Reunimos as melhores e mais bonitas Praias de Portugal para que usufrua de alguns dos maiores encantos do nosso país, de Norte a Sul.
O nosso país está repleto de encantos naturais, nomeadamente areais que vale a pena conhecer e visitar. E, se acha que as melhores e mais bonitas Praias de Portugal estão apenas no Sul, desengane-se.
As melhores Praias de Portugal estão espalhadas por todo o país e cheias de atrativos naturais que as tornam verdadeiros paraísos na terra, à disposição de qualquer um. Siga o nosso roteiro e aproveite algumas das grandes riquezas que Portugal oferece.
TOP 20 das melhores e mais bonitas Praias de Portugal
- Praia da Apúlia, Apúlia
- Praia do Banho, Porto Covo
- Praia dos Buizinhos, Porto Covo
- Praia dos Arrifes/Três Penecos, Albufeira
- Praia da Costa Nova do Prado, Ílhavo
- Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes
- Praia de Foz do Arelho, Caldas da Rainha
- Praia da Ilha do Pessegueiro, Porto Covo
- Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes
- Praia Grande de Porto Covo, Porto Covo
- Praia da Ilha do Farol, Olhão
- Praia da Luz, Lagos
- Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal
- Praia de Santo André, Santiago do Cacém
- Praia de Salgueiros, Vila Nova de Gaia
- Praia Stª Eulália, Albufeira
- Praia de São Torpes, Sines
- Praia de Zambujeira do Mar, Odemira
- Praia de Sesimbra, Sesimbra
- Praia de Troia, Grândola
1. Praia da Apúlia, Apúlia
Esta é uma praia com Bandeira Azul, situada no concelho de Esposende. Encontra-se numa área da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende. Os banhistas podem contar com um areal extenso, WC’s, restauração, bar/cafetaria, balneários, parque de estacionamento, e barraquinhas coloridas para alugar e acessos para cadeiras de rodas. Na praia podem, ainda, praticar-se desportos como windsurf, kitesurf, futebol, voleibol de praia e pesca desportiva.
2. Praia do Banho, Porto Covo
Este é um areal de pequenas dimensões, rodeado por falésias. O acesso é feito por escadas e é uma ótima praia mesmo em dias de vento, já que as falésias a tornam bem abrigada.
3. Praia dos Buizinhos, Porto Covo
Situada numa enseada, este areal de pequena dimensão tem forma de concha e é rodeada por rochas. As suas areias estão recheadas de búzios (daí o nome da praia) e no topo da falésia há um miradouro.
4. Praia dos Arrifes/Três Penecos, Albufeira
As arribas da praia são um dos atrativos da praia, as quais possuem poços naturais, arcos e várias galerias que pode visitar. Na área circundante, há pinhal, um parque de estacionamento, restaurante, WC e vigilância, na época balnear.
5. Praia da Costa Nova do Prado, Ílhavo
A praia da Costa Nova do Prado ou, simplesmente, Costa Nova fica na ria de Aveiro. Existe desde 1808, com a abertura da barra da ria de Aveiro. Com um mar agitado, excelente para os surfistas, esta praia possui um vasto areal, ideal para caminhadas, sendo ainda atravessada por uma ciclovia/ecovia.
Tem uma frente ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro e o Clube de Vela da Costa Nova, onde existem escolas de kitesurf, canoagem e surf, entre outras modalidades desportivas, como o Paddle Surf.
Muito conhecidos desta praia são os “palheiros” – casas com listas verticais ou horizontais intercaladas, atualmente convertidos em residências balneares.
6. Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes
Situada na costa alentejana, esta praia fica na margem norte do rio Mira. Ideal para famílias com crianças, já que o mar tem fraca ondulação; o acesso é fácil acesso (e há um mini parque de estacionamento e restaurante); e o areal é extenso.
Um aspeto curioso é que, nesta praia, os banhistas podem tomar banho no rio ou no Oceano.
No topo da falésia, existe o Miradouro do Farol de Vila Nova de Milfontes.
7. Praia de Foz do Arelho, Caldas da Rainha
Esta praia é uma espécie de dois em um. Há uma lagoa, de águas calmas, onde se pode praticar windsurf. E a praia, propriamente dita, com Bandeira Azul, aberta ao mar, sem grandes correntes, ótima para a prática de surf.
No pequeno cais, pode comprar algumas espécies de peixe e marisco como berbigão ou amêijoas. Mas se preferir, pode usufruir das esplanadas e restaurantes locais e dos seus pratos típicos, como enguias fritas, amêijoas e caldeirada.
8. Praia da Ilha do Pessegueiro, Porto Covo
A praia cantada por Rui Veloso é de acesso fácil e está bem sinalizada, situa-se logo a seguir a Porto Covo. O areal é vigiado e há parque de estacionamento e restaurante.
O areal é branco e as águas translúcidas. A ilha é visitável a nado ou de barco. Aí, pode observar os peixes e os encantos do fundo do mar. Também nesta ilha há uma fábrica de salga de peixe da época romana.
9. Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes
Localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, esta praia tem vários parques de estacionamento e passadiços em madeira, bares e restaurantes e condições para a prática de desportos náuticos como windsurf, vela ou canoagem.
10. Praia Grande de Porto Covo, Porto Covo
Esta é uma praia ampla e acessível, de areia fina e água translúcida. Há várias infraestruturas de apoio como parque de estacionamento e um Caffé Bar. A prática de desportos náuticos é muito recomendada nesta praia.
11. Praia da Ilha do Farol, Olhão
40 minutos de viagem de barco são suficientes para chegar de Olhão ou Faro à ilha do Farol. A praia tem um areal amplo, águas transparentes e uma fauna rica, graças à ria Formosa ali próxima.
Perto existe um pontão onde é possível pescar e há muitos restaurantes onde para provar o melhor peixe e marisco.
12. Praia da Luz, Lagos
A 7 km de Lagos, a praia tem uma área de areia fina e branca e outra com rochas. A água é límpida e transparente, o que a fez merecer Bandeira Azul.
Há diversos equipamentos para desporto e lazer para alugar, como barcos e “gaivotas”. No verão, dispõe de um Posto de Saúde de Praia.
13. Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal
No Parque Natural da Serra da Arrábida, esta é uma praia de areias brancas e finas, águas translúcidas e com uma envolvente belíssima, marcada pela vegetação verdejante da Serra.
Pode praticar mergulho para observar a diversidade marinha e beneficiar das infraestruturas de apoio como estacionamento, restaurantes, vigilância, toldos e jogos.
Em 2010, foi considerada uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria Praias e Falésias.
14. Praia de Santo André, Santiago do Cacém
Esta praia possui um areal de 3,4km e tem águas algo agitadas. Conta ainda com uma lagoa, a Lagoa de Santo André, que integra a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.
A praia tem um cordão dunar, um bom nível de biodiversidade e ótimas condições para a prática do windsurf.
15. Praia de Salgueiros, Vila Nova de Gaia
A Praia de Salgueiros tem um amplo areal, com formações rochosas e uma extensa vegetação natural. Há um passadiço próprio para fazer caminhadas ou pedalar. E a água do mar é rica em iodo. A praia tem bons apoios como aluguer de toldos, restauração, sanitários, entre outros.
16. Praia Stª Eulália, Albufeira
É no Algarve que fica esta praia circundada por um pinhal, de areal amplo e recantos rochosos. Após o desmoronamento de uma arriba em 2013, foram feitas obras de estabilização que revelaram a presença de vestígios arqueológicos no topo da arriba. Estes achados sustentam o longo período romano da história do Algarve Central.
17. Praia de São Torpes, Sines
Esta praia é indicada para quem gosta de água quente e tem vários picos de surf (S. Torpes, Pico Loco, L-Point).
O areal é amplo e composto por areias finas e claras. Possui infraestruturas de apoio como nadadores-salvadores, parque de estacionamento, limpeza do areal, recolha de lixo, restaurante e escola de surf.
18. Praia de Zambujeira do Mar, Odemira
No Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, esta praia tem falésias altas, um mar com ondulação forte e boas condições para a prática de surf e bodyboard. Esta praia regista o seu pico de procura no primeiro fim de semana de agosto, devido ao Festival do Sudoeste.
19. Praia de Sesimbra, Sesimbra
Esta praia estende-se pela marginal e as suas águas são calmas e translúcidas. Tem bandeira azul, estacionamento e bons acessos.
É bastante ampla, abrigada de ventos e adequada para a prática de desportos náuticos. É vigiada, tem vários restaurantes e indica para os praticantes de windsurf ou de mergulho.
20. Praia de Troia, Grândola
O acesso à praia pode ser feito por barco ou por terra. É possível admirar a beleza da Serra da Arrábida, a envolvente de dunas e, ainda, ver golfinhos em atividade.
Tem Bandeira Azul, é uma Praia Acessível e foi reconhecida como tendo Qualidade de Ouro, pela Quercus. As águas são calmas, com baixa ondulação e ótimas condições para kitesurf ou windsurf.
Possui acesso para deficientes, duches e estacionamento. O areal é amplo e, no topo da arriba Norte, ficam a Capela da Nossa Senhora do Mar e um miradouro. Já na no cimo da arriba Sul, encontra-se a Fonte da “Ti Catarina”.
Leia também:
- 10 das melhores praias fluviais do Gerês
- 5 praias com as águas mais quentes do Algarve
- Estenda a toalha nas melhores praias fluviais alentejanas
NCultura
Se leu “TOP 20 das melhores e mais bonitas Praias de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…