiço e miradouro da Pegadinha encontra-se no ponto mais alto do percurso. Por aqui, encontra-se uma das melhores vistas da região!
O trilho “Moinhos de Capela a Moinhos de Cabroelo”
Este trilho apresenta uma extensão de 8,3 quilómetros. O trilho “Moinhos de Capela a Moinhos de Cabroelo” é circular. O percurso é de dificuldade moderada. A experiência de fazer esta caminhada é singular. Um percurso feito em 2h40.
O trilho “Moinhos de Capela a Moinhos de Cabroelo” está inserido na freguesia de Capela. O parque de merendas serve como ponto de partida. É por aqui que se dão os primeiros passos em direção aos campos. Estes locais revelam bem o caráter laboral das gentes da freguesia.
O percurso permite-nos contemplar paisagens riquíssimas, acompanhar campos rurais de uma beleza singela. Nesta caminhada, também iremos passar por um conjunto de moinhos com diversas funções.
O trilho “Via Panorâmica do Tâmega”
Este trilho apresenta um percurso linear. Tal como o nome indica, o trilho “Via Panorâmica do Tâmega” faz-nos usufruir da companhia do magnífico rio Tâmega.
O trilho tem início alternativo entre a Fluvina de Entre-os-Rios e o Largo da Igreja de S. Pedro de Abragão. Este trilho é o maior de todos. Tem uma extensão de 16 quilómetros.
O percurso demora cerca de 5h40 a ser realizado. Este trilho termina na freguesia de Abragão, onde se encontra um centro interpretativo que também é merecedor de uma visita.
Ao longo da rota, que é de dificuldade moderada, irá conhecer muitos dos encantos de Penafiel. Irá passar por vinhas, que dão mais encanto na paisagem local.
No trilho “Via Panorâmica do Tâmega”, há construções religiosas encantadoras, como a Igreja românica de S. Pedro de Abragão ou a Capela de S. Miguel dos Passinhos. O parque fluvial de Luzim, a praia fluvial de Boelhe e a Mata biodiversa da Cachada são outras atrações imperdíveis.
Leia também:
- Quintandona: uma aldeia imperdível a 30 minutos do Porto
- 10 aldeias pitorescas perto do Porto de visita obrigatória
- 5 lugares paradisíacos para descobrir no Gerês
O trilho “A Boneca, o Baloiço e o Douro”
Este trilho apresenta um percurso circular. O trilho “A Boneca, o Baloiço e o Douro” encontra-se inserido na freguesia de Sebolido. O percurso é de dificuldade moderada. Ele estende-se ao longo de 9 km e demora cerca de 2h50.
Os visitantes deste trilho irão acompanhar a margem do rio Douro. Estas pessoas terão de subir a encosta da Serra da Boneca. Neste local, existe um miradouro popular, principalmente devido ao seu famoso baloiço panorâmico.
Este é o local perfeito para tirar fotografias. A beleza do cenário é incrível. A experiência de andar no baloiço será marcante. O percurso, após se passar o baloiço, permanece interessante. O trilho continua até ao planalto da serra, que apresenta piso irregular. Nesse local, a dificuldade é mais elevada.
Algumas sugestões e dicas para a caminhada
Antes de se fazer a estrada, ou melhor dizendo, a estes passadiços, não se pode esquecer de preparar a mochila. Este objeto é muito importante e pode ter tudo aquilo que lhe pode ser útil ao longo da caminhada.
Os trajetos são distintos: uns são mais curtos, outros são mais longos, uns são mais fáceis e outros são mais difíceis. Estes trilhos exigem que se vá bem preparado com tudo aquilo necessário para um passeio seguro e confortável.
Não sabe o que incluir na mochila? Nós podemos dar uma ajuda! Siga as nossas dicas:
- Levar protetor solar, boné e óculos de sol;
- Roupa e calçado confortável e adequado para caminhadas; *
- Respeitar sempre a sinalização presente em todo o percurso;
- Ter sacos onde guardar o lixo que vai fazendo ao longo da caminhada;
- Não fazer lume;
- Respeitar a vida das pessoas (e as propriedades privadas), dos animais e das plantas;
- Levar mochila leve com a sua identificação;
- Levar snacks (mochila pode ficar abastecida com barras de cereais, frutos secos, bananas, cubinhos de marmelada ou bebidas energéticas);
- Levar água, em cantil ou garrafa. O importante é assegurar a hidratação.