Há belezas escondidas em Portugal. Os aventureiros podem viver experiências bastante interessantes, enquanto se desvenda o Rio Paiva. Neste destino imperdível, pode descobrir a imensa beleza de um rio especial. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor neste espaço geográfico. Deixe-se deslumbrar com as fantásticas paisagens que circundam o rio mais belo de Portugal. A majestade do Rio Paiva apresenta-se como um tesouro natural único, um paraíso para ser explorado sem receios.
A beleza natural do nosso país é notável. Há diversos motivos para explorar Portugal. São muitos encantos que deixam portugueses e estrangeiros rendidos, como os rios, que são particularmente populares no verão, mas que são fascinantes o ano todo. Um desses rios memoráveis é o Rio Paiva, tido por muitos como o mais belo.
Rio Paiva: um dos mais belos rios de Portugal
No concelho de Arouca, os principais cursos de água são os rios: Arda, Paiva, Paivó, Caima, Urtigosa, Ardena, Inha, Insua, destacando-se ainda as ribeiras de Moldes, de Rio de Frades e da Aguieira.
Entre estes cursos de água, o mais belo é também o mais caudaloso. O Rio Paiva tem 110 km e é o maior rio entre estes. Ele apresenta-se como um rio de montanha típico. As águas do Rio Paica correm bravas junto de abruptos desfiladeiros. Nas proximidades, é possível apreciar a calmaria das águas deste rio.
O troço inconstante do rio proporciona-nos a oportunidade de conhecer as suas praias fluviais. Ao longo do sinuoso trajeto do Rio Paiva, ninguém fica indiferente às praias fluviais que apresentam uma beleza singular e um contacto distinto com a Natureza.
Nos dias quentes da primavera e do verão, estas praias tornam-se espaços de excelência para quem procura experiências distintas, como piqueniques ou passeios em família.
Contudo, como nem todas as praias fluviais se encontram vigiadas, convém ter cuidados redobrados, porque nestas praias as correntes podem mudar num ápice. Mesmo assim, muitas pessoas não resistem em estender a toalha numa das numerosas praias fluviais.
Praia fluvial do Areinho
Coordenadas GPS: 40.952720, -8.176456
Está presente no Areinho, freguesia de Canelas. Este é um lugar perfeito para um banho refrescante nos intensos dias de calor do verão. Por aqui, pode realizar várias atividades radicais (canoagem, rafting, outras). Esta praia tem infraestruturas de apoio e conta com a vigilância de 2 nadadores-salvadores.
Praia fluvial da Espiunca
As Coordenadas GPS são 40.993339, -8.212753
Este paraíso está presente do lado esquerdo da ponte da Espiunca, de quem vem de Arouca. A praia fluvial da Espiunca é uma das praias atravessadas pelos Passadiços do Paiva. Por aqui, encontrará um bar com esplanada que assegurara momentos de descanso.
Praia fluvial do Vau
Coordenadas GPS: 40.934808, -8.174480.
Esta praia está presente na freguesia de Canelas, Arouca. A praia fluvial do Vau foi incorporada no percurso dos Passadiços do Paiva. O Bar de apoio à praia permite-nos descansar por uns momentos e recarregar baterias.
No entanto, nada melhor que tomar um banho fresco, antes de seguir viagem pelos Passadiços. Por aqui, não existem casas de banho.
Praia fluvial da Várzea
Coordenadas GPS: 41.027075, -8.239661
Esta praia é perfeita para ir a banhos. Está presente no Lugar da Várzea, em Bairros, Castelo de Paiva. As suas águas são calmas.
O Arouca Geoparque é um destino especial para quem tem espírito aventureiro. Há diversas atrações neste local de uma beleza deslumbrante. O Rio Paiva merece papel de estrela neste Arouca Geoparque que apresenta dezenas de geossítios, destacando-se ainda um passadiço e uma ponte pedonal.
Os passadiços do rio Paiva permitem-nos constatar toda a beleza deste destino de sonho. Foram um dos primeiros equipamentos deste género em Portugal e inspiraram muito dos outros que foram implantados no país.
Os Passadiços do Paiva estendem-se ao longo de 8,6 km pela margem esquerda do rio, num percurso repleto de encantos que vai desde a Praia do Areinho até Espiunca. Esta infraestrutura é reconhecida internacionalmente e já foi galardoada pelos óscares do turismo mundial.
Vivenciar a experiência de atravessar a recente, mas já mítica “516 Arouca”, não é para todos, só para os mais corajosos. A ponte pedonal está suspensa e é transparente. Por isso, atravessá-la representa estar a pairar, a 170 metros de altura!
A adrenalina e o medo misturam-se, mas ter a coragem para atravessá-la permite-nos testemunhar parte das belezas naturais do vale do Paiva. Esta é uma experiência única e memorável.
É na serra de Leomil que este rio nasce, mais precisamente no concelho de Moimenta da Beira, a 1000 metros de altitude. O Rio Paiva desagua no rio Douro, na margem esquerda, em Castelo de Paiva.
As águas do Rio Paiva são consideradas das menos poluídas da Europa. Além disso, estas águas desempenham um papel importante e providenciam uma fauna piscícola abundante. O rio integra a região noroeste do território que foi classificado pela UNESCO como Arouca Geoparque, num espaço que vai desde Meitriz até Espiunca.
Atualmente, o principal foco turístico do Arouca Geoparque é o vale do Paiva. Neste espaço, poderá visitar um património natural biótico e abiótico singular e com reconhecimento internacional.
Por aqui, poderá ficar a conhecer atrações imperdíveis, tais como os estratos de quartzito verticalizados da “Livraria do Paiva” (presentes em Janarde) ou o “Sítio de Mira Paiva” e os “icnofósseis de Cabanas Longas”, localizados junto da povoação de Paradinha.
Visite o melhor que Arouca tem para oferecer:
- Atreva-se na ponte suspensa nos Passadiços do Paiva, em Arouca
- Minas de Regoufe: aliados e nazis na busca de volfrâmio em Arouca
- 15 fantásticos locais para visitar em Arouca
A ponte do Paiva permite-nos visitar mais cinco geossítios de referência. São eles:
- “Garganta do Paiva”
- “Cascata das Aguieiras”
- “Praia Fluvial do Vau”
- “Gola do Salto”
- “Ocorrências geotectónicas de Espiunca”.