O que acontece quando uma princesa se divorcia de um príncipe? Veja o impacto que o divórcio com o Príncipe Carlos teve na vida de Lady Di.
O divórcio com o Príncipe Carlos foi uma tentativa de Diana ganhar paz e tranquilidade. Porém, foi também muito aquilo que ela perdeu com este desenlace. Títulos, causas e dinheiro foram algumas das coisas de que a eterna Princesa teve de abdicar.
O casamento foi oficialmente dissolvido a 15 de julho de 1996 e com essa dissolução começava um período bem atribulado da vida de Diana, o qual viria a terminar com a sua trágica morte, decorrente de um acidente de viação.
Além dos bens que a Princesa perdeu, ela nunca mais conseguiu ter estabilidade emocional, sentindo-se continuamente perseguida e espiada, acreditando piamente que estava a ser montado um plano para a assassinarem. A sua vida amorosa também foi marcada por altos e baixos, devido à pressão exercida pelos meios de comunicação social que procuravam, incessantemente, por uma imagem comprometedora de Diana.
Desde que se separou do Príncipe, Diana teve de reestruturar a sua vida, contando com menos apoios, quer financeiros, quer de pessoal. Isso foi deixando a Princesa mais isolada, mais sozinha e mais fragilizada.
O que Lady Di perdeu após separação com o Príncipe Carlos
Título real
Enquanto mulher de Carlos, Diana era conhecida como Sua Alteza Real. Com o divórcio, ela perdeu esse título, o que significa que passou a ter de prestar reverência aos demais membros da família real, inclusive os seus filhos.
Foi o Príncipe Carlos quem insistiu para que ela abdicasse do título que William prometeu devolver-lhe, um dia que assumisse o trono. Porém, até hoje, Diana é conhecida como a Princesa de Gales.
Orçamento para viagens
Os membros da família real têm direito a um orçamento para viajar e para ficarem alojados nos melhores hotéis. Diana perdeu essas regalias, assim como passou a precisar de uma autorização do Ministério das Relações Exteriores e da Rainha para viajar para o exterior.
O escritório
Diana perdeu o seu escritório no Palácio de St. James. Ainda assim, ela manteve o que também tinha no Palácio de Kensington.
A sua equipa
No Palácio de Kensington, Diana apenas podia contar com uma empregada de limpeza, uma cozinheira e uma cabeleireira. Já Burrell, o seu mordomo, assumia vários papéis, como os de assistente pessoal, motorista, entregador de encomendas e confidente.
Proteção policial
Após o divórcio, Diana só tinha direito a proteção policial se comparecesse a um evento público.
Eventos de caridade
Durante o seu casamento, Diana apoiava aproximadamente 100 instituições de caridade. Após o divórcio, esse número teve de ser reduzido para 6.
Amizades
As pressões do divórcio conduziram a alguns desentendimentos, nomeadamente com Gianni Versace, a propósito de um livro.
O amor da sua vida
No outono de 1995, Diana apaixonou-se pelo cirurgião cardíaco paquistanês, Dr. Hasnat Khan. Porém, a pressão pública e dos media fez com que a relação acabasse logo no ano seguinte ao divórcio.
A estabilidade emocional
O divórcio fez com que Diana temesse tudo e todos, sentindo-se perseguida, espionada e acreditando poder ser vítima de um acidente mortal, desfecho que se veio a confirmar.
Se é um fã da Princesa Diana, certamente ficou surpreendido com tudo aquilo que a Princesa perdeu após o seu divórcio. Apesar de ter posto fim a um casamento infeliz e marcado por vários escândalos, a paz e a tranquilidade que ela ambicionava não foram alcançadas, terminando a sua vida de forma trágica e inesperada. Daí que, até hoje, ela continue uma figura querida pela maioria das pessoas, sendo ainda conhecida como a Princesa do Povo.
Leia também:
- 12 vilas de Inglaterra que parecem saídas de contos de fadas
- 7 factos sobre o Príncipe William que muitos desconhecem
- 20 curiosidades do Príncipe William, o futuro rei
NCultura
Se leu “O que Lady Di perdeu após separação com o Príncipe Carlos” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!
Quem é Carlos? O príncipe é Charles…