Explore o fascinante mundo das maiores cidades do mundo. Com características únicas e grande diversidade cultural, são centros urbanos impressionantes.
O mundo apresenta-nos um vasto território. Existem diversas nações que espelham a enorme diversidade que podemos encontrar neste espaço tão encantador a que chamamos Terra.
Há diferentes culturas, religiões, tradições, línguas, patrimónios, gastronomias, entre outras riquezas que nos encantam. Muitos países têm cidades com uma quantidade significativa de pessoas.
No presente artigo, iremos apresentar um ranking com as cidades mais compostas, com maior densidade populacional. Para se ter uma noção, metade da população mundial encontra-se distribuída pelas cidades que são apresentadas nesta lista e o número de habitantes nestas povoações aumenta diariamente…
Dados oficiais
Segundo dados apresentados pela ONU, estima-se que a população mundial mantenha o seu crescimento até 2030, embora atualmente apresente um ritmo mais lento do que o que era verificado anteriormente.
Por essa altura, a população excederá 8 mil milhões! Há mais: em 2040, o número irá passar para os 9 mil milhões. A previsão dos especialistas é que o número aumente para mais de 10 mil milhões até 2055!
Ora, esta realidade leva-nos a concluir que os países africanos duplicam o número de habitantes, antes de um abrandamento das taxas de nascimento ser percecionado. Os especialistas da ONU também confirmaram que a expectativa de vida global tem aumentado. Atualmente, é superior a 70 anos de idade.
Há nove países a contribuir de forma expressiva para este crescimento populacional. São eles:
- República Democrática do Congo
- Etiópia
- Índia
- Indonésia
- Nigéria
- Paquistão
- Uganda
- República Unida da Tanzânia
- Estados Unidos da América
TOP10 das maiores cidades do mundo
Muitas povoações acolhem diversos habitantes no seu espaço territorial. No presente artigo, iremos centrar as nossas atenções nas 10 maiores cidades do mundo. Num espaço territorial que define os limites destas cidades, podemos encontrar mais habitantes do que em muitos países, nomeadamente Portugal…
10 – Osaka, Japão
- População: 19.013.434 de habitantes
No 10º lugar da lista das maiores cidades do mundo, está uma cidade do Japão. A economia de Osaka surpreende. Trata-se de uma cidade que vale 579 mil milhões de euros. Esta riqueza é refletida numa cidade que se apresenta como um espaço animado, cheio de vida.
Na cidade de Osaka, há sempre atividades para fazer, especialmente durante a noite. Quem vive ou visita a cidade, pode assistir a um concerto (ou a outro espetáculo). Também pode ir a uma exposição de arte, entre outras atividades culturais.
9 – Mumbai, Índia
- População: 21.296.516 de habitantes
Esta cidade é gigantesca a diferentes níveis. Em Mumbai, não faltam trabalhadores. Há diversos artistas e inúmeros pescadores. Nesta cidade, podemos encontrar milionários e pobres. Mumbai apresenta uma dicotomia equilibrada e harmoniosa de viver.
A energia contagiante dos seus habitantes pode criar grande impacto. Nesta cidade, os transportes públicos são limitados. Apesar da densidade populacional, Mumbai destaca-se pelo espírito indiano.
O seu povo gosta de desfrutar da vida e de explorar bazares singulares e templos escondidos. Por aqui, encontram-se algumas das maiores arquiteturas da era colonial.
8 – Pequim, China
- População: 21.766.214 de habitantes
Esta cidade na China serviu de sede das três últimas dinastias imperiais, uma realidade refletida nos becos residenciais de Pequim. Ao longo da história, as dinastias Yuan (mongóis), Ming (chineses han) e Qing (manchu) deixaram a sua marca na cidade.
A gastronomia em Pequim também assume um papel preponderante na cidade. Esta realidade está comprovada pelo cumprimento típico entre os locais. As pessoas em Pequim cumprimentam-se com um “chī le ma?” (já comeu?).
Uma curiosidade que revela o espírito local. A mensagem que este espírito passa é que a comida pode ser o ponto de união entre os habitantes de Pequim, não importa as respetivas crenças, nem a camada social.
7 – Cairo, Egito
- População: 22.183.200 de habitantes
A riqueza desta cidade revela-se um excelente exemplo de que o Egito não se resume a antigas pirâmides e relíquias. O Cairo é uma metrópole bem movimentada. As ruas desta cidade são tipicamente caóticas.
Elas contrastam com o ambiente que se encontra no deserto, que prima pela pacatez. Há diversos monumentos na cidade que permitem ensinar-nos muito sobre a sua história.
6 – Cidade do México, México
- População: 22.281.442 de habitantes
A Cidade do México encontra-se na América Latina. Há muito para fazer nesta cidade mexicana. Pode fazer um pouco de tudo neste destino que se destaca como um dos mais excitantes do continente onde se encontra.
Todos encontram na cidade do México o que procuram, seja os que adoram desporto, seja os que adoram comida. Nesta cidade mexicana, também há muitas atrações para quem adora cultura, história e arte contemporânea.
5 – São Paulo, Brasil
- População: 22.619.736 de habitantes
Esta cidade brasileira é uma das maiores cidades do planeta. São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul, em termos demográficos e no que respeita ao território. Apesar de apresentar um trânsito infernal, São Paulo revela-se uma cidade de sonho.
A cidade brasileira apresenta tudo o que as pessoas devem desejar para o seu desenvolvimento, nomeadamente museus e cultura. Em São Paulo, também se encontra um conjunto vasto de restaurantes, espaços de comércio e uma indústria desenvolvida.
4 – Dhaka, Bangladesh
- População: 23.209.616 de habitantes
Esta cidade é surpreendente. Quem visita este local define-o como um destino barulhento e caótico. Dhaka é gloriosamente frenética. Um espaço cheio de energia que gera uma sobrecarga para os sentidos, uma experiência maravilhosa.
Na cidade, a vida corre livremente como acontece com os barcos que circulam pelo rio local, designado Buriganga. Muitos dos seus habitantes aproveitam as melhores riquezas locais, nomeadamente os parques verdes de Dhaka, espaços encantadores que permitem recuperar o fôlego num local encantador.
Na cidade de Dhaka, poderá ainda encontrar diversos monumentos de influência britânica e mongol. Estes elementos artísticos espelham a riqueza histórica da cidade. Há ainda a destacar construções que apelam ao lado mais espiritual, nomeadamente mesquitas e templos hindus.
3 – Xangai, China
- População: 29.210.808 de habitantes
Xangai vale cerca de 540 mil milhões de dólares, um valor significativo para uma população estimada em 26 milhões de pessoas. Esta cidade encontra-se entre as maiores cidades do mundo, em dimensão e pela quantidade de pessoas.
A experiência de visitar Xangai é enriquecedora. O visitante, quando chega a esta cidade asiática, pensa que está a entrar para outra realidade. Xangai tem uma riqueza invejável, nomeadamente em História.
Esta é uma cidade que conjuga glamour e mística como Xangai. A cidade mais populosa do mundo é uma promessa exótica a todos os níveis.
2 – Nova Deli, Índia
- População: 32.941.308 de habitantes
Necessariamente, dada a dimensão da Índia, esta lista tinha de apresentar uma cidade indiana. Nova Deli é uma das maiores cidades mundiais. Esta cidade encantadora destaca-se como um destino repleto de história.
No entanto, apesar da riqueza histórica, esta cidade proporciona uma vida moderna aos seus habitantes. Nova Deli é uma cidade cheia de cor e vive um quotidiano com uma energia e um ritmo fascinantes. Todos os que visitam esta cidade podem viver uma aventura memorável…
1 – Tóquio, Japão
- População: 37.435.191 de habitantes
Esta é a cidade mundial com mais habitantes. Esta metrópole proporciona uma experiência enriquecedora aos seus habitantes. A capital do Japão permite que se usufrua de diversas opções para tudo, seja de compras, seja de propostas de entretenimento, seja de diversidade cultural, seja de restaurantes.
Quem habita a cidade usufrui assim de um universo vasto de opções para tudo e mais alguma coisa. Por exemplo, o distrito de Asakusa apresenta uma grande riqueza que espelha os valores locais, nomeadamente museus, templos históricos e jardins, entre outros.
Nesta cidade, há qualidade e quantidade… Trata-se de uma realidade que faz a diferença no desenvolvimento dos seus habitantes.