A beleza da Natureza pode assumir formas surpreendentes. O que dizer de uma onda que se transforma num rosto humano?
A mãe Natureza é capaz de realizar autênticas obras de arte. Existem verdadeiros monumentos naturais que poderiam estar representados em museus como obras-primas da Natureza.
O tempo é um dos elementos que pode contribuir para que a mãe Natureza, a melhor das escultoras, faça surgir verdadeiros monumentos naturais. A água e o vento são outros elementos que podem tornar uma rocha numa peça única, deslumbrante. São esculturas do tempo desenhadas ao longo de milhares de anos.
No entanto, a mãe Natureza surpreendeu com algo criado subitamente, num instante. O rebentar de uma onda fez surgir um formato peculiar. Um rosto humano foi desenhado e surpreendeu todas as pessoas. Uns duvidam da sua veracidade, mas ninguém fica indiferente a esta fotografia.
A beleza da Natureza pode assumir formas surpreendentes. O que dizer de uma onda que se transforma num rosto de uma mulher?
Tornou-se viral a imagem de uma onda no Reino Unido
O fotógrafo
O fotógrafo que tirou esta fotografia verdadeiramente notável tem 41 anos e chama-se Ian Sproat. O mundo da fotografia é uma paixão recente deste homem que é eletricista. Ele só se aventurou por este mundo durante o confinamento resultante da COVID-19. As fotografias foram a forma que ele encontrou de salvar a sua sanidade mental.
Salvação
O mundo da fotografia serviu para ele manter a sua saúde mental que atravessou uma fase delicada durante o confinamento.
Desde o início dessa aventura em que encontrou a sua verdadeira paixão, Ian Sproat realiza um trabalho centrado em ondas e na paisagem marítima. Nestas fotografias, até consegue encontrar formas reconhecíveis feitas pelas ondas.
Entrevista
Numa entrevista à BBC, Ian Sproat defendeu: “Eu realmente tive dificuldade com o confinamento, atingiu-me com força, e fiquei muito stressado com os meus negócios.”
O fotógrafo defendeu ainda “Eu precisava de algo onde eu pudesse encontrar a minha paz, e descobri isso com a fotografia porque, ao fotografar, estamos simplesmente a viver o momento e a mente desliga de tudo o resto.”
Ian defendeu que a fotografia salvou a sua vida, mudou a sua forma de ser, tendo defendido “mudou minha vida, sou uma pessoa diferente agora”. Sobre o mundo da fotografia, Ian afirmou: “Todos os dias são um desafio, e se uma pessoa não conseguir aquele foto, sabe que sempre haverá um amanhã para tentar novamente.”
O dia
No sábado, 25 de fevereiro, aconteceu algo mágico. O fotógrafo Ian Sproat passou 12 horas em Roker Pier, Sunderland, Reino Unido. Ele fez algo que costuma fazer. Passou horas a fotografar o mar. Nesse dia, Ian tirou cerca de quatro mil fotografias. No entanto, houve uma especial…
A fotografia
Ian Sproat passou 12 horas a fotografar ondas em Roker Pier. No entanto, uma das diversas fotografias que tirou de ondas a bater num farol destacou-se. Só quando Ian chegou a casa é que reparou que tinha apanhado algo simplesmente inacreditável.
O fotógrafo estava a rever as suas fotografias, quando parou numa foto em especial. Ele simplesmente não queria acreditar no que estava a ver. Ao descrever o momento, Ian Sproat disse “Eu só pensei: mas que raio?”. O fotógrafo não queria acreditar que tinha capturado uma cara!
A descrição
Ian Sproat tirou uma foto impressionante. A onda ao rebentar num farol assumiu uma forma humana. O fotógrafo ficou espantado quando percebeu que facilmente era capaz de reconhecer um rosto formado pela espuma branca criada com o rebentar da onda.
Ian Sproat contou à “BBC” que ficou maravilhado com a sua fotografia, apesar de não ser uma excelente imagem em termos de composição…
A partilha
O fotógrafo ficou incrédulo com a sua fotografia. Ian Sproat colocou-a numa rede social. Muitos reagiram quando viram a fotografia no Instagram. A fotografia foi colocada com a legenda: “Poderia ser a deusa da água Anfitrite ou a nossa amada Rainha Isabel?”
Leia também:
- Por que razão chamam bica ao café em Lisboa?
- 13 Invenções portuguesas que conquistaram o mundo
- As 10 maiores invenções da história
Comparações
Foram várias as pessoas a comparar a imagem a algo. Um homem defendeu parecenças a Iemanjá que é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda.
Também houve quem comparasse a Shiva, que se trata de um dos deuses supremos do hinduísmo. Shiva é também conhecido como “o destruidor e regenerador” da energia vital; significa o “benéfico”, aquele que realiza o bem.
É ainda considerado o criador do Yoga (Ioga), por causa do seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.
Conheça o trabalho do fotógrafo:
Ver esta publicação no Instagram
Reações e Impacto
Ian Sproat percebeu que a fotografia criou impacto. Foram vários os comentários feitos à sua foto e a internet reagiu. Entre os vários comentários, percebe-se que há várias pessoas a questionar se a fotografia é verdadeira ou editada.
Um dos comentários refere: “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade” (uma frase de Séneca).
A fotografia é impressionante. A figura humana é quase perfeita; está incrível. Qual é a sua reação a esta fotografia fantástica? Será mesmo que retratou um momento real ou ousou editar a imagem?