Aventure-se nesta atração lisboeta única, o Parque Eduardo VII. Conheça um roteiro fantástico e obrigatório. O Parque Eduardo VII é uma referência da cidade de Lisboa. Muitos desconhecem que esta atração começou por chamar-se Parque da Liberdade. No entanto, em 1903, o parque foi rebatizado com este nome, após o rei de Inglaterra Eduardo VII ter visitado Lisboa.
Fique a conhecer algumas curiosidades sobre este local icónico da capital. Aventure-se nesta atração lisboeta única, o Parque Eduardo VII. Conheça um roteiro fantástico.
Parque Eduardo VII, um guia para uma experiência singular!
1 – O projeto
O formato retangular atual do Parque deve-se a um projeto de Keil do Amaral. O Parque Eduardo VII foi construído em meados do século passado. A sua construção levou à eliminação de um grande lago presente junto ao Marquês de Pombal.
2 – O tamanho
Este é o maior espaço verde do centro da cidade de Lisboa. Atualmente, o Parque Eduardo VII ocupa cerca de 25 hectares. A maioria do espaço apresenta zonas verdes extensas, arborizadas.
Neste Parque, podemos encontrar diversas estátuas, havendo outras atrações, como um miradouro, um parque infantil, zonas de merendas, o Pavilhão Carlos Lopes e a Estufa Fria.
3 – Estufa Fria
Este espaço é considerado um dos locais mais calmos e aprazíveis da capital. Por aqui, encontrará um espaço cheio de pequenos lagos e cascatas e poderá ainda descobrir grutas escondidas e até estátuas.
As plantas não necessitam de aquecimento. No oásis que encontra por aqui vivem espécies de diferentes proveniências, nomeadamente: China, Austrália, México, Peru, Brasil, Antilhas ou Península da Coreia, entre outras.
4 – Outras estufas
No mesmo espaço, também há uma Estufa Quente. Esta estufa tem uma cobertura em vidro que permite o aquecimento do ar. O cafeeiro, a mangueira e a bananeira são algumas das atrações que encontrará por aqui.
Podemos ainda destacar a Estufa Doce, um espaço surpreendente, menor e mais discreto. Trata-se do local onde os catos vivem.
5 – Jardim Amália Rodrigues
Este espaço foi inaugurado em 1996. Originalmente, ele teve o nome Alto do Parque. Em 2000, o jardim foi renomeado como forma de homenagem à diva do Fado. Este jardim está presente junto ao miradouro. Por isso, este espaço encontra-se num plano ligeiramente mais elevado e possibilita as mesmas vistas que o miradouro.
Este jardim apresenta-se em forma de anfiteatro e tem relva e bancos, havendo várias zonas de descanso e relaxamento. Os pequenos bancos convidam a momentos de pausa e de contemplação.
6 – Miradouro do Parque Eduardo VII
O Miradouro está presente no alto do parque. Este local oferece vistas incríveis sobre a capital. O cenário apresenta uma paisagem abrangente, do Marquês de Pombal à Avenida da Liberdade. O Tejo e a margem Sul são elementos que se destacam e encantam. Neste espaço, encontra-se um monumento feito em honra do 25 de abril e foi criado pelo escultor João Cutileiro.
7 – Pavilhão Carlos Lopes
Este espaço está presente a meio de encosta do Parque Eduardo VII. O Pavilhão foi construído em 1921, sendo uma construção que visou a exposição Internacional do Rio de Janeiro (1922). Na época, teve o nome de Pavilhão das Indústrias.
Dez anos mais tarde, ele passou a ocupar o atual espaço. Posteriormente, este local passou a ser destinado a atividades desportivas. Primeiro, teve a designação de Pavilhão dos Desportos.
No entanto, em 1984, o nome passou a ser o Pavilhão Carlos Lopes. Serviu como uma homenagem ao atleta que se tornou no primeiro português a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
8 – Praia do Parque
Só se consegue entrar nesta atração, se for agendada a presença com alguma antecedência. Este espaço é o local da moda na capital e está sempre cheio de gente. A girafa que decora o bar principal é uma atração do espaço.
Se está por Lisboa, deixamos algumas sugestões para si:
- 10 praias fluviais perto de Lisboa vai querer conhecer
- 10 das melhores hamburguerias de Lisboa
- Os 3 passadiços mais bonitos perto de Lisboa
9 – Parque Infantil
Este espaço encontra-se entre a Estufa Fria e o Clube VII. Este é um dos parques infantis mais agradáveis da capital. A própria Madonna chegou a passear com os filhos neste local.
Aqui, encontram-se vários equipamentos destinados a dar alegrias aos mais novos, nomeadamente baloiços, um slide ou um escorrega. Neste local, também se encontra uma zona de mesas para piqueniques e uma pequena esplanada.
10 – Restaurante Eleven
Joachim Kelper é o homem que comanda a cozinha do Eleven. Este Chef estrelado proporciona experiências memoráveis neste restaurante com uma ementa gourmet de alta qualidade. O Eleven está presente no topo deste parque. A comida maravilha a boca, enquanto as vistas, que se estendem até ao rio Tejo, deslumbram os olhos.
Morada: Rua Marquês da Fronteira (Jardim Amália Rodrigues)
Horário:
- Segunda-feira das 11h às 23h
- De terça-feira a sábado, das 12h30 às 15, e das 19h30 às 23h