No nosso artigo, vamos destacar os 10 países mais antigos do mundo. O objetivo desta lista é dar a conhecer quais as nações que estão há mais tempo independentes ao redor do nosso globo.
Usamos e consultamos o The World Factbook, através do sítio ‘web’ da CIA (Central Intelligence Agency), para nos ajudar a descobrir e a conhecer mais sobre a história destas nações, assim como seguimos sugestões Target Map que mediram há quanto tempo os países são independentes, a idade da sua independência e foram classificados e analisados desta maneira.
Segundo a lista da ONU, existem atualmente 193 países no mundo, alguns mais recentes, outros já milenares, mas quais serão os 10 países mais antigos no mundo? Confirme connosco já em seguida.
TOP10 dos países mais antigos do planeta
10 – Andorra – Independência em 1278
Andorra, oficialmente designada por Principado de Andorra, é uma das seis nações mais pequenas no continente europeu, localizada na Península Ibérica, nos Pirenéus orientais, limitada por França e por Espanha. Atualmente, a sua população é de 85.101 habitantes e a média de idade é de 42 anos (censos de 2023).
Tornou-se independente em 1278. Na atualidade, é um país multicultural. Nesta nação, vivem 49% de pessoas locais, 24.6% de espanhóis, 14.3% de portugueses e 3.9% de franceses. Assim, além da língua oficial, a qual é o catalão, os idiomas espanhol, português e francês também são línguas faladas nesta nação.
9 – Tailândia – Independência em 1238
Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia, fica localizada no centro da península da Indochina, no Sudeste asiático.
Em 2023, estimou-se que a população tailandesa seria de 71.801.279 pessoas, sendo 97.5% de etnia tailandesa e uma minoria de birmaneses com 1.3%. O restante dispersa-se pelos seus diversos grupos étnicos.
Segundo o Report of World Factbook, esta nação asiática tem uns dos índices mais elevados de mortalidade devido à SIDA, o que explica parcialmente a baixa expectativa de vida que encontramos neste país.
O país alcançou a independência em 1238, tem como língua oficial o tailandês e o budismo é a religião mais praticada no país.
8 – Mongólia – Independência em 1206
Mongólia é um país localizado na Ásia Oriental e Central, com uma população de 3,348 milhões (dados de 2021) e com uma enorme variedade de grupos étnicos, sendo a maioria Khalkh, com cerca 82% da população.
É notoriamente famosa a história dos mongóis e das suas conquistas. Durante os séculos XIII e XIV, foram mesmo o maior império de terras contíguas da história e o segundo maior relativamente em área, ficando apenas atrás do Império Britânico.
A língua mongol é o idioma oficial da República da Mongólia, em que cerca de metade da sua população religiosa é crente no budismo. O islamismo com 6% da população é a segunda maior religião do país. De realçar também que grande parte desta nação não pratica qualquer religião.
7 – Portugal – Independência em 1139
Portugal, localizado na Península Ibérica, no sul da Europa, com uma população pouco superior a 10 milhões, tem obviamente o português como a sua língua oficial. A religião dominante é o cristianismo, principalmente o catolicismo romano.
Portugal é um dos países mais antigos do Mundo e o que tem as fronteiras mais antigas da Europa, desde julho de 1139, altura em que as tropas de D. Afonso Henriques alcançaram uma grande vitória sobre o exército muçulmano, o que teve consequências profundas na emancipação de Portugal como reino independente.
Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora e, em 1179, viu esse estatuto ser confirmado e realçado pelo Papa Alexandre III.
6 – Hungria – Independência em 1000
A Hungria é um país localizado na Bacia dos Cárpatos, no leste europeu. O húngaro, a sua língua oficial, é um idioma que nos parece bastante complicado. Contudo, é a língua não indo-europeia mais falada na Europa.
No século IX, a unificação dos líderes húngaros culminou na coroação do rei Estêvão (filho de Géza da dinastia dos Árpads), que no ano 1000 fundou o Reino da Hungria. Finalmente, em 1006, o Rei Estêvão recebeu uma coroa enviada pelo Papa Silvestre II, ajudando assim na sedimentação do seu reino.
5 – Áustria – Independência em 976
Áustria, oficialmente República da Áustria, é um país localizado na Europa Central, com uma população de 8,9 milhões (dados de 2021). Tem como língua oficial o idioma alemão, embora muitas regiões tenham o seu próprio dialeto.
Segundo os censos de 2021, a religião na Áustria é composta maioritariamente pelo Cristianismo católico.
As origens da Áustria remontam ao tempo da dinastia de Habsburg mas, curiosamente, após a Primeira Grande Guerra Mundial terminar, foi denominada como República Áustria-Alemã ou Áustria Germana, nome esse proibido após os tratados de Versailles e Saint-Germain-en-Laye, culminando no nome atual de Áustria.
4 – Dinamarca – Independência no século VIII (800-701)
A Dinamarca é um país nórdico localizado na Europa setentrional, com uma população de 5,8 milhões, e que tem como língua oficial o dinamarquês, desde o final do século XIV, quando a rainha Margareth I decidiu trocar o latim, que era a língua administrativa, pelo dinamarquês.
Relativamente às religiões na Dinamarca, a mais relevante é o cristianismo na forma da Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca, sendo o islamismo a segunda maior religião do país.
Atualmente, os dinamarqueses são considerados como um dos povos com maior índice de felicidade no mundo, com uma ótima educação e saúde, um elevado padrão de vida, liberdades civis. Tudo isto pode ajudar esse povo a ser considerado dos mais felizes do mundo.
3 – França – Independência em 846
França, oficialmente República Francesa, é um país localizado na Europa Ocidental, com uma população estimada de 68,1 milhões. A sua língua oficial é o francês.
A nível religioso estima-se que 67% dos franceses sejam católicos. Os ateus, agnósticos e sem religião somam 25% da população, 6% de muçulmanos e 2% de protestantes.
Historicamente, a população francesa incluiu os povos gauleses, latinos, francos, entre outros. Contudo, no século XIX, houve uma enorme onda de migrações, que fez com que o governo francês ordenasse os imigrantes a aderirem aos valores da nação francesa, assim como às suas normas culturais.
2 – China – Independência em 221 a.C.
A China, também conhecida como República Popular da China, localizada na Ásia Oriental, com mais de 1,4 mil milhões de habitantes, é o segundo país mais populoso do mundo, ficando apenas atrás da Índia.
A China tem uma história milenar, uma das mais antigas do mundo, composta por múltiplas eras e distintas, mas desde 221 a.C., quando a dinastia Qin tentou e começou a conquistar vários reinos com o propósito de formar um império único, esta nação asiática já se expandiu, fraturou-se e reformulou-se várias vezes.
A última dinastia chinesa governou até ao início do século XX, quando o país foi estabelecido como uma república.
A nível religioso, um estudo realizado em 2010 estimava que 52.2% da população não tinha religião, 21.9% seguiam a religião tradicional (taoísmo), 18.2% seguiam o budismo, 5.1% seguia o cristianismo, 1.8% o islamismo e o restante espalha-se por outras religiões.
1 – Japão – Independência em 660 a.C
O Japão, localizado no Oceano Pacífico, é um país insular da Ásia Oriental. A população japonesa, segundo dados de 2023, foi estimada em 124.631.000, com o Japão sendo o 11º país mais povoado do mundo.
Historicamente, o Japão é mencionado pela primeira vez no século I, numa breve aparição nos textos históricos chineses, mas pesquisas arqueológicas indicam que humanos já viviam nestas ilhas no Paleolítico Superior.
A primeira civilização a desenvolver-se no Japão foram os Jomon, que ocuparam a ilha por volta de 14.000 a.C. Nessa ocupação, foram encontrados vestígios de cerâmicas atualmente consideras das mais antigas do mundo. Já entre 250 a.C. e 250 d.C., a cultura Yayoi substituiu a anterior e trouxe consigo a agricultura, metalurgia, bronze, espelho e a criação de animais.
A religião no Japão é definida principalmente pelo Xintoísmo e o pelo Budismo. As duas principais religiões são: com 51.82% de seguidores o Xintoísmo e o budismo com 34.9%.