Os vinhos da Adega da Vermelha e Mundus brilharam no Concurso Mundial de Bruxelas 2020: Tinto nacional conquista medalha de ouro em Concurso Internacional.
Um concurso internacional de grande relevância publicou recentemente os seus resultados e, entre os vinhos premiados neste ano tão atípico, há diversos vinhos portugueses.
Neste ano em que os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus se fizeram sentir, há um natural destaque para os vinhos da Adega Vermelha, pois os vinhos da Adega demonstraram novamente a sua imensa qualidade. Algo que os seus habituais clientes e apreciadores já sabiam.
A Adega Vermelha brilhou este ano no Concurso Mundial de Bruxelas conseguindo trazer quatro medalhas, três delas foram de prata, uma conquistada com o Mundus, Reserva Tinto 2013; outra conseguida com o Mundus, Syrah Tinto 2015; e ainda outra medalha de prata com o Mundus, Real Tinto 2017. A medalha de ouro foi conseguida no Adega da Vermelha, Grande-Reserva Tinto 2015.
Tinto nacional conquista medalha de ouro em Concurso Internacional
O Concurso Mundial de Bruxelas
Este evento decorreu entre os dias 4 e 6 de setembro, tendo sido realizado em Brno, na República Checa. O Concurso Mundial de Bruxelas, na sua 27ª edição, contou com 8500 vinhos provenientes de 46 países produtores.
Os vinhos foram todos provados e avaliados num regime que permite garantir uma avaliação isenta. Os resultados surgiram na sequência de uma prova cega, o que garante uma maior transparência nos resultados.
Este evento visou distinguir os melhores vinhos de todos os continentes, tendo existido uma variada gama de preços para melhor servir o consumidor. Mesmo neste contexto delicado que vivemos, com a existência da pandemia de Covid-19, o evento foi um sucesso. Nada impediu os provadores de chegarem às suas conclusões. Os líderes de opinião e atores da economia mundial do vinho foram os elementos que constituíram o painel de profissionais avaliadores.
Saiba mais informações sobre o Concurso Mundial de Bruxelas, aqui.
Resultados
O Concours Mondial de Bruxelles 2020, nome original, acaba de divulgar os resultados. O evento é realizado com o objetivo de ajudar os consumidores a tomar as suas decisões de compra. Por isso, estabeleceu três tipos de medalhas, concedidas a diferentes vinhos: as medalhas foram de Grande Ouro, Ouro e Prata.
O Concours impôs-se novamente como revelador das últimas tendências, demonstrando as mutações do mundo vitivinícola. Assim, o Concours Mondial de Bruxelles 2020 proporciona também um fiel e instantâneo retrato sobre a realidade do universo dos vinhos, sendo atualizado anualmente.
Saiba mais informações sobre os Resultados do Concurso Mundial de Bruxelas, aqui.
Os quatro vinhos medalhados
As medalhas de prata
Mundus, Reserva Tinto 2013
Vinho produzido com as castas tintas Aragonez (80%) e Castelão (20%), castas que foram selecionadas em algumas parcelas dos associados da Adega.
Aos olhos, brilha a cor vermelho rubi. No nariz, revela aroma intenso a frutos silvestres vermelhos. Na boca, revela gosto macio e estruturado.
Harmoniza bem com pratos de carne estufada, também com caldeirada de peixe e ainda com queijos amanteigados. Deve ser consumido à temperatura de 18ºC.
Mundus, Syrah Tinto 2015
Com recurso à mais moderna tecnologia enológica, foi feita uma recolha das uvas. Houve uma cuidada seleção das uvas provenientes de algumas parcelas dos viticultores.
Este vinho foi inteiramente produzido a partir da casta SYRAH. Deve ser consumido à temperatura de 16ºC/17ºC. Harmoniza bem com pratos de carnes grelhadas, com cabrito assado e, também, com peixe assado no forno.
Saiba mais informações, aqui.
Preço: 3,39€.
Mundus, Real Tinto 2017
Este vinho proveniente da região de Lisboa é composto por apenas duas castas, maioritariamente Aragonez, que conta com 60%, enquanto a casta Syrah fica-se pelos 40%.
Saiba mais informações sobre Mundus, aqui.
A medalha de ouro
Adega da Vermelha, Grande-Reserva Tinto 2015
A grande vencedora foi mesmo a Adega da Vermelha com o Grande-Reserva Tinto 2015, tendo conquistado a medalha de ouro.
Este vinho composto pelas castas Syrah e Touriga Nacional conta com um teor alcoólico de 14,0%. O vinho em análise deve ser consumido à temperatura de 16º a 18ºC.
Saiba mais informações sobre, aqui.
Preço: 11,30€.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre vinhos no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos vinhos, saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…