Descubra o fascinante legado histórico das cidades mais antigas do mundo! Viaje através dos séculos e mergulhe na riqueza cultural de cada uma delas.
O nosso planeta tem diversos países. Cada nação tem o seu património, a sua cultura, a sua história. No presente artigo, iremos explorar uma experiência verdadeiramente enriquecedora e aventurar-nos pela exploração de cidades com muito para nos ensinar.
Iremos apresentar uma lista de povoações com uma história fascinante… Será que há alguma cidade portuguesa nesta lista?
TOP10 das cidades mais antigas do mundo
Cada cidade tem a sua história e um mundo sem fim de riquezas para explorar e descobrir. No entanto, há cidades mais antigas que guardam verdadeiros segredos que qualquer amante de história e património gostará de desvendar.
10 – Jerusalém (Israel e Palestina)
Esta cidade tem uma longa história. Por aqui, encontramos um espaço privilegiado que serviu como centro religioso de grande importância para as três grandes religiões monoteístas mais populares, nomeadamente Cristianismo, Judaísmo e Islão.
Os habitantes mais antigos de Jerusalém chegaram em 2.800 a.C. Desde esse momento, este espaço territorial foi alvo de diversos cercos. A cidade foi atacada e capturada várias vezes ao longo da sua história.
O Muro das Lamentações (c. 19 a.C.) é seguramente uma das atrações mais procuradas.
Outro dos sítios históricos mais importantes desta cidade é o Monte do Templo. Estas duas atrações são tidas pelos judeus como dois dos locais mais sagrados.
Para a fé islâmica, há outros pontos de interesse que são destacados, nomeadamente a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha. A origem de ambas as construções remonta ao século VII. O Monte das Oliveiras é outra atração. Esta é uma ponte com um interesse especial. Trata-se de um elemento sagrado para todas as três religiões acima mencionadas.
9 – Gaziantepe (Turquia)
Esta cidade encontra-se perto da fronteira com a Síria, ficando localizada no sul da Turquia. Gaziantepe é uma povoação com muita história. Os seus primeiros habitantes chegaram ao território em 3.650 a.C. Esta cidade turca é também designada de Antep.
No espaço territorial que hoje é chamado de Gaziantepe, existem diversos sítios históricos. Entre os diversos pontos de interesse desta povoação estão o Forte de Gaziantepe e a Cidadela de Ravanda. As ruínas de Rumkale também fazem as delícias de quem visita a cidade.
O Museu de Moisacos de Zeugma é um espaço muito procurado pelos amantes de História. Quem visita a cidade não consegue resistir à tentação de saborear as baclavas, um pastel doce turco de pistache.
8 – Faium (Egito)
Esta cidade destaca-se no Egito como a mais antiga. Trata-se mesmo de uma das mais antigas de África. A cidade de Faium foi fundada em cerca de 4.000 a.C. Esta povoação encontra-se presente a 100 km de Cairo, capital do país.
Parte de Faium encontra-se presente na antiga cidade de Crocodilopolis. Os habitantes locais veneravam um crocodilo sagrado. O seu nome era Petsuchos. Este poderoso crocodilo tinha a sua própria piscina no templo local.
Atualmente, verificam-se alguns montículos que servem para marcar o espaço onde a antiga cidade se encontrava. O templo de Sobek, presente no Palácio de Qarun, em Faium, é uma das diversas atrações locais.
7 – Plovdiv (Bulgária)
Esta é a segunda maior cidade da Bulgária. Plovdiv tem uma incrível história. Este espaço territorial chegou a servir como um assentamento neolítico. A presença de humanos neste território acontece desde 4.000 a.C. Por isso, esta cidade búlgara é uma das cidades europeias há mais tempo habitada.
Ao longo da história vários povos conquistaram a cidade. Por exemplo, gregos e romanos deixaram marcas da sua presença no local. Há ruínas que comprovam esse passado, nomeadamente o Antigo Estádio de Philipópolis, o Anfiteatro Romano e as Ruínas de Eumolpias, uma vila trácia.
6 – Sídon (Líbano)
A cidade encontra-se presente no sul da capital do Líbano, Beirute. Este espaço territorial que hoje é designado de Sídon é habitado desde 4.000 a.C. Alguns especialistas defendem que há evidências de maior antiguidade. Algumas estimativas apontam para 6.000 a.C.
A riqueza histórica deste lugar é fantástica. Muitos historiadores defendem que várias figuras importantes passaram por aqui, nomeadamente Jesus, São Paulo e Alexandre, o Grande (que chegou mesmo a conquistar este território).
Atualmente, podemos encontrar vários dos sítios históricos desta cidade presentes abaixo dos prédios modernos. Ora, esta realidade dificulta o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos.
No entanto, há também outros locais por aqui que podem ser visitados, destacando-se o Castelo do Mar de Sídon, entre as melhores atrações da cidade.
5 – Biblos (Líbano)
No Líbano, podemos encontrar uma das cidades fenícias mais antigas, Biblos, que se encontra na costa do mar Mediterrâneo. Esta cidade, conhecida originalmente como Gebal, foi fundada cerca de 5.000 a.C.
Biblos é o nome atual desta cidade libanesa, uma designação que significa “livros”, em grego, onde o alfabeto fenício se espalhou. Curiosamente, o alfabeto fenício foi precursor de muitos alfabetos atuais, nomeadamente o nosso.
O Castelo dos Cruzados é uma das atrações locais para quem visita a cidade. Esta construção do século XII é um monumento emblemático de Biblos. No entanto, há muitos outros pontos de interesse para quem visita a cidade. A Necrópole Real fenícia é uma das atrações mais populares.
4 – Atenas (Grécia)
Esta cidade foi o berço da democracia. Muitos foram os povos que se cruzaram com Atenas. O seu território foi habitado continuamente durante milénios, desde 5.000 a.C. Portanto, trata-se de uma cidade com mais de 7.000 anos de existência.
Ao longo da sua história, diferentes impérios deixaram a sua marca em Atenas, nomeadamente impérios como o romano, o bizantino e o otomano. Esta cidade tem uma das histórias mais marcantes. A sua influência dispersou-se pelo mundo inteiro.
A capital da Grécia tem um património vasto. A maior cidade grega tem na Acrópole de Atenas uma das atrações mais populares no mundo inteiro. O Pártenon é um dos pontos de interesse que torna a cidade de Atenas num destino memorável.
Visitar esta cidade é testemunhar um património histórico de grande relevância. Atenas chegou a ser cidade-estado.
3 – Rey (Irão)
Esta cidade está situada na área metropolitana de Grande Teerão, capital do Irão. Muitos portugueses desconhecem esta cidade. No entanto, trata-se de uma das povoações mais antigas do mundo.
Este espaço territorial que atualmente se designa de Rey já é habitada desde 6.000 a.C. Esta povoação é mencionada como espaço sagrado na Avestá, livro sagrado do Zoroastrismo.
Rey tem assim uma longa história que merece ser conhecida. Um dos episódios mais marcantes ocorreu em 641 a.C., quando foi capturada pelos árabes. Outro episódio de grande relevância aconteceu bem mais tarde, em 1220 d.C. Nesse tempo, Rey foi quase destruída pelos mongóis.
No entanto, apesar do percurso histórico cheio de percalços, a cidade conseguiu resistir aos eventos e ao tempo. Entre os diversos pontos de interesse, podemos destacar a Torre Tuğrul e a Colina Cheshme-Ali.
O património arqueológico é também muito rico. Há um sítio de escavação na cidade onde foram encontrados artefactos com mais de 7.000 anos.
2 – Damasco (Síria)
Esta cidade foi fundada no terceiro milénio a.C. No entanto, segundo evidências encontradas em escavações pelos arqueólogos, no território, encontraram-se provas de que o espaço serviu de habitação entre 8.000 e 10.000 a.C.
A cidade de Damasco está situada num espaço territorial que atualmente se chama Síria. No entanto, no local, passaram vários povos. A cidade foi habitada por habitantes com diferentes culturas, destacando-se os romanos e os gregos.
Estes povos deixaram no local vestígios que comprovam a sua passagem. O Islão exerceu grande influência na cidade. Tal comprova-se por diferentes marcas que se encontram em Damasco, nomeadamente a famosa Mesquita Omíada.
A Grande Mesquita, como é conhecida, é uma das construções religiosas do género, construída entre 705 e 715 d.C.
1 – Jericó (Palestina)
Esta cidade da Palestina também tem muita história para contar. Atualmente, Jericó conta com pouco mais de 20.000 habitantes. Segundo os historiadores, há evidências arqueológicas que comprovam que este espaço serviu como local de habitação há mais de 11.000 anos. Ora, trata-se de uma tese que coloca Jericó como uma das cidades mais antigas do mundo.
Ao longo da história, a cidade foi destruída e reconstruída diversas vezes. Apesar destes episódios marcantes, a cidade conseguiu manter-se de pé ao longo dos séculos. Por aqui, encontram-se diversos sítios históricos e religiosos.
O Monte da Tentação é uma das atrações locais. Este ponto de interesse tem uma longa história. Diz que foi por aqui que Jesus terá sido tentado pelo Diabo. Outra atração local é Nabi Musa, onde se acredita que se encontra a tumba de Moisés.