A arte de fazer uma omelete tem as suas particularidades, os seus segredos. Confira as regras de ouro para a omelete perfeita.
A omelete é uma refeição fácil de fazer. Sendo bastante prática e rápida, também é saciante e saborosa. A omelete é uma refeição ideal para quando se chega sem muito tempo para cozinhar.
Quando se chega a casa e não se tem muito tempo para cozinhar, pois fazem-se rapidamente. No entanto, há muitos erros que são cometidos que prejudicam a qualidade da omelete.
Regras de ouro para a omelete perfeita
Evite os erros
Bater excessivamente os ovos
Bater os ovos com uma batedeira ou no liquidificador é um erro comum. Não se devem bater os ovos exageradamente, nem por muito tempo. Basta misturar a clara e a gema, mexendo-os em pouco tempo.
Tipo de frigideira errada
É um erro usar uma frigideira com um fundo fino, pois esta faz com que a omelete fique muito rapidamente cozida por baixo, mas por cima não fique bem cozinhada. Logo, não haverá um aquecimento uniforme do produto.
Temperatura muito elevada
A frigideira deve ser previamente aquecida. Caso contrário, os ovos podem colar no fundo, mesmo com uma grande quantidade de óleo.
Mas um erro comum é ter uma frigideira muito quente. Aí, acontece o mesmo problema: os ovos agarram-se instantaneamente no fundo, podendo até queimarem.
Conheça dicas importantes
Frigideira antiaderente
Opte por uma frigideira antiaderente (ou Teflon). A omelete fica melhor quando é feita
numa frigideira de boa qualidade.
A frigideira usada não deve ter menos de 20 cm de diâmetro, devendo possuir uma pega que lhe permita rodar.
Quantidade de ovos e tempero
Calcule 2 ovos por pessoa. Parta os ovos para uma taça e, com a ajuda de um garfo, mexa bem os ovos até obter uma mistura homogénea.
Tempero
Faça o tempero com sal, pimenta e um fio de azeite. Pode usar outros temperos a gosto, como especiarias ou ervas aromáticas.
A gordura
Enquanto a frigideira aquece sobre o lume, é o momento de colocar a gordura. Opte por manteiga, bastando colocar uma colher de sopa de manteiga. Use esta gordura, pois é mais saborosa que o azeite.
O recheio
O recheio deve ser colocado, enquanto o ovo coagula. Tenha em conta que cada alimento adicionado tem as suas especificidades.
Se optar por usar vegetais, tenha em consideração que alguns devem ser previamente cozidos. O corte dos legumes deve ser bem fino para, assim, ser mais fácil de serem consumidos. O mesmo pode ser feito com carnes e outros alimentos colocados.
O uso do queijo pode revelar-se um elemento surpresa que dá um toque especial que enriquece a omelete. Basta ralar um pouco de queijo e colocar o queijo sobre o recheio (chouriço, presunto, fiambre, salsichas, cogumelos, delícias do mar, atum, entre inúmeras outras opções que pode colocar).
O método
As omeletes devem ser dobradas como se fossem um envelope, ou seja, primeiro de um lado e do outro e, posteriormente, devem ser feitas mais duas dobragens. Se quiser algo diferente, faça-as enroladas, como se fossem burritos.
Salada para acompanhar
A omelete necessita de ser acompanhada. Por isso, acrescente uma salada fresca e apetitosa à refeição.
Para acompanhar o prato, faça uma salada com alface, cebola, tomate-cereja e pepino. Pode ainda acompanhar com pão. Uma bebida fresca também pode ser servida…
Omelete rápida
Ingredientes
– 2 ovos
– 1 fatia de queijo mozarela
– 2 colheres de sopa de leite
– 1 colher de chá de manteiga
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, derreta a manteiga, levando-a ao lume numa frigideira pequena.
– Entretanto, coloque os ovos numa tigela de cerâmica, vidro ou inox.
– Depois, misture com o leite, até que fique uma mistura homogénea.
– Posteriormente, coloque a mistura na frigideira com manteiga.
– Aguarde até ao momento em que começam a aparecer pequenas bolhas.
– Logo depois, deve virar a omelete com muito cuidado.
– Finalmente, adicione os temperos do seu agrado.
– Se desejar, coloque outros ingredientes a seu gosto para criar um recheio.
– Depois, junte o queijo mozarela.
– Deixe que cozinhe durante alguns segundos para otimizar os sabores.
– Retire, depois do queijo derreter.
– Bom proveito!
– Esta refeição é destinada a 4 pessoas, sendo feita em apenas 15 minutos.
Leia também:
- 10 regras de ouro para um assado perfeito e memorável
- Regras de ouro para o pudim de pão perfeito
- Fórmula mágica para fazer ovos mexidos cremosos de hotel
- Regras de ouro para fazer o Limoncello perfeito
NCultura
Se leu “Regras de ouro para a omelete perfeita” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de truques e dicas ou de receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
ESSA RECEITA É SIMPLES E PERFEITA PRO MEU CAFÉ DA MANHÃ OU ADICIONAR NO ALMOÇO OU JANTAR… EU AMO OVOS.