O peru é a estrela da mesa de Natal. Tenha um Natal tão feliz como idealizou. Conheça as regras de ouro para o Peru assado perfeito.
O peru é um ingrediente especial, nomeadamente quando é o protagonista no Natal. Nos eventos distintos em que é servido, ele tem de se apresentar na perfeição. Reunimos neste artigo algumas sugestões que farão com que brilhe nesta época festiva.
Regras de ouro para o Peru assado perfeito
Dica nº 1: O tamanho do peru
O peru ideal para a maioria das famílias é o mais comum, aquele que se encontra facilmente nos mercados. Ou seja, costuma apresentar um peso que se situa entre 4 kg e 5 kg, sendo um tamanho médio. Este peru permite servir cerca de 15 pessoas.
No entanto, como se costuma exagerar nas tentações, pode não ser o único prato na mesa. Se se tiver em conta esta situação, a estimativa é que o peru possa permitir que se sirvam 20 convidados.
Existem supermercados que vendem perus de 12 kg, que são mais destinados a restaurantes ou a eventos familiares especiais, com grande lotação. Uma família comum não precisa destes perus enormes. Basta levar para casa um peru médio.
Dica nº 2: O tempero do peru
Fazer um peru devidamente temperado leva muito tempo. Havendo quem faça essa escolha, há que ter em conta que necessita de grande preparação. Há que comprar e preparar o peru já temperado.
Esta será esta a melhor opção para a maioria das famílias. O peru, quando é comprado puro, para ficar com o tempero, leva muito tempo. Mesmo o peru que já vem temperado pode ser enriquecido.
Para o tempero, pode usar elementos como cebola, alho e ervas (por exemplo, tomilho, manjericão e salsa). Pode ainda dar um toque especial com temperos prontos que usa regularmente pois, sem dar muito trabalho, acrescentam sabor.
Dica nº 3: O descongelar do peru
O método de descongelamento do peru deve ser feito atempadamente. Retire-o do congelador 24 horas antes de preparar a refeição. Depois, coloque no frigorífico, dentro de uma bacia. Pode deixá-lo com embalagem e tudo. Retire da embalagem plástica apenas quando começar a preparar a refeição. Lembre-se que o saquinho de miúdos que costuma vir dentro dele deve igualmente ser colocado fora.
Evite erros comuns, como: colocar o peru debaixo da água corrente ou deixá-lo numa bacia sob o sol. Estas soluções não são higiénicas e até podem servir para contaminar a carne com bactérias e parasitas.
Dica nº 4: Como deixar mais macia a carne do peru
Os líquidos ácidos revelam-se preciosos aliados para amaciar a carne do peru, enquanto ele é assado no forno. Por isso, recorra a líquidos como vinagre, sumos cítricos (limão, lima, laranja, …), vinho branco, espumante, entre outras opções do género.
Procedimento 1: antes de levar o peru ao forno, regue o peru com meio litro do líquido ou líquidos escolhido(s). Deixe que se forme o líquido no fundo da travessa, pois melhora o sabor e irá ajudar a amolecer a carne, enquanto ela assa.
Procedimento 2: Para amaciar a carne do peru, outra estratégia comum é levantar toda a pele do peru, mas sem rompê-la. Depois, colocar manteiga por dentro da abertura. Nas asas, coloque a manteiga, no espaço mais apertado entre elas, e o peito do peru, pois é mais difícil levantar a pele nesta parte.
Assim, o peru irá ficar bem douradinho. Idealmente, ficará crocante e brilhante por fora e delicioso e suculento por dentro. Posteriormente, repita o procedimento de temperar o peru, colocando os temperos acima sugeridos.
Dica nº 5: O peru sempre preso
O peru deve ficar como vemos nos filmes, na posição tradicional, bem apertadinho. Para ficar perfeito e impedir que o peru “abra” enquanto assa, há que colocá-lo bem posicionado. Depois, com o fio de cozinha / barbante, deve amarrar as coxas e as asas. Faça-o depois de colocar os líquidos, a manteiga e os temperos. Tenha em conta que o fio deve ser retirado, antes de servir!
Dica nº 6: Os acompanhamentos que são assados com o peru
O peru ocupa muito espaço, mas ainda há espaço para colocar acompanhamentos como batatas, cebolas, legumes e verduras. Aproveite bem o espaço para ter um acompanhamento que beneficiará do sabor do peru, ficando ainda mais saboroso.
Dica nº 7: A colocação de papel alumínio
Esta é uma estratégia indispensável para assar bem o peru. Depois de bem regado, enriquecido com manteiga, ser devidamente temperado, coloque os acompanhamentos na assadeira.
Mas, no momento de levá-lo ao forno, coloque papel alumínio. Faça-o por fora, nos dois sentidos, para que não existam espaços abertos. O lado brilhante deve ficar virado para o peru, pois esse lado não agarra na carne. Esta é uma estratégia que impede que haja a dispersão do vapor e permite refletir as ondas de calor, o que acelera o cozimento.
Dica nº 8: Tempo no forno e temperatura
A temperatura ideal para o forno encontra-se entre 180°C e 200°C, mas no momento de dourar a temperatura deve aumentar para 200°C ou 220°C.
Um peru médio tem um peso que se situa entre os 4 kg e os 5 kg. Por isso, ficará pronto em cerca de 2h45. Depois de estar 2h30 no forno, retire o papel de alumínio. Depois, deixe no forno por mais 15 minutos. Servirá para dourar o peru.
Dica nº 8: Como servir o peru
O peru deve ir à mesa inteiro como manda a tradição, mas pode fazer outra escolha.
Mas, se o peru for cortado com antecedência, a carne já é mais seca que a de outras aves, pelo que ficará ainda mais seca.
Se optar por fatiar com antecedência, lembre-se que logo depois do corte, deve verter na carne o caldo que se formou no fundo da assadeira.
Dica nº 9: Outros acompanhamentos para o peru
Existem outros acompanhamentos que podem ser servidos, além dos que assaram juntamente com o peru (que foram: batatas, cebolas, legumes e verduras). Pode assim servir acompanhamentos como arroz, farofa com miúdos (use os do próprio peru) ou torta de legumes.
Dica nº 10: Mãos à obra
Neste momento já sabe o que fazer. Só tem de arregaçar as mangas, planificar bem as tarefas e colocar as mãos a trabalhar. Faça o seu peru ser o protagonista da ceia de Natal, desejando desde já que seja um evento repleto de felicidade e de bons sabores. Bom apetite!
Leia também:
- Como fazer polvo cozido tenro e macio
- Como preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka
- 5 Receitas de bifes práticas e muito saborosas
NCultura
Se leu “Regras de ouro para o Peru assado perfeito” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…