Conheça as dez pessoas mais populares na história e reconhecidas mundialmente ao longo dos séculos. Legados duradouros que deixaram uma marca indelével no mundo.
A história da humanidade tem um conjunto de personalidades que criou grande impacto. Seja na política, no desporto, na arte, no mundo do espetáculo, na arte da guerra, muitas pessoas se evidenciaram, uns como heróis, outros como vilões.
A forma como intervieram no seu meio fez com que a sua fama se alastrasse. Frequentemente, os seus feitos prolongaram-se no tempo. Em alguns casos, continuaram a ser falados ao longo de séculos. Contudo, há ainda alguns casos bem mais próximos do nosso tempo. Reunimos um conjunto de personalidades que ficaram nas bocas do mundo.
TOP10 das pessoas mais populares na história da humanidade
10 – Mao Tsé-Tung
Este político destacou-se enquanto líder revolucionário comunista quem tornou a China num regime único de partido socialista. Mao é o fundador da República Popular da China. Este homem conseguiu tornar a China numa das nações mais poderosas do planeta.
Mao Tsé-Tung ficou conhecido como o Presidente Mao, dada a influência que teve em converter esta nação de grandes proporções num país próspero, com uma população com elevado sentido de responsabilidade, dedicada ao trabalho. Desta forma, percebe-se que Mao Tsé-Tung marque presença entre as pessoas mais populares do mundo.
9 – Martin Luther King Jr.
Este político também figura entre as pessoas mais famosas da história, por se ter tornado num dos maiores líderes do século XX. Ele ficou conhecido pela sua luta pelos direitos humanos. Era um homem com sonhos de igualdade entre os homens, independentemente da cor ou do estatuto social.
Este ativista afro-americano, humanitário, tornou-se numa figura internacionalmente reconhecida como um grande líder. A forma como Martin Luther King Jr lutou pelos direitos dos negros americanos ficou para a história da humanidade.
Este político inspirado por Gandhi passou grande parte da sua existência dedicando-se a lutas políticas. De forma não violenta, exerceu a sua influência e o poder do seu discurso para tornar a vida das pessoas negras mais justa.
8 – Gautama Buddha
Esta personalidade é frequentemente colocada entre as pessoas mais populares da história da humanidade. Este homem evidenciou-se pela sua imensa sabedoria. Os ensinamentos de Gautama Buddha contribuíram para o surgimento e dispersão de uma religião, o budismo.
Esta pessoa singular nasceu como um príncipe em 563 a.C. no Nepal. Posteriormente, Gautama Buddha desenvolveu-se num ser fascinante. Sobre esta personalidade diz-se muita coisa, nomeadamente que ele tinha 35 anos quando alcançou o nível espiritual e mental designado como Nirvana.
Após o falecimento de Buddha, os seus ensinamentos começaram a ser pregados por pessoas que o admiravam. O budismo formou-se dessa forma, sendo uma religião popular em todo o mundo, especialmente em toda a Índia e na China.
7 – William Shakespeare
Entre as pessoas mais conhecidas da história da humanidade também há lugar para pessoas das letras. Ora, naturalmente, Shakespeare é o homem com essa responsabilidade. A sua obra é diversa e teve grande impacto no mundo inteiro. Ainda hoje é elogiada internacionalmente.
Por isso, tornou-se consensual identificar William Shakespeare como o maior escritor, autor e poeta da língua inglesa. Este homem de talento invulgar para a escrita nasceu em 1564. Até ao momento da sua morte, em 1616, escreveu diversas obras que se mantiveram entre as mais populares do teatro durante séculos.
O seu legado é irrepetível. Peças como Hamlet e Midsummer Night Dream serão para sempre recordadas entre as mais belas peças na história.
6 – Adolf Hitler
Apesar do impacto negativo que teve no planeta, é inegável que seja identificado como uma das personalidades mais populares da história. Ora, como se sabe, nem tudo o que é popular é bom.
O seu papel de protagonista na Segunda Guerra Mundial contribuiu para ter esse destaque.
Após nascer na Áustria, em 1889, tornou-se o líder do Partido Nazista. Foi de forma democrática que alcançou o poder.
Posteriormente, tornou-se num ditador tirano. Apesar de ter realizado reformas com impactos favoráveis para o seu povo, a sua personalidade cruel leva a que seja recordado pelos efeitos nefastos das suas ações.
Hitler foi responsável pela morte de mais de 11 milhões de judeus, escravos e outros. Esta figura protagonizou o maior genocídio da história da humanidade. Além do número de mortos, são inúmeros os seres humanos que sofreram imenso pelas suas ações, física e mentalmente.
Este é a personalidade mais brutal dos tempos modernos. No entanto, como cometeu suicídio (com a sua esposa) em 1945, nem se fez justiça e não foi responsabilizado pelas suas ações, nem sofreu as consequências pelos seus atos.
5 – Leonardo di Ser Piero da Vinci
Entre as personalidades mais conhecidas do mundo, há também espaço para o mundo da pintura. No entanto, falar de Da Vinci é explorar uma pessoa que dominou 7 ofícios.
O seu intelecto genial fez com que explorasse diferentes áreas. Leonardo da Vinci não foi um mero artista. Foi também um astrónomo, engenheiro, escritor, botânico e até inventor de excelência.
Leonardo di Ser Piero da Vinci produziu várias pinturas, destacando-se a Mona Lisa como uma das mais populares do mundo. No entanto, há também muitas esculturas da sua autoria que se encontram entre as obras mais marcantes já criadas.
4 – Barack Obama
Esta é a personalidade ainda viva que se encontra nesta lista de pessoas mais populares do mundo. O 44º presidente dos Estados Unidos da América foi uma figura com um impacto tremendo, quando liderou a nação mais poderosa do planeta.
Barack Hussein Obama ficará para sempre na História como o primeiro americano negro. Seguramente que esse caminho só foi conseguido devido ao trabalho realizado por pessoas como Martin Luther King.
Ao conseguir tornar-se presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama teve a oportunidade de criar um impacto profundo além-fronteiras. Além de contribuir para que os EUA prosperassem, este político também conseguiu criar obra fora de portas.
O seu trabalho foi elogiado pelo mundo inteiro. Em 2009, quando ainda era presidente dos EUA, Barack Obama recebeu o prémio Nobel da Paz “pelos seus extraordinários esforços com vista a reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”. Foi desta forma que o Comité Nobel da Noruega (em Oslo) anunciou o prémio.
3 – Isaac Newton
Este cientista ficou para a História por várias razões. Além de ser o fundador da física moderna, Isaac Newton generalizou muitos teoremas binominais e descobriu o cálculo.
O cientista notável ficou célebre pelas suas 3 leis da gravidade que estão na base da fundação dos pilares da física moderna. No entanto, o seu trabalho vai muito além disso. Este homem foi responsável por diversas descobertas científicas relevantes, tendo até inventado os telescópios refletores.
Desta forma se percebe que Sir Isaac Newton se encontra entre os homens mais conhecidos do mundo.
2 – Maomé
Existem várias razões para colocar Maomé como um dos homens mais populares. Esta personalidade histórica é reconhecida pelo seu impacto global. Maomé é visto como o restaurador da segunda maior religião na Terra, o Islão.
Maomé nasceu em 570 d.C., em Makah, Arábia Saudita. Os seus ensinamentos continuam hoje a ser enaltecidos. Depois de morrer, o que aconteceu em 632 d.C., a influência de Maomé continuou a ser exercida.
Para os muçulmanos, esta figura tem uma importância fundamental devido ao seu papel em restaurar a religião, colocando-a no seu devido lugar. Segundo os muçulmanos, Maomé é o último profeta mandado para o planeta Terra. Segundo estas pessoas, não haverá profeta depois dele. Ora, por isso, ele encontra-se em 2º lugar no Top 10 pessoas mais populares na história da humanidade.
1 – Jesus de Nazaré
É a partir do seu nascimento que é contabilizado o somar de anos no calendário cristão. Estamos em 2024, ano contabilizado como d.C., isto é, depois de Cristo. Ora, naturalmente que teria de haver lugar na lista das pessoas mais populares da história.
A crucificação de Jesus Cristo é um momento histórico que continuará a ser falado durante milénios. Existem 1001 histórias para se contar sobre a vida desta personalidade. Muitos exemplos poderiam ser dados de milagres atribuídos a Jesus Cristo. No entanto, tratam-se de feitos ligados à religião, para quem acredita.
Contudo, a sua presença nesta lista justifica-se meramente pela sua popularidade sem procedentes. Este homem é o fundador do cristianismo, a religião mais seguida do nosso planeta. Jesus de Nazaré é simplesmente o homem mais influente de sempre. Por isso, fica com o primeiro lugar do pódio que integra as personalidades mais populares na história da humanidade.