Não é necessário ser uma pessoa religiosa para se deixar fascinar pela Igreja de Nossa Senhora da Lapa. Esta construção é também conhecida por Capela de Nossa Senhora da Lapa ou por Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Este espaço é muito mais do que um local de devoção. Esta construção religiosa, presente em Vieira do Minho, é um espaço icónico, uma construção invulgar que atrai muitos curiosos.
A história desta capela merece ser descoberta… Além de ser um lugar de paz e espiritualidade, de fé e de devoção, é um espaço de uma beleza verdadeiramente impressionante.
Santuário de Nossa Senhora da Lapa, uma construção estranha no Norte de Portugal
Esta invulgar construção encontra-se presente em Vieira do Minho, localizada num concelho situado no distrito de Braga. Logo, é uma pérola turística da Região Norte. Vieira do Minho encontra-se limitado a norte pelas Terras de Bouro. Apresenta Póvoa do Lanhoso a oeste, estando Fafe a sul, Cabeceiras de Basto a sudeste e Montalegre a este. Portanto, o cenário local é de grande beleza.
A descrição da localização permite-nos concluir que se trata de um destino onde a paisagem é verdadeiramente deslumbrante. A riqueza natural deste lugar é verdadeiramente impressionante. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um lugar único no país, reconhecido como um verdadeiro paraíso com muitas atrações.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa
Esta construção religiosa é uma das melhores atrações da região e está situada no monte de Penamourinha, que se situa na freguesia de Soutelo.
A lapa é uma pedra de granito, que permite formar uma gruta. Por se encontrar protegida, a gruta serviu como refúgio. Segundo os locais, a imagem de Nossa Senhora terá sido trazida por religiosos que fugiam a Al Mansor, que se tratava de um general mouro que na época era considerado um verdadeiro terror, alguém que terá martirizado diversos cristãos.
A imagem de Nossa Senhora foi escondida no século X. Contudo, terá sido encontrada por uma menina séculos mais tarde. A rapariga que encontrou a imagem foi uma pastora muda, Joana.
Ao recuperar a imagem, ela recuperou a fala! A pequena pastorinha encontrou a imagem de Nossa Senhora da Lapa, por baixo de uma rocha. Essa notícia espalhou-se rapidamente e iniciaram-se as romarias ao local. Um hábito que passou a repetir-se anualmente, no início de junho. No entanto, o acesso ao local era muito difícil nessa época.
No registo feito a uma das primeiras peregrinações realizadas ao local contaram-se mais de 500 pessoas. Por isso, o padre Rodrigues Ramos ordenou a construção de um altar no sítio onde atualmente se encontra a capela e onde, supostamente, a imagem de Nossa Senhora terá aparecido.
Posteriormente, em 1694, um casal da zona mais abastado decidiu mandar construir a capela tal como a conhecemos, devido ao contínuo crescimento do número de devotos. Havia a necessidade de apetrechar o local com melhores condições.
Foi feito um aproveitamento de parte das rochas graníticas, o que deu origem a um templo muito singelo, mas verdadeiramente arrebatador.
A origem da Capela da Senhora da Lapa remonta ao século XVII. A capela foi construída em 1694. Foi a pedido de João Gonçalves e de Margarida da Silva, sua esposa, que esta capela foi construída.
Contudo, na porta da entrada da capela, ela está datada de 1898. No teto da capela, encontram-se gravadas várias inscrições. A história do santuário foi escrita em 1851, pelo Padre José Maria Machado e está apresentada no quadro encaixilhado.
A Capela da Senhora da Lapa é seguramente a construção religiosa mais estranha de Portugal. Este é um templo com um aspeto bem diferente do tradicional. Apesar do aspeto bizarro, revela-se uma construção encantadora e surpreendente.
Esta construção religiosa prima pela originalidade. É muito diferente das tradicionais capelas. A Capela Nossa Senhora da Lapa encontra-se edificada no interior de um penedo. Por mais estranho que pareça, essa insólita localização contribui para lhe dar uma aparência distinta. Ela é única em Portugal e no mundo.
Esta é uma capela “sui generis”. Trata-se da construção religiosa mais curiosa de Portugal. Deve ser visitada com calma, para que se possa contemplar toda a beleza deste templo esculpido na pedra.
A capela foi construída numa gruta, encontrando-se mesmo por baixo de um bloco granítico no monte de Penamourinho. A sua singularidade faz com que este seja reconhecido como um dos santuários mais importantes da Europa.
No seu interior, podemos ver a frase: rogai por nós consoladora dos aflitos rainha dos anjos, estrela da manhã.
Nas proximidades deste templo, existem outras atrações nomeadamente um coreto, diversas fontes, destacando-se ainda um miradouro e as instalações que concedem apoio no momento da romaria anual (que ocorre no segundo domingo de julho).
Atualmente, o acesso ao local está muito melhor. Contudo, continua a ser realizado por estradas apertadas e muito íngremes. Por isso, acaba por dificultar a deslocação de mais pessoas.
Bom dia a todos.
Confesso que fui “induzida em erro”, quando vi o titulo deste artigo. Pensei tratar-se do Santuário da Lapa, situado no Concelho de Sernancelhe. A história contada coincide, os pormenores também, mas a data deste, o de Sernancelhe, é bem mais antiga: 1498. Pelas informações que me chegaram, este Santuário era muito visitado por peregrinos que vinham do Minho. Talvez seja esse o “elo de ligação” entre ambos, e a razão por terem construído outro em Vieira do Minho, que ficasse mais próximo desses devotos de Nossa Senhora da Lapa. Outra “coincidencia” prende-se com o facto de “uma lapa” – penedo em granito- ter sido utilizado na construção da própria igreja.
Eu sou Guia Interprete Nacional, interesso-me “por estas coisas do Património”, tentando descobrir coisas novas, bem como certificar-me da veracidade das informações publicadas. Por esse motivo, escrevo esta mensagem, com o objetivo “repor a verdade”, ou como se diz na minha Terra ” o seu a seu dono”…
Eu própria vou indagar, tentar descobrir “a verdade” e se, realmente, existe alguma ligação entre ambos.
Eu conheço o Santuário da Lapa de Sernancelhe.
Desde já grata pela atenção,
Ana Paula Jesus