O Gerês é um destino fantástico. Conjuga Natureza, história, cultura e beleza! Confira o guia essencial para uma visita de sonho ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O Gerês esconde inúmeras atrações. Por muitas visitas que se façam, há sempre algo que permanece secreto. Os seus pontos de interesse são tantos que facilmente nos consegue surpreender. Realizar uma escapadinha no Gerês revela-se assim a oportunidade de conhecer este destino que apaixona os amantes da Natureza.
Além da beleza natural do Gerês, há um património histórico e cultural precioso neste território. Contudo, existindo tantas solicitações, convém que se crie um programa perfeito para uma escapadinha, de forma a assegurar que se retira o máximo da experiência.
O Gerês é uma região cheia de tradições, com histórias ancestrais e lendas que merecem ser descobertas. Há trilhos que nos indicam o que de melhor é possível ver no Gerês. A riqueza é tanta que o Gerês se revelou um destino imperdível, quer esteja a viajar com amigos, quer em família. Todos vão gostar de explorar o Gerês.
Roteiro para uma visita de sonho ao Parque Nacional da Peneda-Gerês
Todos os roteiros criados para o Gerês são ótimos e insuficientes. A beleza do local é tanta que será sempre escasso o que é referido. Sempre que se escolhe algo, há algo de igual valor que é preterido.
No entanto, iremos apresentar dois roteiros, um mais centrado na beleza natural das atrações identificadas ou no contexto que as envolve. O outro roteiro está mais centrado nas atrações que revelam a importância histórica de determinados monumentos.
Roteiro Natural
Realizar passeios revela-se a melhor forma de contemplar a beleza natural da região. Uma experiência que permite observar in loco a riqueza da fauna e da flora existentes no Gerês.
Existem algumas atrações que são locais de passagem obrigatória. De rios a cascatas, não faltam atrações imperdíveis.
Barragem da Caniçada
A Barragem da Caniçada está situada nos concelhos de Terras de Bouro e de Vieira do Minho, presente na bacia hidrográfica do rio Cávado, no norte de Portugal.
Barragem de Vilarinho de Furnas
A Barragem Vilarinho das Furnas está localizada no concelho de Terras de Bouro. Foi inaugurada a 21 de maio de 1972 e tem uma altura de 94 m.
Outras barragens interessantes: Barragem da Paradela, Barragem do Alto Lindoso e Barragem de Cabril.
Malta de Albergaria
A Mata de Albergaria é considerada uma atração imperdível do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Trata-se de um dos bosques mais representativos dos carvalhais galaico-portugueses.
Rio Arado e Pedra Bela
A beleza do Rio Arado é mítica. A experiência de contemplar o cenário torna-se mágica quando é vista do miradouro de Pedra Bela.
As “Cascatas do Tahiti”
As Cascatas Fecha de Barjas (como também são conhecidas as Cascatas do Tahiti) são formadas pelas águas do rio Arado. A sua beleza atrai diversos visitantes.
Bosque de Carvalho Alvarinho e Bosque de Carvalho Negral
Dois bosques que encantam todos os que têm a oportunidade de os visitar.
“Torneros”, uma banheira de água quente
Esta atração está presente na parte espanhola do Gerês (Xerez).
Ponte da Misarela
A Ponte da Misarela está presente sobre o rio Rabagão, a cerca de 1 km da sua foz, no rio Cávado, na freguesia de Ferral. É uma atração que origina uma lenda mítica.
Aldeia submersa de Vilarinho das Furnas
Vilarinho das Furnas chegou a ser uma aldeia comunitária. As suas origens perdem-se nas brumas da memória. A aldeia ficou submersa pelas águas do Rio Homem, em 1971.
A Cascata da Portela do Homem
Esta é uma das mais famosas cascatas do Parque Nacional Gerês-Peneda. A Cascata da Portela do Homem está localizada a apenas 50 metros da estrada N308-1.
Leia também:
- 4 lagoas na Peneda-Gerês que são obrigatórias
- As melhores praias fluviais do Norte: 11 praias fantásticas!
- As 5 melhores praias fluviais do Alqueva
Roteiro Cultural
O património cultural do Gerês é riquíssimo. Há uma riqueza histórica relevante e muitas tradições que importa conhecer. Por isso, deve traçar um mapa com alguns dos locais que considera imperdíveis.
Reunimos algumas sugestões do que não pode deixar de visitar, se realizar uma escapadinha no Gerês.
São Bento da Porta Aberta
Este é o segundo maior santuário português. O santuário de S. Bento da Porta Aberta atrai todos os anos centenas de milhares de peregrinos.
Santuário da Nossa Senhora da Abadia
Este santuário mariano destaca-se na paisagem idílica do Gerês. O Santuário da Nossa Senhora da Abadia é o santuário mariano mais antigo de Portugal.
Torre Medieval de Dornelos
Esta torre medieval revela-se uma atração imperdível. Um exemplo da riqueza histórica que subsiste pelo Gerês.
Santa Maria de Bouro
Santa Maria do Bouro é uma freguesia portuguesa presente no município de Amares.
Estrada romana
Este troço da via romana atravessa o Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Via de Geira partia de Bracara Augusta, prosseguia o percurso, atravessando o Gerês, passando pela Portela do Homem e terminava em Asturica Augusta, numa distância total de 320 km.
Atividades tradicionais
No momento de desenhar os roteiros, deve incluir algumas das atividades tradicionais que fazem parte da história do Gerês, nomeadamente: a cestaria, o artesanato regional, a tamancaria, os bordados e a tecelagem em lã e linho.
Gastronomia
A oferta gastronómica local é rica e espelha muito da qualidade dos produtos locais. A comida que poderá encontrar será sempre deliciosa, independentemente dos espaços que escolha.
Há pratos típicos imperdíveis, nomeadamente carne de cabrito, bifes de presunto, enchidos, broa centeia e broa milha. Além das refeições principais, que conquistam todos, pode experimentar os doces típicos da região, nomeadamente o bucho doce e a sopa seca de pão duro.
Relaxamento
O roteiro pode terminar da melhor forma, se a conclusão for realizada nas Termas do Gerês. Explorar a riqueza do Gerês é uma aventura cansativa. Por isso, se terminar o roteiro neste espaço, pode reservar para si um momento de relaxamento que é bem merecido!…