Saiba quantas chávenas de café pode beber. Esta popular bebida está associada a diversos benefícios para a saúde, desde que seja bebida com moderação!
Habitualmente, nas rotinas do dia, há espaço para um banho, lavagem dos dentes, necessidades fisiológicas, pequeno almoço, entre outros momentos.
Não sendo necessariamente por esta ordem, estão presentes nas rotinas da grande maioria das pessoas.
Mas, a estes momentos, há outro hábito que muitos partilham: beber café. Esta popular bebida está associada a diversos benefícios para a saúde, se for bebido regularmente e com moderação.
Mas o que é isso de moderação?
Saiba quantas chávenas de café pode beber por dia
O café
O café é uma bebida especial que deve ser consumida com moderação, para revelar os seus preciosos efeitos. Ela pode ser extremamente benéfica para o corpo e para a saúde.
Esta bebida é uma das bebidas mais consumidas e populares em todo o mundo, sendo apenas superada pela água.
Benefícios
Quando o café é ingerido com moderação, está na origem de uma série de benefícios para a saúde. Entre os benefícios mais populares desta bebida tão especial, estão o seu contributo para a proteção do coração. Esta bebida rica em antioxidantes e estimulantes ajuda a prevenir e combater o cansaço crónico e também ajuda a impedir o desenvolvimento de certas doenças, nomeadamente determinados tipos de cancro.
Moderação
De acordo com a ABC, as mulheres grávidas podem beber até três chávenas de café por dia. Mas qual será a quantidade recomendada para o adulto comum?
A investigadora Marta Ros disse à ABC que: “De acordo com um estudo recentemente publicado no American Journal of Clinical Nutrition, beber uma quantidade superior a seis chávenas por dia pode revelar-se prejudicial à saúde pois, de acordo com os seus dados, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares em até 22%!”
Por definir
Kenneth Fung, investigador da Queen Mary University of London, em Inglaterra, revelou que beber quantidades elevadas de café não faz mal às artérias. Na investigação, houve participantes que beberam até 25 chávenas por dia.
O investigador defendeu assim que: “Queremos estudar essas pessoas com mais detalhes no nosso trabalho futuro para ajudar a recomendar níveis seguros de consumo.”
Cafeína
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que se consuma no máximo 400 mg de cafeína por dia. Uma chávena de café expresso contém entre 80mg a 125 mg de cafeína. Portanto, superar as 6 chávenas de café por dia é correr riscos elevados.
Há outros produtos que contêm cafeína (como chocolates, chás, refrigerantes, bebidas energéticas, medicamentos, suplementos alimentares) que podem contribuir para aumentar o consumo dessa substância. Portanto, convém estar atento aos rótulos para não cair no exagero.
Recomendação
Assim, como há muitos produtos a conter cafeína, revela-se sensato reduzir ao máximo o consumo de cafés expresso. Para quem gosta do sabor a café, pode integrá-lo em diferentes receitas. Como, por exemplo, num delicioso pudim de café.
Receita de Pudim de Chocolate com Café
Ingredientes
– 3 ovos
– 1 lata leite condensado
– 400ml leite integral
– 1 c. de sopa com de café solúvel
Para a Calda
6 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparação
– Pré-aqueça o forno e coloque-o à temperatura de 180º C.
– Comece por fazer a calda de açúcar na própria forma de pudim.
– Balance a forma de pudim para que a calda fique distribuída, presente em toda a forma. Reserve a forma.
– Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos.
– Coloque na forma o preparado.
– Tape a forma com papel de alumínio.
– Leve ao forno, em banho-maria, por 45 minutos.
– Depois, retire e espere até esfriar.
– Só depois desenforme.
– Sirva o seu pudim com decoração a gosto.