Se adora fazer caminhadas em cenários deslumbrantes, poderá viver uma aventura inesquecível no trilho da Levada da Víbora! Portugal tem diversos trilhos que fazem as delícias de quem adora caminhar. Os amantes das caminhadas costumam escolher trilhos que conjuguem a atividade com cenários deslumbrantes. Entre os diversos trilhos de excelência que pode encontrar no nosso país, há um que tem condições ímpares. O da Levada da Víbora revela qualidades que o tornam numa experiência ímpar. Ele possui características singulares que encantam os amantes de caminhadas.
Trilho da Levada da Víbora: pelos moinhos de D. Dinis no Norte de Portugal
O trilho da Levada da Víbora encontra-se em Cabeceiras de Basto. Além de um espaço de rara beleza natural, Cabeceiras de Basto é um local com história. É mesmo um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho. Este concelho tem origens que são bem anteriores à fundação da nacionalidade. Por isso, a localização deste trilho é privilegiada. Este é um trilho que beneficia da beleza singular do seu contexto. As características do trilho da Levada da Víbora tornam-no bem merecedor de uma visita.
O trilho da Levada da Víbora revela-se uma experiência turística fantástica, realizada no caminho que serve o lugar de Abadim. Este trilho conta com 11 quilómetros que permitem que o percurso seja feito pelo meio da Natureza minhota. O trilho é realizado num caminho ancestral circular que permite que se percorram os canais do regadio tradicional.
Ao longo do percurso, poderá encontrar diversas atrações. Além da deslumbrante paisagem, no trilho da Levada da Víbora destacam-se os moinhos de água mandados construir pelo rei D. Dinis. As zonas de lazer que se encontram embrenhadas no bosque verde revelam-se outro atrativo imperdível.
Ao longo de todo o percurso, é possível testemunhar a riqueza e a diversidade da fauna e da flora locais. O percurso circular da Levada da Víbora começa na zona de Lazer da Barragem do Oural, mais precisamente na freguesia de Abadim.
O trilho passa pelo núcleo de Moinhos de Rei, pela zona de Lazer da Víbora. O cenário permite explorar a riqueza da Natureza local, fazendo com que se passe por um bosque de pinheiros-bravos, carvalhos, castanheiros e madressilvas. O miradouro natural que se encontra pelo percurso revela-se extraordinário. Por tudo isto e muito mais, o trilho da Levada da Víbora revela-se uma experiência imperdível, uma oportunidade única.
É comum ver grupos de amigos ou famílias sentirem a necessidade de serem guiados ao longo do percurso. A experiência possui uma riqueza inegável, existindo a oportunidade de se ouvirem os silêncios que são frequentemente interrompidos pela abundância de água.
O miradouro natural de Porto D’Olho, no alto do Outeiro da Varela, encontra-se na subida para a aldeia mais pequena de Cabeceiras de Basto. Este spot permite que se contemplem vistas desafogadas para a serra, possibilitando ainda vistas para o serpenteado dos campos de cultivo.
O caminho de regresso à zona de lazer da Barragem do Oural permite que ainda se encontrem algumas surpresas. O avistamento de cavalos garranos, raposas, sardões ou aves de rapina revelam-se experiências fantásticas. Felizmente, os encontros com as víboras cornudas são mais raros, apesar do nome do trilho.
O Mosteiro de São Miguel de Refojos é uma das grandes atrações deste percurso. Segundo os historiadores, o primeiro documento que refere a esta preciosidade do barroco português está datado de 1122. D. Afonso Henriques concedeu carta de couto ao mosteiro um pouco mais tarde, mais precisamente em 1131. No ano de 1755, foram realizadas obras no edifício atual. Estas obras representaram o resultado de um acordo estabelecido entre o arquiteto bracarense André Soares e o então abade, Frei Francisco de São José.
O Estado alienou o imóvel, após a extinção das ordens religiosas, sendo este classificado como monumento nacional desde 1933. Este mosteiro possui um zimbório, característica única entre os 29 mosteiros da Ordem Beneditina que existem no nosso país.
Não deixe também de visitar um dos monumentos mais curiosos de Cabeceiras de Basto que é, seguramente, a estátua do “Basto”, que se encontra na Praça da República.
Também poderá gostar de ler:
- 4 novos trilhos pedestres mostram o esplendor de Penafiel
- Percurso dos Sete Vales Suspensos, o trilho mais bonito do Algarve
- 5 trilhos para descobrir e explorar a Serra da Estrela
Onde comer?
Existem alguns restaurantes que asseguram experiências gastronómicas de qualidade e que permitem que se conheça o melhor da gastronomia local, especialidades do Minho que são de comer e chorar por mais.
A Maria
Morada: Largo do Souto – Cavez, 4860 – 157 Cavez.
Telefone: 253 654 519
Tasca do Picão
Morada: Torrinheiras, 4860-015 Abadim
Telefone: 253 662 834 / 935354965.
O Caneiro
Morada: Rua dos Ferreiros, 4860 – 063 Arco de Baúlhe
Telefone: 253 663 566.
Cozinha Real de Basto
Morada: Rua S. Sebastião, 4860 – 369 Cabeceiras de Basto.
Telefone: 253 661 795