Descubra a beleza e a magia destas casas que são verdadeiros tesouros históricos. Encante-se com a riqueza cultural e o charme dos Solares de Portugal! Um artigo da Traveler revela que os Solares de Portugal são inspiradores. Brais Suárez González é o autor do artigo que apresenta os encantadores Solares portugueses. Ele revela uma rede de casas senhoriais que se encontra dispersa por todo o interior do país.
Estas construções acolhem regularmente visitantes. O exotismo destas construções deslumbra. Os floreios da arquitetura extravagante tornam estes solares em atrações encantadoras. Estes espaços podem encontrar-se em locais com história e com uma beleza inspiradora.
Solares de Portugal encantam site internacional
Quinta da Bemvisa
Este espaço encontra-se presente no cento da freguesia de Calheiros, estando situado a meros 7 km da bela vila de Ponte de Lima. A Quinta da Bemvisa apresenta um vasto património arquitetónico, cultural e natural. Esta construção consiste numa casa agrícola do século XVII.
A propriedade foi restaurada para turismo no espaço rural. A Quinta da Bemvisa é composta por 5 quartos, 4 duplos e 1 twin. Este sola preserva a traça arquitetónica original. No entanto, ela contrasta com os elementos mais modernos da decoração que apresenta. Em todos os cantos da quinta, poderá descobrir detalhes fascinantes. Por exemplo, as namoradeiras das janelas, elementos típicos das casas da época em que a Quinta da Bemvisa foi construída.
Outras atrações locais são a chaminé de pedra e a capela de orago a S. João Baptista. Além disso, as vistas deslumbrantes dos quartos e a torre são fascinantes. Outras atrações locais são a piscina, o campo de ténis e os amplos relvados, áreas de verdadeiro lazer e contemplação.
Casa da Lage
Esta é uma casa senhorial minhota dos finais do século XVII. A Casa da Lage está situada numa extensa propriedade agrícola. Este espaço oferece condições de acomodação excelentes. Esta habitação apresenta o ambiente caraterístico de uma casa nobre portuguesa, a que se juntam as comodidades de um turismo de qualidade.
Quinta da Aldeia
Esta construção encontra-se presente no coração da freguesia da Ribeira, no lugar de Castro, estando presente a meros 3 km da vila de Ponte de Lima. A Quinta da Aldeia pertence a Fernanda Martins. Esta quinta e herdade tem à disposição de quem a procura um antigo e poético moinho de água.
Este espaço está preparado com um quarto de casal, uma sala e uma cozinha. Trata-se de um espaço romântico, decorado cuidadosamente com mobiliário rústico, conforme a saudável vida do campo.
Nestas construções, podemos ver “Os jardins, os salões, os quartos, o mobiliário do século XIX… Tudo cuidado com o máximo de pormenor, porque tudo tem a sua própria dignidade, um orgulho humilde, que é o mesmo com que nos oferecem um copo de Vinho Verde ou sobremesas de um sabor tão único, tão próprio, que se podem dar ao luxo de fazer sem o adjetivo típico.” A riqueza destes locais é fascinante. O posicionamento, os detalhes que encantam são diversos, proporcionando momentos únicos. Podemos viver momentos singulares nestes espaços, como estar à lareira, numa biblioteca, passear pelos jardins, visitar uma vinícola ou decifrar o brasão da família.
Conheça alguns locais para passar uma estadia maravilhosa:
- Hotel em Lisboa entre os melhores da Europa
- É português o melhor Hotel Rural da Europa e do Mediterrâneo
- Vidago Palace já foi o hotel mais luxuoso de Portugal
O artigo
No artigo do Traveler, é possível ler:
“Para quem conhece o país e que quer ir mais longe, os pequenos-almoços e jantares nas salas de jantar dos Solares serão uma iguaria. Em termos gastronómicos e turísticos. Aqui, de repente, o exotismo é deflagrado em todos os lugares. Repousa sobre objetos de história centenária, cada um com o seu. Está na loiça, penetra com o vento fresco dos vales do rio Lima, repousa sob as videiras. É degustado nas compotas dessas mesmas árvores que nos dão sombra no jardim. Nos Solares tudo tem uma origem e uma intenção. Escrever sobre eles não oferece tanto a possibilidade de recriar nas descobertas, mas requer retribuir o carinho e o cuidado que seus anfitriões dão a cada momento.”
A monumentalidade dos edifícios é tão importante como a história dos sobrenomes dos seus proprietários. Em cada Solar, há uma história. Neles ainda vive a família, geralmente de origem aristocrática, que esteve na origem da fundação da propriedade. As linhagens destas famílias entrelaçam-se com as do país.
As suas origens são respeitadas e valorizadas, havendo consciência da importância do património que se encontra no local. Por isso, há o dever de preservá-lo e de partilhá-lo com o público.
Devido às dimensões dos Solares de Portugal e das suas quintas, ocorreu uma conversão destes espaços em hotéis. Esse momento aconteceu nos anos oitenta, sendo uma medida que permitiu restaurar os espaços e mantê-los como hoje se apresentam.
Todos os que visitam estes espaços contribuem para o objetivo de conservação do património. Visitar estes solares é fazer parte da história deles. Habitar por momentos em monumentos que são autênticas bandeiras da região onde se encontram.
Pode conferir o artigo original da Traveler, “Solares de Portugal, el exotismo de lo auténtico” (Solares de Portugal, o exotismo do autêntico), aqui.