Conheça a aldeia de Rio de Onor e prepare-se para viver uma experiência absolutamente memorável.
A aldeia Rio de Onor revela-se um destino fantástico para uma escapadinha. Esta aldeia tem toda a tranquilidade que as famílias que querem fugir da agitação das grandes cidades necessitam.
A beleza natural do local onde esta aldeia se encontra deslumbra qualquer um. O cenário de grande serenidade é convidativo à reflexão, à contemplação. Além do silêncio e do sossego em Rio de Onor, há ainda diversas atrações que tornam esta aldeia particularmente encantadora.
Fique a conhecer algumas das razões que justificam uma visita a esta aldeia que ficará na sua memória.
Rio de Onor, a aldeia comunitária encantadora
Localização
Esta aldeia encontra-se inserida no Parque Natural de Montesinho. Rio de Onor é uma aldeia fronteiriça, que está presente no concelho de Bragança e é atravessada pela fronteira com Espanha.
Enquanto de um lado está Rio de Onor, do lado espanhol encontra-se Rihonor de Castilla. Sobre Rio de Onor, que é atravessada pela fronteira com Espanha, é comum dizer-se “uma aldeia, dois países”!
Características
Esta aldeia é conhecida pelas casas típicas serranas em xisto com varandas alpendradas. As casas enquadram-se perfeitamente na paisagem, contribuindo para um cenário memorável.
Tradicionalmente, as casas de Rio de Onor destacam-se por serem feitas numa construção em altura, com dois pisos. Enquanto o piso superior era usado para habitação, o piso térreo destas casas permitia guardar os animais e os produtos agrícolas.
Esta disposição das casas servia para usar o calor dos animais, que ajudava a aquecer o piso superior. Uma estratégia que tornava mais confortável estar nas casas durante os meses frios de inverno. A aldeia é atravessada pelo Rio que torna a beleza da aldeia ainda mais significativa.
As pessoas como mais-valia
O Comunitarismo é identidade de Rio de Onor. Esta aldeia tem fortes raízes comunitárias. O maior património desta aldeia está nos seus habitantes que apresentam um coração comunitário que nos conquista.
Estas pessoas fazem do seu quotidiano uma lição de vida e de empatia. Outra característica importante destas pessoas está no dialeto próprio que apresentam.
O dialeto é o rionorez, criado devido à proximidade com Rihonor de Castilla, a aldeia espanhola. Por tudo isso e muito mais, esta aldeia assegura uma experiência única e enriquecedora.
Curiosidades
Rio de Onor foi eleita a 7ª Maravilha de Portugal – aldeia em área protegida, em 2017. Por isso, o país sabe que esta é uma aldeia especial, reconhece-lhe as suas qualidades ímpares. É uma das mais emblemáticas aldeias do país.
Casa do Touro
A denominação Casa do Touro prende-se com o facto de, antigamente, ser o edifício que acolhia o touro comunitário da aldeia. Este espaço museológico foi inaugurado no final de 2018.
Casa do Touro é um espaço de visitação que se encontra inteiramente dedicado à história e cultura de Rio de Onor. O recurso a novas tecnologias permite uma experiência distinta sobre esta aldeia, representando um recuar no tempo.
A Casa do Touro encontra-se dividida em dois pisos. Este espaço trata temáticas como o comunitarismo, aborda a regência do Conselho, recorda o touro do povo e as festas dos rapazes. O recurso a novas tecnologias transporta-nos para essas realidades de outrora.
Desta forma, a Casa do Touro permite que todos os visitantes possam conhecer todos os pormenores que distinguem a aldeia de Rio de Onor de todas as outras aldeias. Os visitantes ficam a perceber que estão perante uma aldeia única.
Informação útil:
Horário:
De quarta a domingo, das 14h00 às 18h00.
Morada: Aldeia de Rio de Onor, 5300-821 Rio de Onor, Bragança.
Coordenadas GPS: 41.9386711-6.6159845
Carabelho
O “Carabelho” consiste numa fechadura tradicional das portas de madeira. Este tipo de fechadura muito rudimentar pode ser encontrada um pouco por todo o lado em Trás-os-Montes.
Contudo, em Rio de Onor, é quase uma regra. Existem carabelhos com vários feitios. O carabelho serve de instrumento para fechar as portas das lojas e currais. Como são muito fáceis de abrir, só é possível ver carabelhos em aldeias onde a confiança impera. Ao passear por esta aldeia, é possível ver estas fechaduras, sobretudo nas portas dos pisos térreos.
Forno e forja comunitários
Estes equipamentos eram partilhados pelos habitantes de Rio de Onor e Rihonor de Castilla. O forno e a forja ficam sensivelmente entre as duas povoações. Quando visitar Rio de Onor, não deixe de os procurar!
Igreja Paroquial de Guadramil / Igreja de São Vicente
A arquitetura religiosa desta igreja maneirista encanta. Trata-se de uma Igreja paroquial de planta longitudinal simples. A Igreja Paroquial de Guadramil apresenta-se com nave, capela-mor mais estreita e alta e sacristia no lado direito.
A Igreja é forrada a xisto no exterior, numa solução semelhante à da Igreja Paroquial de Montesinho. A Igreja está situada logo à entrada da aldeia, mais precisamente na margem direita do rio. Apresenta uma beleza tradicional. Apesar desta igreja não se encontrar num local alto, a sua torre sineira permite que seja vista em toda a aldeia.
A Ponte Romana
Esta é uma ponte encantadora que integra perfeitamente todo o ambiente pitoresco da aldeia. A ponte permite fazer a ligação entre os dois lados da aldeia passando sobre o rio Onor.
A Vara da Justiça
Embora formalmente sejam duas aldeias, elas sentem-se apenas como uma. O conselho local distribui tarefas e aplica multas, por isso as transgressões apontam-se na vara da justiça. Esta é uma tradição enraizada nesta aldeia, sendo preservada na memória das suas gentes.
A Vara da Justiça pode ser vista na administração rural, exercida por dois mordomos que foram designados pelo Conselho. Visa garantir o cumprimento das regras estabelecidas na aldeia. A Vara da Justiça permite o registo da aplicação das multas, frequentemente pagas em medidas de vinho ou azeite.
O que visitar nas proximidades
Rihonor de Castilla
Esta bela aldeia está presente no condado de Senabria. Esta aldeia pertence ao município de Pedralba de la Pradería, na província de Zamora, Espanha. Esta é uma aldeia que permite conhecer o outro lado de Rio de Onor, o lado espanhol.
Quer saber onde comer em Bragança?
Gastronomia local
A posta de vitela mirandesa é conhecida por ser suculenta e deliciosa, basta uma pitada de sal de tempero e brasas para estar no ponto certo, para ser servida. Os pratos de caça também são tradicionalmente confecionados ao lume em potes de ferro, que proporcionam estufados aromáticos e arrozes que fazem recordar as refeições da casa dos avós.
O porco bísaro, raça autóctone portuguesa que é oriunda da região de Trás-os-Montes, é uma carne de sabor bastante agradável. É desta raça que saem os melhores presuntos. O fumeiro local é produzido por mãos conhecedoras e curado em lareira tradicional, nomeadamente alheiras, chouriças, salpicões, presuntos, chouriços de mel.
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante O Trilho D’Onor
Morada: R. da Costa 1, 5300.
Contactos: +351 273 927 035.
“Bar da Associação”.
Morada: R. da Igreja, 5300-821.
Restaurante Lombada
Morada: R. das Touças, Bragança
Restaurante “O Careto”
Morada: Varge, 5300-412.
Quer saber onde pode dormir em Bragança?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa da Ponte Rio de Onor
Morada: Avenida Ponte do Porto 47, 4710-730, Portugal
Parque de Campismo Orbitur Rio Alto
Morada: EN 13 – Km 13, Lugar do Rio Alto, 4570-275 Póvoa de Varzim, Portugal
Contactos: +351 919 982 479 / [email protected].
Casa da Portela
Morada: 821, R. da Portela 7, 5300, Portugal
Contactos: +351 968 239 118 / [email protected].
Casa do Rio
Morada: Rua da Lagoa, n.º 7, 5300-821 Rio de Onor, Bragança, Portugal.
Casa de Onor
Morada: Aldeia de Rio de Onor, Rua Central Nº 34, 5300-582 Rio de Onor, Portugal.
Informação útil
Como chegar?
A aldeia de Rio de Onor está presente no extremo nordeste de Portugal, junto à fronteira com Espanha. Ao ter como referência a cidade do Porto, o melhor trajeto a realizar é seguir sempre pela A4 em direção a Bragança. Posteriormente, deve seguir pelas estradas EN218 e EN308. No total, são 235 km de viagem.
Posto de Turismo Municipal
Rua Abílio Beça, nº 105, 5300-011 Bragança
Contactos: 273 240 020 / [email protected]
Horário: 9h00-18h00, de segunda a domingo.
Leia também:
- Vilar de Mouros: a aldeia do Festival
- Vilarinho de Negrões, a aldeia que flutua
- Nos 15 locais mais surpreendentes da Europa está uma Aldeia Portuguesa
NCultura
Se leu “Rio de Onor, a aldeia comunitária encantadora” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…