3 remédios caseiros para combater a queda de cabelo. Tome nota! A queda de cabelo é um problema comum que pode ser resolvido com soluções naturais. Os produtos químicos, por vezes, resolvem problemas, mas podem danificar o cabelo a longo prazo. As soluções naturais são, normalmente, uma melhor opção para diversos problemas capilares.
A queda abundante de cabelo é um problema que pode afetar as pessoas, pois representa uma agressão à autoestima. Contudo, há remédios caseiros que se revelam uma solução fantástica para esse problema. Quer saber mais? Quer saber quais são esses remédios caseiros?
3 remédios caseiros para combater a queda de cabelo
Queda de cabelo
Há épocas do ano, nomeadamente o outono, em que é mais comum a queda de cabelo. Reverter a queda de cabelo pode parecer um sonho distante para muitas pessoas, mas há soluções reais e naturais para a queda de cabelo.
Leia também: Vinagre de maçã faz maravilhas pelos cabelos e pele. Tome nota!
O uso e abuso de produtos inadequados danificam a fibra capilar, levando a um processo de enfraquecimento que necessita de ser interrompido. Usar diariamente prancha ou champôs de fraca qualidade leva a cabelos secos e enfraquecidos. Os hábitos alimentares inadequados podem ser outra causa. Portanto, faça uma dieta equilibrada!
Aloé vera
A aloé vera pode ajudar a reverter a queda de cabelo. Pode aplicar diretamente a folha ou extrair o gel e guardá-lo. Esta planta hidrata o couro cabeludo, permitindo uma limpeza dos fios e ajudando ainda a fortalecer a fibra capilar.
Tratamento com aloé vera
– Separe uma folha de aloé vera e corte-a ao meio.
– Passe o conteúdo da folha por todo o couro cabeludo.
– Massaje bem o cabelo e deixe atuar.
– Faça o tratamento apenas uma vez por semana.
Nota: Pode optar por extrair o gel do interior das folhas com uma colher, colocando-o num recipiente e macerando. Depois, passe no couro cabeludo, com cuidado.
Alecrim
Alecrim é outro ingrediente natural que pode ajudar a reverter a queda de cabelo.
O chá de alecrim, como se sabe, gera efeitos positivos na circulação sanguínea, o que pode contribuir para a redução da queda de cabelo.
O alecrim é uma planta que ajuda a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, revelando-se importante na redução da queda de cabelo. Quer saber como fazer o tratamento? É simples, esteja atento aos seguintes procedimentos.
Tratamento com alecrim
– Prepare uma infusão, juntando numa panela água e algumas gotas de alecrim.
– Depois da infusão estar pronta, deixe que repouse por alguns minutos.
– Aguarde até a água ficar morna.
– Coe o resultado da infusão.
– Faça uma aplicação com este resultado, usando-o como se fosse um tónico capilar.
– Com ele, massaje o couro cabeludo por alguns minutos.
– Depois, lave bem o cabelo, como normalmente faz.
– Faça este procedimento uma vez por semana, no mínimo, para começar a ver resultados.
Urtiga
A urtiga é uma planta que contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam evitar a queda dos fios.
O couro cabeludo pode desenvolver dermatite seborreica, uma doença de pele que é muitas vezes motivada pelo stress, e gera inflamação, comichão e queda de cabelo. A urtiga representa uma excelente opção como tratamento.
Leia também: O azeite faz maravilhas no cabelo. Aprenda a usá-lo!
Tratamento com urtiga
– Faça uma infusão de urtiga como fez com o alecrim.
– Deixe a infusão a descansar por uns minutos.
– Coe e passe no couro cabeludo.
– Faça uma massagem leve e deixe atuar.
– Aplique este tratamento duas vezes por semana.
Nota: Dadas as características da planta, manuseie as folhas de urtiga com cuidado, pois é uma planta que contém pelos irritantes que produzem urticária. Contudo, depois de aquecidos, esse efeito desaparece.
Tempo: Estes procedimentos levam o seu tempo a dar resultados. Contudo, se fizer o tratamento ao longo de semanas, os resultados serão visíveis e estes tratamentos irão revelar-se eficazes.
Informação: Se tiver pele sensível ou sofrer de alguma doença específica, deve consultar o dermatologista, antes de avançar para os remédios naturais aqui sugeridos.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.