Para se chegar à excelência, é preciso trabalhar muito. O percurso é facilitado com dicas de quem sabe. Saiba como fazer bifes suculentos e deliciosos!
Por vezes, somos levados pelo preconceito. Tendemos a achar que tudo o que se faz muitas vezes, eventualmente acaba por melhorar com o tempo, por fazer bem às coisas. Não é bem assim, seja na cozinha ou noutro ramo, há sempre a possibilidade de perpetuar os erros cometidos. Logo, assim, não há aprendizagem, nem evolução.
Por isso, é muito importante que se consiga falar com as pessoas certas, que nos possam dar indicações, de forma a orientar o nosso caminho.
O contacto fortuito com chefs, permite-nos reunir as melhores sugestões, de forma que se possa apresentar à família um bife perfeito.
As 4 regras de ouro para fazer bifes suculentos e deliciosos

Fazer um bife
Nem sempre se faz bem o que se faz muitas vezes. A prova disso poderá estar num simples bife, uma das refeições mais comuns, que acaba frequentemente longe da perfeição.
Da escolha da carne, ao tempero usado, da intensidade do lume ao tempo destinado ao calor, são diversas as variáveis que podem tornar o bife bestial ou simplesmente banal, duro e insosso. Eis algumas sugestões imperdíveis.
4 dicas imperdíveis para preparar bifes na perfeição
A paciência
Deixar uma panela ou frigideira esfriar é um erro comum que se comete ao fazermos um bife, podendo esse mesmo erro ocorrer na confeção de outro tipo de carne. Pretende-se que a carne fique selada por fora e que se revele macia e suculenta por dentro.
Para que a carne sele rapidamente, devemos ter sempre uma panela ou frigideira bem quente ao longo do processo, para que não perca sabor, nem fique dura. Deve haver paciência, quando se pretende fritar vários bifes. Cair na tentação de colocar a “carne toda no assador” é um erro frequentemente cometido.
Deve, por isso, existir paciência no momento de fritar diversos bifes, sendo fundamental não colocar todos os bifes na panela. A estratégia deve ser distribuir os bifes de forma que a panela fique bem quente, devendo existir espaço entre eles. Posteriormente, à medida que for retirando os bifes que já estiverem prontos, vá colocando novos bifes.

Os bifes devem ser uniformes
No talho, deve pedir bifes idênticos, em tamanho e espessura. Se os bifes que foram comprados não se encontrarem uniformes, deve fazer por uniformizá-los.
Se não estiverem uniformes, apresentando uma espessura irregular, uma ponta mais grossa do que a outra, o bife ficará com a carne muito mal passada de um lado e bem passada do outro. Um objeto pesado deve ser colocado sobre a carne, de forma a amassar o bife até que toda a carne fique com a espessura desejada.

Uso excessivo de óleo
O excesso de óleo deixa o bife encharcado, prejudicando o seu sabor. Se usar óleo em menor quantidade que a desejada, também poderá ser problemático, podendo mesmo queimar a carne do bife.
Enquanto coloca a panela ou a frigideira a aquecer, sem óleo nenhum, coloque o bife noutro recipiente, tempere e verta um pouco de óleo sobre ele. Basta o suficiente para que depois de ser espalhado fique com a sua superfície toda besuntada.
Leve a fritá-lo. Ele irá agarrar-se, mas deixe que assim fique por um ou dois minutos. O bife irá, naturalmente, soltar-se do fundo.

Sem furar, nem mexer
A carne não deve ser furada, enquanto a frita, pois assim irá perder sucos que são preciosos. São eles que deixam a carne mais macia e saborosa.
Use uma espátula para virar a carne, mas faço-o apenas uma vez. Não se deve estar sempre a mexer no bife, caso contrário não formará a crosta exterior que se deseja no bife, apresentando um interior macio e suculento.
Leia também:
- Aprenda a fazer o bife de atum perfeito. Tome nota!
- Faça bife com cogumelos. Todos vão repetir!
- 5 Receitas de bifes práticas e muito saborosas

NCultura
Se leu “As 4 regras de ouro para fazer bifes suculentos e deliciosos” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas e gastronomia. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Faça uma visita ao mundo da gastronomia NCultura, veja: Aperitivos e petiscos; tome nota de Receitas de sopas, pratos vegetarianos, pratos de carne ou peixe. Pode ainda aproveitar para adoçar a boca com as receitas de sobremesas e bolos.
Se pretende aprender mais sobre o mundo da cozinha, veja os truques e dicas dos grandes mestres da cozinha.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!