Uma refeição energética que é uma memória de outros tempos. Aprenda a fazer sopas de cavalo cansado, uma tradição regada com vinho tinto. As sopas de cavalo cansado são uma triste lembrança de um Portugal (ainda mais) pobre e distante, em que os tempos difíceis vividos pelos portugueses, levavam a uma alimentação pobre e pouco saudável.
A carência e a criatividade conduziram, muitas vezes, a criações gastronómicas inesperadas, como as tripas à moda do Porto. Outro exemplo é a sopa de cavalo cansado a qual, em algumas regiões, também se chama de sopa de burro cansado ou, simplesmente, sopa de vinho.
Fique a saber mais sobre esta sopa que servia de bálsamo para enfrentar o árduo trabalho no campo.
Sopas de cavalo cansado, uma tradição regada com vinho tinto
O animal cansado
Existem fontes que defendem que se chegou a dar este tipo de alimento, “na época das carruagens”, aos animais de carga para estes readquirirem energias. Na ausência de animais descansados, que pudessem substituir os cansados, recorria-se a este tipo de alimentação.
As pessoas, ao alimentarem assim os animais cansados (com sopas de vinho e açúcar), estavam a fornecer-lhes as forças necessárias para eles prosseguirem viagem. Na vida do campo, havia e há ainda vários trabalhos que implicam o uso de tração animal (puxar arados, debulhadoras e outras alfaias agrícolas), por isso animais com energia revelam-se indispensáveis.
Cavalo cansado
Antigamente, era um hábito relativamente comum recorrer à sopa de cavalo cansado para o pequeno-almoço. A vida do campo implica um gasto de energias incomum. É necessário ter muitas reservas, pois o trabalho árduo prolonga-se por muitas horas.
Se houvesse grande abundância de alimentos, não havia necessidade de se criar esta bomba calórica para se ter energia para lidar com os afazeres do campo. Contudo, como não era esse o caso e os agricultores tinham muitas carências, eles comiam (assim como os seus filhos) as sopas de cavalo cansado, logo na primeira refeição do dia.
Características
As sopas de cavalo consistiam em colocar pedaços de pão recesso (ou broa) numa tigela, embebidos em vinho tinto, juntando ainda outros produtos como mel, gemas, açúcar e canela. Tal permitia enfrentar o dia de trabalho com mais força, seja as crianças, seja os adultos.
Receita de sopa de cavalo cansado
Ingredientes
1 gema de ovo
Mel q.b.
Broa de milho (ou pedaços de pão a gosto) q.b.
Vinho verde tinto q.b.
Modo de Preparação
– Coloque o vinho numa tigela.
– Junte a gema de ovo e o mel.
– Envolva e misture tudo muito bem.
– Coloque pedaços de broa de milho (esfarelados). Pode optar por outro pão (esfarelado).
Curiosidade
O conjunto António Mafra foi um grupo português com raízes populares que alcançou sucesso, algo que gozou ao longo de vários anos.
Foram muitas as canções que tiveram fama, mas as principais são: “Sete E Pico”, “Ora vejam lá”, “Arrebita” ou “O Carteiro”. O conjunto António Mafra interpretou ainda uma música cuja letra merece estar presente neste artigo.
Sopas de Vinho
Sopas de vinho não embebedam
Se não há vento nem chuva
Se as botas não escorregam
Que diabo é que me empurra
Tem juizinho
Nos passos que dás
Sopas de vinho
Dão-te mais gás
Boa noite candeeiro
Não me deixes às escuras
És o fiel companheiro
Nas noites que me seguras
Se o passeio estava liso
Se a rua não anda em obras
Que tenho eu no juízo
Que meus pés só sentem covas