Sintra eleita uma das Maravilhas do Mundo pelo Lonely Planet. Sintra é um tesouro que Portugal possui e cujo brilho das suas joias atinge o mundo inteiro. Muitos ficam extremamente inspirados por esta bela vila. Vergílio Ferreira, em Louvar Amar, descreve: “Sintra é o único lugar do país em que a História se fez jardim. Porque toda a sua legenda converge para aí e os seus próprios monumentos falam menos do passado do que de um enterro presente de verdura”.
Também o famoso compositor, Richard Strauss, descreve Sintra nas seguintes palavras: “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto, e nunca vi nada, nada, que valha a Pena. É a coisa mais bela que tenho visto. Este é o verdadeiro jardim de Klingsor e, lá no alto, está o Castelo do Santo Graal”.
O historiador, escritor e poeta britânico Robert Southey (1774-1843) afirmou: “Nunca presenciei vista que destruísse tão completamente o desejo de viajar. Se eu tivesse nascido em Sintra, julgo que nada haveria que me tentasse a abandonar as suas sombras deliciosas e a atravessar a terrível aridez que as separa do mundo”.
Além destas palavras que demonstram que Sintra encanta portugueses e estrangeiros, há ainda revistas internacionais de referência que se mostram rendidas aos encantos de Sintra. Veja Lonely Planet elege Sintra como uma das ‘Maravilhas do Mundo’.
Leia também: A Quinta da Regaleira como nunca viu: 29 fotos mágicas
Sintra eleita uma das Maravilhas do Mundo
A fonte
No total, foram escolhidas “101 paisagens maravilhosas”. Portanto, são mais de 100 maravilhas presentes na obra “Wonders of the World” da Lonely Planet.
A fonte é de enorme relevância, pois a Lonely Planet é, na verdade, a maior editora de guias de viagem do mundo! Esta integra o grupo da BBC (British Broadcasting Corporation) Worldwide.
‘Lonely Planet’s Wonders of the World’
“Wonders of the World” tem edição em papel e online. Portanto, pode ser encontrada nas bancas, mas também pode ser lida online. Esta edição em particular visa inspirar os viajantes a escolher as suas viagens para 2020. Esta edição conta com 368 páginas.
A próxima edição do livro “Wonders of the World” só está marcada para 2024. Portanto, Sintra estará a maravilhar o mundo por mais alguns anos…
Maravilhas
Sintra integra uma lista da influente editora de guias de viagens. São «101 paisagens maravilhosas». Todos nós sabemos que não faltam razões para elogiar Sintra. Nesta edição de “Wonders of the World”, Sintra é colocada ao lado de maravilhas como a interminável Grande Muralha da China, as famosas Pirâmides do Egipto, o mítico Monte Kilimanjaro (Tanzânia), a Grande Barreira do Coral (Austrália), o Mt. Saint-Michel (França), Capadocia (Turquia), Stonehenge (Inglaterra), a Capela Sistina (Vaticano) e outros locais icónicos. Algo que por si só é bastante elogioso.
Nesta obra, são propostas as melhores formas de visitar estas maravilhas e ainda há propostas de acordo com a carteira, com diferentes orçamentos.
Sintra
Mas no livro ‘Lonely Planet’s Wonders of the World’, Sintra viu ser-lhe dedicadas muitas palavras que apresentam a cidade como parecendo “saída de um conto de fadas”. Entre as razões para visitar a cidade de Sintra, estão naturalmente o encantador Palácio Nacional da Pena (a página com a Pena é uma prova de que esta é como a joia mais valiosa de um vasto tesouro) ou a memorável Quinta da Regaleira.
Leia também: A História do Castelo dos Mouros
No entanto, na ‘Lonely Planet’s Wonders of the World’, foram feitos outros destaques, pois a beleza natural da cidade é enaltecida, nomeadamente as montanhas e as florestas e as vistas de «tirar o fôlego». Sendo Portugal um destino tendência nos últimos anos, é recomendado a quem aterra em Lisboa fazer um desvio até Sintra, pois esta é uma «viagem obrigatória».
Elogios
Entre os diversos elogios presentes na obra da Lonely Planet, podemos encontrar “com as suas montanhas ondulantes, florestas orvalhadas cheias de fetos e líquenes, jardins exóticos e palácios reluzentes, a vila de Sintra parece saída de um conto de fadas”.
Num cenário em que a paisagem encanta (“Quando as nuvens se afastam, as vistas sobre a colina pontilhada por palácios e o vale, e até ao brilhante Atlântico são, como a subida, de tirar o fôlego”) e onde se evidenciam as casas históricas em tons pastel e as colinas “que se desenrolam até ao Atlântico”.
No artigo é ainda destacado o Património Mundial da UNESCO, sendo bem complementado com roteiros na região de Lisboa e ainda com sugestões de dormidas e de comidas (entre eles estão espaços como: Sintra 1012 Boutique Guest House, no Moon Hill Hostel e no Villa Mira Longa; e comer no Nau Palatina, no Incomum By Luís Santos e no Café Saudade).
Vídeo de: Taylor Moore
Estive em Sintra e fiquei.apaixonada!!!! Realmente é uma cidade. Belissima!!!