Visitar o Alto Alentejo é sempre uma decisão sensata. São muitos os atrativos que tornam este espaço geográfico num destino memorável para umas férias. Na região, existe uma beleza natural verdadeiramente fascinante. Além disso, existem diversas construções que ajudam a contar um pouco da sua fascinante história. No entanto, há uma atração que merece ser mais conhecida… Rail Bike Marvão!
E se fizesse algo completamente diferente nestas férias? E que tal andar de bicicleta numa linha férrea? Não se preocupe que não é nada nem ilegal, nem perigoso. É apenas bestial e maravilhoso! No Alto Alentejo, pode viver momentos marcantes, nomeadamente sobre rodas…
Rail Bike Marvão: pedalar numa linha férrea no Alentejo
A experiência é incomum, mas maravilha todos os que ousam pedalar na linha férrea. Esta atração turística só aconteceu devido à ideia do casal que era dono do Café Tati, no Cais do Sodré, em Lisboa. Susana Torgal (uma portuguesa de 44 anos) e Lenny Macleode (um neozelandês de 49 anos) decidiram diminuir o ritmo que tinham. Por isso, em 2015, começaram a procurar o local perfeito para sair da cidade…
Primeiro, visitaram dois amigos que moravam naquela zona. Eles eram donos da guesthouse Train Spot. Este local também ocupa o espaço das antigas estações ferroviárias. Ficaram surpreendidos por encontrarem outro tipo de Alentejo. Eles tiveram a ideai de fazer um rail bike no Marvão. Foi em 2016 que foi dado o primeiro passo: contactar a Infraestruturas de Portugal e apresentar a proposta. No entanto, apesar de muita boa vontade, o processo para transformar a ideia em algo material foi longo. O processo levou muito tempo a ser tornado realidade.
Há duas opções: uma permite viver esta experiência em diferentes intensidades, O Percurso A Ponte e o Percurso Castelo de Vide. O primeiro, o percurso da ponte, estende-se ao longo de 15 km e demora cerca de 2,5 horas. Esta experiência tem o custo de 20€ por pessoa. Após deixar para trás a estação de comboios de Marvão-Beirã, os carris permitem que se faça uma subida, suave e em ziguezague.
O percurso apresenta-nos uma Natureza em constante mudança. Há um pouco de tudo, sobreiros e carvalhos, até a vida selvagem no seu esplendor. Um dos grandes destaques está nas vistas sobre o histórico Castelo de Marvão. O ponto de viragem desta excursão é realizado sobre uma ponte. A origem desta construção remonta ao ano de 1930. A ponte permite-nos ficar a 30 metros de altura do solo. Antes de regressar à estação, aproveite para contemplar as vistas panorâmicas: são encantadoras.
O segundo percurso, o Percurso Castelo de Vide, revela-se uma experiência mais exigente. Neste percurso de 32 km, é necessário investir 45€ por pessoa para realizar uma experiência que demora 5 horas, sensivelmente. Nesta opção, terá a possibilidade de fazer uma viagem de ida e volta entre duas estações de comboios. Tratam-se de duas atrações históricas singulares e pitorescas. Está incluída nesta opção a realização de um piquenique organizado pelo guia, o que permite a criação de um momento de pausa reconfortante.
Neste percurso, os carris serpenteiam através do Parque Natural da Serra de São Mamede. Ao longo da viagem, poderá contemplar a riqueza natural local. Irá observar sobreiros, carvalhos, vida selvagem. Entre as atrações mais populares, está a já mencionada ponte a 30m de altura, as vistas sobre o Castelo de Marvão e a vila histórica de Castelo de Vide.
A bicicleta usada foi adaptada. Este veículo consiste numa invenção do casal. A bicicleta foi inspirada em outros rail bikes que se encontram espalhados pelo mundo. As rodas deste veículo foram feitas de plástico, são leves e vieram dos Estados Unidos da América.
Foi em outubro de 2018 que a Rail Bike Marvão passou a levar turistas pelo troço que permite atravessar o Parque Nacional da Serra de São Mamede. As seis viaturas prontas nessa altura permitiam explorar a riqueza de uma área de proteção ambiental com grande interesse paisagístico.
Idealmente, as pessoas que tenham interesse em realizar esta experiência devem contactar a Rail Bike Marvão, de forma a assegurar uma reserva com a devida antecedência. Há seis bicicletas, o que implica que apenas 11 pessoas possam participar no passeio. Um guia acompanha o grupo durante todo o percurso. As crianças também podem participar, mas devem ter mais de 1,25 metros. A Rail Bike Marvão também tem uma cadeirinha que permite levar uma criança até três anos. Os horários de saída são adaptados consoante a estação.
O casal composto por Susana e Lenny querem proporcionar uma experiência singular com o Rail Bike Marvão. Contudo, eles também comandam o Cais Coberto — Café Bar. É por aqui que se encontra a base de operações da atração. Susana e Lenny têm planos de ter concertos aos fins de semana para os turistas.
Leia também:
- O que fazer no Baixo Alentejo: dicas imperdíveis para a sua viagem!
- Alvito: A aldeia que foi ocupada por visigodos e muçulmanos no Alentejo
- As 16 melhores praias do Alentejo e Costa Vicentina
Importante
- Railbike é uma atividade física!
- As bicicletas não têm motor. Por isso, os participantes têm de pedalar.
- Qualquer percurso realizado inclui zonas com inclinação.
- As crianças nunca devem estar sem a companhia dos adultos responsáveis.
- As pessoas devem usar roupa adequada às condições atmosféricas.
- Leve uma máquina fotográfica.
- Prepare-se para momentos de boa disposição!
Informação Útil
Rail Bike Marvão
Morada: Estação Ferroviária Beirã-Marvão, Cais Coberto – Largo da Estação, 7330-012 Beirã, Marvão
Contactos: 0351 912 987 639 / [email protected]
Mais informações, aqui.