Transporte-se de volta à infância com a nossa receita autêntica de farófias à moda antiga. Esta sobremesa clássica é uma verdadeira homenagem aos sabores simples e reconfortantes. As farófias são um dos doces tradicionais que costumam estar na mesa nas quadras festivas de fim de ano. Se quer oferecer aos seus convidados a oportunidade de saborear um dos doces mais marcantes para os portugueses, então tem de aprender a fazer farófias como manda a tradição.
Iremos apresentar-lhe uma receita ideal, perfeita fazer farófias à moda antiga. Apesar de ser uma receita simples, com passos simples de executar, ela permite apresentar uma tentação que representa bem as tradições de Portugal.
Dicas para fazer farófias à moda antiga deliciosas
As farófias
Este doce irresistível serve para aproveitar as claras dos ovos para quem usa apenas as gemas para algo (como para fazer um pudim, por exemplo). No entanto, trata-se de um doce tão singular que tem muito valor, sendo muito mais do que um aproveitamento de algo. Trata-se de um doce que enriquece qualquer mesa tradicional portuguesa.
Doce com tradição
As deliciosas farófias são um dos doces tradicionais que os portugueses mais estimam. Por isso, muitas famílias de norte a sul do país gostam de apresentar esta sobremesa em datas especiais, nomeadamente na quadra natalícia e na Páscoa, mas também em festas de aniversário ou almoços de domingo.
Recordação
As farófias são um doce que nos faz lembrar a infância, um tempo em que as nossas avós ou a nossa mãe nos mimava com este doce conventual que encanta sucessivas gerações.
As características
As farófias, também chamadas de ovos nevados, por parecerem pequenas nuvens brancas e fofas, consistem num doce preparado com simplicidade. São claras de ovo batidas em castelo e que, posteriormente, são cozidas em leite e cobertas com um creme de gemas e açúcar.
As claras
Embora haja mais doces que permitem fazer um aproveitamento das claras, como o molotof, as farófias são um dos doce mais típicos de Portugal. Esta pura delícia conquistou o povo português.
Para que as claras fiquem em castelo como se pretende, certifique-se de que as claras estão à temperatura ambiente e de que não apresentam vestígios de gema. No processo de bater as claras, deve usar uma taça limpa e seca e uma batedeira elétrica, para facilitar a tarefa.
Receita prática
As farófias são simples de fazer. No entanto, são doces muito elegantes e sofisticados. Esta sobremesa espetacular pode ser preparada em apenas 35 minutos.
Toques distintos
Tradicionalmente, esta sobremesa é polvilhada com canela. No entanto, também pode polvilhar as farófias com outros ingredientes, nomeadamente chocolate em pó, caramelo ou mesmo coco.
Decoração
As farófias podem ser decoradas com frutos secos a seu gosto. Por exemplo, a amêndoa laminada e/ou ralada funciona particularmente bem.
Acompanhamento
As farófias podem ser acompanhadas por elementos que enriquecem a experiência de saborear. Por exemplo, este doce tradicional pode ter a companhia de fruta fresca, compota ou doce de leite. Estes elementos permitem dar um toque extra de sabor e cor.
O tempo de frio
As farófias devem ficar um tempo no frigorífico. No mínimo, devem ficar no frio por 3 horas. Dessa forma, o doce irá apresentar-se com a qualidade máxima.
Aprenda a preparar mais doces para épocas festivas:
- 5 receitas de sobremesas de Natal portuguesas
- Receita de filhós de forma para o Natal
- 3 receitas de bolo de Natal deliciosas
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Receita de farófias à moda antiga
Ingredientes
- 4 ovos grandes
- 175 g de Açúcar em pó
- 1 l de Leite
- 1 colher de sobremesa de farinha maisena
- 1 Casquinha de limão
- q.b. Canela em pó para polvilhar
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloque o leite num tacho largo.
- – Em seguida, adicione 125 g de açúcar em pó e a casquinha de limão ao tacho.
- – No imediato, leve o tacho ao lume.
- – Então, deixe começar a ferver.
- – Posteriormente, reduza o lume para o mínimo.
- – Entretanto, bata as claras em castelo bem firme.
- – Depois, junte os restantes 50 g de açúcar e bata mais um pouco.
- – Em seguida, deite colheradas de claras no tacho e adicione pouco de cada vez.
- – No processo, deixe-as cozer por cerca de 5 minutos, virando-as a meio.
- – Então, retire as farófias, escorra-as e coloque-as numa taça.
- – Em seguida, deixe arrefecer um pouco o leite.
- – Posteriormente, misture a farinha maisena com as gemas.
- – Depois, adicione ao tacho com o leite e leve ao lume.
- – Finalmente, deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar.
- – Então, basta que regue as farófias.
- – Antes de servir, polvilhe com canela em pó e sirva.
- – Bom proveito!