Fique a conhecer diversas formas de economizar na cozinha. Confira os nossos super truques e dicas de culinária para poupar dinheiro.
Certamente que não foi a economizar aos poucos na cozinha que Bill Gates formou a fortuna que o coloca entre os homens mais ricos do mundo. Contudo, o comum dos mortais que não tem a oportunidade de gozar de uma fortuna de tal ordem, pode ver em pequenas poupanças uma maneira de viver o mês de uma forma mais desafogada.
Para grande parte das famílias, a alimentação representa uma parte importante do orçamento destinado ao mês. Não se pode sobreviver sem comer, por isso há que investir em comida, mas pode viver-se melhor se se comer de forma mais estratégica, por exemplo, evitando desperdícios.
É possível poupar dinheiro na cozinha e nós podemos partilhar informação relevante sobre este assunto. Fique a conhecer truques e dicas de culinária para poupar dinheiro. Siga estas pequenas indicações e asseguramos que sentirá diferença no final do mês!
Leia também: 10 truques para um bolo fofinho e saboroso
Super truques e dicas de culinária para poupar dinheiro
Esvazie o stock
Programe a ida ao supermercado com antecedência e, durante a semana que antecede a ida às compras, cozinhe estrategicamente. Deve sempre cozinhar primeiro os produtos que estão a perder a sua qualidade e os que têm a validade mais próxima.
Concentre-se exclusivamente naquilo que tiver na cozinha. Não faça pequenas compras. Vá esvaziando o seu stock de alimentos. Tal é crucial para evitar aquelas surpresas desagradáveis de ver produtos estragados ou fora de prazo. Assim, poupa dinheiro e evita encher o caixote do lixo.
Planifique as compras de supermercado
Ir ao supermercado representa quase sempre um rombo no orçamento, quando se fazem compras mensais. Quando se opta por fazer compras frequentes, ao longo da semana, parece que o orçamento tem uma fuga, vertendo a cada visita a qualquer loja.
Por isso, deve sempre fazer as compras de barriga cheia. Ir com fome torna-nos mais sensíveis e faz-nos gastar dinheiro em comida de forma mais emocional.
Fazer previamente uma lista, devidamente pensada com tudo o que é preciso para a casa, também ajuda a separar o que é necessário do indispensável.
Pretende-se que uma ida às compras seja o mais rápida e eficaz possível, por isso deve-se ir às compras sem a criançada. Além de estarmos mais sensibilizados a dar mimos (€) e atenção aos pedidos das crianças, elas causam sempre algum desgaste. Ao fim de pouco tempo ficamos cansados de dividir as atenções entre elas e as compras e a nossa visita ao supermercado deixa de ser estratégica e passa a ser impulsiva.
Aproveite ao máximo os cupões e promoções e seja estratégico. Uma leitura regular dos folhetos permite estar a par das boas oportunidades, que deve planificar com antecedência. Por exemplo, podemos aproveitar para fazer um bom stock de enlatados que possuem um prazo de validade mais alargado.
A ideia é que abasteça o frigorífico e a despensa, tendo noção do que pode gastar sem desperdiçar. Compre alimentos que estão na sua época, pois estão a um preço mais acessível. A fruta e os legumes são mais saborosos quando são sazonais. Assim, poupa dinheiro e garante mais qualidade.
Congele comida
É uma forma básica, simples e prática de economizar tempo e dinheiro, uma vez que desta forma evita a deterioração. Assim, não só tem a comida preservada, como ela mantém qualidade. Ver comida a estragar-se é das piores sensações, pois sabemos que em muitas partes do mundo há pessoas a passar fome.
Pode optar por congelar as refeições por inteiro, em doses familiares ou individuais (por exemplo, para levar para o trabalho). Pode ainda congelar refeições para toda a semana, o que permite poupar tempo, dinheiro e alimentos.
Outra opção extremamente valiosa é congelar vegetais crus, tais como o alho-francês, os brócolos, as cebolas, as cenouras, os alhos, os pimentos, os tomates, entre outros. Picar a cebola e o alho e a cebola e acondicioná-los em pequenas porções no congelador garante não apenas que eles não se estragam, mas também que tem alimentos base guardados para momentos em que necessita de cozinhar mais depressa. Assim, evita perder tempo a descascar e a picar.
Cozinhe sem desperdiçar
Cozinhar sem desperdiçar é cozinhar apenas o que se vai comer. Mais vale comer um pouco menos do que poderia comer, do que comer até ficar cheio e, depois, ainda ter de deitar comida ao lixo.
Leia também: Truques e dicas de cozinha que vão mudar a sua vida
Sempre que cozinhar em grandes quantidades, congele e divida a comida em diferentes porções, pois se tiver que descongelar, só tem de usar uma de cada vez.
Faça sopa e congele parte em diferentes porções. Ter sopa sempre feita revela-se uma boa estratégia económica, uma vez que além de ser um alimento económico, saudável e saciante, facilmente se congela para usar mais tarde.
Não reaqueça no forno ou no fogão, opte pelo micro-ondas. É bem mais prático e barato.
Pequenas sobras necessitam de grandes ideias e não de lixo. Se no jantar sobrou alguma comida, aproveite para usá-la no almoço (ou jantar) do dia seguinte. Aproveitar toda a comida que sobra é uma ótima forma de poupar. Seja com massa ou numa simples omelete, as sobras podem sempre ser aproveitadas. Na natureza da cozinha, nada se perde, tudo se transforma em criações gastronómicas e em poupança.
E o que vai ser hoje? Nem carne, nem peixe… Faça uma refeição vegetariana uma ou duas vezes por semana. Poupe assim nas despesas, pois é fácil poupar evitando a carne e o peixe.
A comida já pronta pode permitir poupar algum tempo, mas é sempre um desperdício de dinheiro, pois estamos a pagar não só os produtos usados, como também o tempo que alguém levou a fazer essa comida. Se formos nós a fazê-la, certamente estamos a poupar dinheiro. Isto vale para refeições prontas, mas também para bolos e sobremesas. Do it yourself (Faça você mesmo)!
É uma sensação frustrante quando percebemos que pretendemos pão e já não há. Ir lá fora comprar pão quando está frio ou chuva é um desconforto enorme. Solução? Aprenda a fazer o seu próprio pão, é mais barato e é saboroso.
Assim poupou comendo mal?