A questão da prioridade entre carros e ciclistas é um tema importante para a segurança viária. Mas afinal, quem tem prioridade na estrada? É uma realidade com que os condutores de automóveis lidam diariamente: há cada vez mais ciclistas na estrada. Embora, seja comum lidar com a sua presença, frequentemente, surgem contextos em que não temos a certeza sobre quem tem prioridade: nós que estamos no nosso carro ou eles.
Nós que estamos bem protegidos no interior do nosso automóvel ou eles que se encontram num veículo frágil, sem grande proteção. É importante perceber que as regras do Código da Estrada não deixam margem para dúvidas. Convém perceber a lei e evitar problemas.
Os condutores e os ciclistas partilham ambos a estrada e têm todos a obrigação moral de estarem devidamente informados sobre o que diz o Código. Esse conhecimento é importante para ambos conviverem de forma harmoniosa e para que todos possam contribuir para uma estrada mais segura.
Quem tem prioridade na estrada: carros ou ciclistas?
Por que razão existem mais ciclistas na estrada?
Há cada vez mais pessoas a trocar o carro pela bicicleta. No quotidiano, há diversos condutores que fazem um uso mais consciente do automóvel e que optam por usá-lo apenas em viagens específicas. Há vários fatores que levam muitas pessoas a recorrer a soluções de mobilidade complementares. Os preços dos combustíveis são cada vez mais elevados. Nas grandes cidades, há a dificuldade em encontrar estacionamento, além disso, raramente é gratuito.
As idas para o trabalho e o regresso a casa é frequentemente uma viagem com muito stress. O tempo investido no trânsito é excessivo. Por isso, facilmente se percebe por que razão há mais pessoas a andar de bicicleta. Esta é uma decisão sensata, especialmente quando se tem de fazer trajetos curtos. Outro facto relevante é existirem vários incentivos à compra de bicicletas. São tudo elementos que contribuíram para que o número de ciclistas na estrada tenha crescido de forma expressiva.
Condutores e ciclistas estão equiparados na estrada
A revisão do Código da Estrada (Lei n.º 72/2013) deixou claro que os velocípedes se encontram equiparados aos veículos. Por isso, desde janeiro de 2014, as regras devem ser compreendidas.
Para assegurar uma convivência pacífica na estrada, devemos compreender os direitos e deveres dos condutores e dos ciclistas. Embora no Código da Estrada ambos se encontrem equiparados, o documento ressalva que os ciclistas são considerados utilizadores vulneráveis.
Por isso, todos os condutores devem redobrar a sua atenção no momento em que conduzam com ciclistas na estrada. Embora o uso do capacete seja recomendável, não é obrigatório, exceto para os ciclistas de bicicletas elétricas, o que os torna ainda mais vulneráveis.
Dicas para uma melhor convivência entre ciclistas na estrada
1 – Os ciclistas não devem circular no passeio!
Ver as bicicletas a circular na estrada ou nas bermas tornou-se comum. Desde 2014 que as bicicletas passaram a ser equiparadas aos restantes veículos. Por isso, desde esse ano, que os ciclistas ganharam o mesmo direito de circular nas vias. Podem partilhar o mesmo espaço e fazer parte do trânsito.
Os ciclistas só devem posicionar-se nas bermas, se essa opção não perturbar a circulação dos peões. Eles devem ainda evitar os passeios (estão proibidos de circular neles). Eles encontram-se reservados às crianças com bicicletas até aos 10 anos.
Segundo as novas regras do Código da Estrada, sempre que haja boa visibilidade, as bicicletas podem circular na estrada em pares, lado a lado, desde que isso não comprometa a fluidez da circulação. Outro aspeto importante a ter em consideração é que não podem passar dos dois. Não podem circular 3 lado a lado.
2 – Quem circula pela direita deve ter prioridade, sempre!
As bicicletas foram equiparadas aos automóveis. Por isso, a regra mantém-se para quem as conduz. Há sempre prioridade para quem circula pela direita, esteja num carro ou numa bicicleta. Esta regra também se aplica à circulação nas rotundas.
As bicicletas até podem ocupar a via da direita (mesmo que não pretendam sair no imediato da rotunda). No entanto, quando há condutores que pretendam sair da mesma, os ciclistas devem sempre ceder a passagem.
3 – A distância de segurança nas ultrapassagens deve ser mantida!
Toda a vez que um condutor pretenda ultrapassar ciclistas na estrada, deve fazer a ultrapassagem com todo o cuidado e assegurar que existe uma distância lateral mínima de 1,5 m.
Além disso, o condutor deve reduzir a velocidade para assegurar que está a realizar uma ultrapassagem segura. Deve ter sempre em conta que os ciclistas são considerados utilizadores vulneráveis da estrada. Portanto, merecem cuidados especiais.
4 – Deve haver respeitado máximo pelas passadeiras para velocípedes!
Sempre que não se encontre sinalização vertical a informar o contrário, os condutores devem sempre ceder a passagem aos ciclistas que se encontrem a atravessar uma passadeira para velocípedes.
5 – O telemóvel é proibido e a iluminação adequada é obrigatória!
Tanto os condutores de automóveis, como os ciclistas, encontram-se proibidos de usar o telemóvel durante a condução. Além disso, tanto uns como outros devem recorrer a iluminação adequada sempre que houver baixa luminosidade.
Ambos devem recorrer a essa iluminação sempre que as condições meteorológicas o exigirem. O incumprimento das normas pode originar coimas situadas entre os 60 e os 300 euros.
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Houve um acidente… E agora?
Por vezes, os acidentes acontecem. Quando uma pessoa se envolve num acidente com ciclistas deve, primeiramente, saber que eles se encontram dispensados da titularidade de licença de condução.
No entanto, eles são obrigados a circular com o seu cartão de cidadão. Embora seja recomendável, a verdade é que os ciclistas (ao contrário dos automóveis) na estrada não são obrigados a apresentar um seguro de responsabilidade civil.
Após o acidente, os dados dos veículos envolvidos devem ser recolhidos. O mesmo deve ser feito com os dados dos condutores e dos peões que se envolveram no acidente. Se a responsabilidade do acidente for do ciclista, a pessoa em causa deve assumir as despesas inerentes aos danos gerados.
No entanto, se a responsabilidade for do condutor do carro, a Declaração Amigável deve ser preenchida para que o acidente possa ser devidamente participado à sua seguradora.
Faça por praticar uma condução defensiva para evitar acidentes com utilizadores vulneráveis na estrada. É importante redobrar os níveis de atenção para minimizar a probabilidade de acidente.
Quem tem prioridade?
Segundo o Código da Estrada, a prioridade é sempre a de quem circular pela direita. No entanto, há exceções, nomeadamente as passadeiras para velocípedes. Sempre que uma pessoa conduz numa estrada onde circulem bicicletas, então deve proceder como se se tratassem de outros carros.
os condutores de bicicleta não fazem a mínima ideia do que é código de estrada, metade nem sequer português fala, não param nos semáforos nem nas passadeiras, andam em contra mão regularmente, quem escreveu isto não anda na rua e sonhou com certeza