Roteiro para uma experiência absolutamente encantadora. Agende uma visita a Quintandona e proporcione à família um fim de semana inesquecível.
Portugal é um país particularmente encantador. Além da vasta riqueza natural, há uma série incomum de monumentos que permitem constatar a riqueza patrimonial do país. As tradições, a história, a cultura são parte importante do legado da nação, mas há ainda a arquitetura, a escultura, a arte que tornam o nosso país extremamente rico.
O seu sucesso na área do turismo é fruto dos seus inúmeros encantos. Uma das áreas do turismo que tem revelado um crescimento brutal é a área do turismo rural. Em Portugal, existem muitos locais encantadores.
No presente artigo, destinamos a nossa atenção a uma aldeia histórica fascinante. Já ouviu falar sobre Quintandona? Se deseja proporcionar à família um fim de semana maravilhoso, deve agendar uma visita a esta aldeia, pois revela-se uma experiência encantadora.
Quintandona: uma aldeia imperdível a 30 minutos do Porto
Localização da aldeia de Quintandona
A aldeia de Quintandona é especial. Uma aldeia típica portuguesa que se encontra muito bem preservada. Tem cerca de 50 habitantes, revelando-se um local que permite a desejada fuga ao stress dos grandes centros urbanos.
Sendo uma das aldeias históricas que todos adoram, a aldeia de Quintandona revela-se um destino imperdível, um local onde se pode usufruir da Natureza no seu estado mais puro! Esta aldeia encontra-se em Penafiel, mais precisamente no extremo noroeste da freguesia de Lagares e Figueira, a meros 30 minutos do Porto.
Se gosta de apreciar a tranquilidade, então agende uma visita até esta aldeia para realizar um passeio de fim de semana. Fazer de Quintandona um destino para passear com a família representa agendar para todos uma experiência encantadora.
História
A aldeia tem a sua primeira referência no ano de 1258. Esta aldeia representa assim um verdadeiro legado, um património importante repleto de antigas histórias. Muitas das vivências, cultura e tradições que por lá surgiram permanecem bem preservadas no tempo.
Características da aldeia de Quintandona
Esta aldeia tão peculiar, que se encontra na Rota do Românico, revela-se uma maravilhosa experiência, pois encontra-se impecavelmente preservada. Esta aldeia esconde uma beleza rara, encantando-nos com uma paisagem agrícola e florestal envolvente e com a sua arquitetura singular.
Esta aldeia é composta por habitações que costumam ter flores nas janelas e que foram construídas em xisto, granito amarelo, lousa e ardósia, o que lhes confere um aspeto distinto.
As ruas típicas desta aldeia são muito estreitas, encontrando-se iluminadas por candeeiros antigos. Por isso, percorrê-las, significa fazer uma viagem no tempo, recuar até uma era que tinha os seus encantos, mas não tinha as mesmas condições.
Um dos grandes destaques é a capela centenária, sendo o verdadeiro ex-líbris da aldeia. Assim, por todas estas razões, percebe-se por que razão esta aldeia encantadora consegue atrair uma quantidade elevada de turistas, nomeadamente aqueles que são verdadeiros amantes de Natureza.
Pontos de interesse
Núcleo do Museu Municipal de Penafiel
A Aldeia de Quintandona é um núcleo dependente do Museu Municipal de Penafiel, algo que acontece desde setembro de 2013. Este núcleo, que é constituído pelo conjunto arquitetónico vernacular, encontra-se aberto ao público permanentemente, existindo um percurso disponibilizado no roteiro de visita e também sinalética informativa.
A Casa do Xiné
O Centro Cultural é a sede do núcleo, sendo constituído por uma sala de apoio ao visitante, um espaço com informação preciosa sobre o referido núcleo vernacular e a sua contextualização histórica.
Informações úteis
Morada: Travessa de Quintandona, nº 33, 4560-195 Lagares.
Contacto: +351 255 754 585.
Grupo de teatro comoDEantes
Este grupo de teatro encontra-se sediado na aldeia. grupo responsável por algumas atuações, contribuindo de diferentes formas para a dinamização da localidade.
Este grupo de teatro trabalha na área da commedia dell’arte, sendo um género que recorre ao uso da máscara e à criação de textos que têm por base as vivências do povo local.
Atividade
Os percursos pedestres existentes pela aldeia são encantadores, nomeadamente os que levam ao Monte da Pegadinha. Os percursos pedestres permitem uma experiência encantadora, com a possibilidade de se contemplar a maravilhosa paisagem local.
Não desperdice a oportunidade de observar os canastros (espigueiros). Os lavadouros tradicionais revelam-se um espaço que também merece uma visita, tal como o antigo cruzeiro ou o pelourinho.
A capela centenária é um dos locais a não perder. Por isso, é obrigatório passar por ela.
Recomendações
Aproveite esta visita e agende uma passagem pela Citânia do Monte Mozinho-Cidade Morta, que fica ali bem perto. Esta terá sido a mais extensa da Península Ibérica, sendo a capital dos Galegos (que a terão habitado), a “Cividade Gallaeci”.
Tradições
Há uma experiência imperdível que se pode viver nesta aldeia. A famosa Festa do Caldo de Quintandona ocorre em meados de setembro, mais precisamente no terceiro fim de semana do mês, contando com a preciosa participação do grupo de teatro local, os comoDEantes.
Nesta festa típica, são servidos caldos tradicionais da aldeia, servindo para recriar memórias das festas das décadas de 1950 e 1960.
Como chegar à aldeia de Quintandona
Quer saber como chegar à aldeia de Quintandona?
Se viajar a partir do Porto, representa uma viagem de 30 minutos, aproximadamente. Terá que percorrer cerca de 35km nessa viagem.
Siga pela A4 até à saída 9 e procure as indicações para Recarei (N15).
Depois, em Recarei, entre na N319. Passe por Sobreira e chegará a Quintandona.
Comboio
Esta é outra opção. A partir da Estação de São Bento, no Porto, pode apanhar um comboio em direção a Recarei / Sobreiro. Depois, deve chamar um táxi para seguir até à aldeia de Quintandona, que fica a 4 km.
O que comer na aldeia de Quintandona
A gastronomia local é rica e muito variada. O presunto e os enchidos de porco representam uma entrada que todos adoram. O cabrito assado e o arroz de forno são pratos principais particularmente tentadores.
Existem sobremesas tradicionais particularmente saborosas, nomeadamente o pão podre, o leite-creme, os bolinhos de amor, as tortas de Penafiel e as tortas de S. Martinho.
Onde comer na aldeia de Quintandona
O Winebar Casa da Viúva revela-se uma experiência imperdível para quem gosta de petiscos. Ele encontra-se aberto a partir das 13h ou 15h (pode variar de acordo com o dia da semana).
Para almoçar ou jantar, tem na Casa Valxisto uma das melhores opções. Deve, por isso, reservar mesa no turismo rural deste espaço.
Onde dormir na aldeia de Quintandona
Existe alguma oferta de alojamento nesta pequena e encantadora aldeia, especialmente para quem é adepto do turismo rural. Entre as melhores opções de alojamento nesta aldeia estão: Casa Valxisto e Vizinha da Viúva.
Outras opções de qualidade podem ser encontradas fora da aldeia, nomeadamente: Solar Egas Moniz e Quinta da Fonte Arcada.
Informação útil
Morada: Centro Interpretativo da Aldeia de Quintandona, Rua de Quintandona, s/n
4560-195 Lagares, Penafiel
Localização GPS: 41,133382, -8,37845500000003.
Marcações e Informações / Museu Municipal de Penafiel
Contactos: +351 255 712 760 / [email protected]