O nosso país tem muitos destinos fantásticos para a realização de uma escapadinha. No entanto, poucos serão tão memoráveis como as Aldeias do Xisto. Há várias. Elas apresentam qualidades distintas. Uma das aldeias que se destaca é conhecida como “o Coração do Xisto”. Trata-se da aldeia de Sobral de São Miguel.
Nesta região exporta-se xisto para todo o mundo, mas a matéria-prima não se esgota por aqui. No que diz respeito ao património gastronómico, nesta aldeia pode-se provar desde ginja até pica de chouriço, bacalhau ou sardinhas, além do mel e do pão cozido em forno a lenha. Além disso, a aldeia ainda oferece um rico património cultural e artístico. Descubra os encantos da povoação Sobral de São Miguel, um destino mágico!
Sobral de São Miguel: o Coração do Xisto no Centro de Portugal
Sobral de São Miguel é uma aldeia encantadora que está situada no concelho da Covilhã. Esta aldeia do xisto pertence ao grupo da Serra do Açor. Há 27 aldeias do Xisto. Elas encontram-se situadas entre Castelo Branco e Coimbra. As aldeias estão dispersas num território que se estende entre o litoral e o interior de Portugal. As aldeias estão centralizadas em quatro zonas principais, ficando então distribuídas nas seguintes áreas: Serra da Lousã (12), Zêzere (6), Serra do Açor (5) e Tejo-Ocreza (4).
A Serra do Açor é a formação montanhosa, em xisto, mais elevada de Portugal Continental. Esta área alberga cinco Aldeias de Xisto, Benfeita, Aldeia das Dez; Fajão; Vila Cova de Alva e Sobral de S. Miguel. No território pertencente à área Serra do Açor, estão englobados os concelhos de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
Sobral de São Miguel apresenta-se como um dos maiores aglomerados de edifícios em xisto de Portugal. Por isso, esta povoação é apelidada de “coração do xisto”. Nesta aldeia, as casas em xisto encontram-se rebocadas e pintadas de branco. Por isso, o casario destaca-se na paisagem, sobressaindo por entre o verde que circunda as habitações.
As casas apresentam uma arquitetura simples. Tratam-se de casas tradicionais. As habitações em Sobral de São Miguel destacam-se devido aos seus balcões e varandas soalheiras, sendo comum elas serem sombreadas por videiras.
Esta aldeia é conhecida pelas suas três pontes. A Ponte do Caratão é a que se destaca. É a mais emblemática das três. Por esta construção, passava a Rota do Sal.
Quando visitar esta Aldeia do Xisto, poderá verificar que existe uma gastronomia de qualidade. A ginja é um produto que costuma acompanhar os petiscos, como pica de chouriço, sardinha ou bacalhau, mel e pão de forno a lenha.
Existe ainda a Casa-Museu João dos Santos, onde poderá encontrar várias peças expostas que retratam o quotidiano dos antigos habitantes de Sobral de São Miguel. Por isso, é uma das paragens obrigatórias.
A Igreja Matriz, um templo de reboco branco, é uma atração imperdível. Esta construção religiosa encanta todos os seus visitantes. A Igreja Matriz de Sobral de S. Miguel foi alvo de obras de ampliação realizadas em 1933. A sua torre sineira foi erguida no ano de 1937.
A antiga Escola Primária foi resultado do “Plano dos Centenários” do Estado Novo. A antiga escola tem dois pisos, o que indicia que por aqui existiu uma significativa população escolar.
Aproveite e visite também a Capela de Santa Bárbara, construída em homenagem a Santa Bárbara, tendo sido mandada erigir pelos mineiros em 1938, quando a exploração do volfrâmio era a ocupação de muitas pessoas e a grandeza de apenas alguns… A capela está presente num dos pontos mais elevados da aldeia, já em zona periférica. Foi edificada em 1940.
Existe também a Eira, no local onde confluem as duas ribeiras. Elas originam a Ribeira do Porsim que atravessa a aldeia. Um afloramento de xisto que apresenta superfície aplanada foi sempre usado para secar e descascar alguns dos produtos vindos dos campos. Próximo à eira poderá encontrar o tronco de ferrar, um equipamento usado para imobilizar as bestas, enquanto eram ferradas.
Existem ainda dois locais muito agradáveis, como o fontanário, um elemento encantador que se encontra no Largo do Cabecinho, à entrada da aldeia, e a Fonte do Caratão, também conhecida como Fonte da Ponte, construída em 1900. Estes são locais muito pitorescos que valem a pena ser visitados.
Leia também:
- As 12 apaixonantes aldeias de xisto da Serra da Lousã
- 5 trilhos para fazer e descobrir as Aldeias do Xisto
- 10 das aldeias mais belas do centro de Portugal
Para conhecer verdadeiramente a essência desta aldeia, é necessário perder-se nas suas quelhas e ruas inclinadas, contemplar o casario e testemunhar o percurso que acompanha as curvas da Ribeira do Posim. Passear nas ruas de Sobral de São Miguel equivale a viajar no tempo devido aos encantos da povoação que mantem a magia de outras eras. Aproveite ainda para passar na zona balnear da aldeia. Nos dias quentes de verão, este espaço é imperdível e inevitável. Por aqui, poderá combater o calor, mergulhando nas refrescantes águas cristalinas.
O cenário natural desta região é tão deslumbrante que nos convida a passeios exploratórios. Parta à descoberta e conheça o trilho “Caminho do Xisto de Sobral de São Miguel”. O percurso tem cerca de 8 km de extensão. Ao longo do trilho, viverá uma experiência memorável, até pela surpresa que ele guarda. A cascata do Vale das Vacas é uma queda de água que se revela uma autêntica maravilha natural, imperdível!