O frigorífico é um eletrodoméstico bastante valioso. Ele ajuda a que uma pessoa possa organizar as refeições com maior longevidade. Além disso, o congelador permite-nos guardar muitos alimentos por um tempo indefinido. No entanto, apesar de assegurar maior duração aos alimentos, passado algum tempo, eles vão perdendo propriedades importantes. Por isso, convém saber por quanto tempo pode ficar o frango no frigorífico, mantendo-se um produto benéfico para a saúde.
Muitos portugueses repetem o gesto. Após comprarem frango fresco, guardam-no no frigorífico. Posteriormente, cozinham o alimento. E, após cozinhado, quanto tempo o frango se mantém com qualidade? E após ser descongelado, qual é a longevidade do frango?
Como tivemos a oportunidade de confirmar, há muitas questões para serem respondidas acerca de um produto tão comum como o frango. As mesmas questões poderiam ser colocadas para outro tipo de carne. No entanto, no presente artigo, iremos centrar a nossa atenção nesta ave que é tão importante para os portugueses.
As dicas que iremos partilhar consigo no presente artigo são de grande utilidade para quem tem de organizar as refeições da casa, porque não se pode pensar apenas no dia, há que perspetivar uma maior longevidade para se assegurar uma melhor organização.
A gestão rotineira da casa é uma tarefa complexa. Organizar as refeições semanais não é uma tarefa simples. O frango é um alimento de uso frequente. Por isso, as pessoas compram em quantidade e guardam no frigorífico ou no congelador.
O frango é um dos alimentos mais comuns na gastronomia portuguesa. A conservação do frango é distinta consoante o método escolhido. Não há uma data exata e fixa. Podemos estimar um determinado tempo, mas é uma média. Apesar desses valores de referência, é muito importante estar atento ao alimento, que pode apresentar sinais de deterioração, apesar de cumprir os tempos de conservação que iremos apresentar.
Os tempos de conservação do frango no frigorífico são distintos. Se o frango for colocado no frigorífico acabado de comprar tem um tempo reduzido. O frango fresco dura 2 a 3 dias. Depois disso, não deve ser consumido.
Se o frango for descongelado, a sua longevidade é de 1 a 2 dias, sem contar com o tempo de congelação. Após ser cozinhado, o frango pode ser colocado no frigorífico, mas deve ser consumido no espaço de 3 dias.
No entanto, se colocar o frango no congelador em ótimas condições de consumo, o frango pode durar até 6 meses. Existem alguns cuidados que se deve ter de modo a assegurar a respetiva qualidade nestes tempos.
A descongelação não deve ser feita à temperatura ambiente. Para que ela aconteça de forma o mais gradual possível, o descongelamento do frango deve ser realizado no frigorífico, para que ele não altere as suas propriedades. Idealmente, os alimentos devem ficar a descongelar lentamente, no frio, o que demora entre 24 ou 48 horas.
Deve assegurar-se que o frango está devidamente acondicionado e tapado no momento de guardar o frango no frigorífico (independentemente do modo, seja cru, cozinhado ou a descongelar) para a ave não contaminar outros alimentos presentes no eletrodoméstico.
A perda de qualidades é algo que pode acontecer. O frango cru apresenta mudanças na cor. Quando se encontra em más condições de consumo, a ave começa a ganhar uma cor acinzentada, perdendo a sua coloração rosada normal.
O frango também pode revelar outro sinal de deterioração, umas manchas amarelas que não são da pele. O cheiro fica percetível, uma espécie de azedo. Este sinal é quase impossível passar percebido. Quando tal acontece, é sinal para descartar imediatamente. O frango está estragado.
A textura também revela muito sobre a ave. Ele apresenta-se escorregadio e revela uma espécie de goma que permanece mesmo após passar o frango por água. Quando tal acontece, não está bom para consumo. Não cozinhe o frango.
A perda de qualidades também acontece quando o frango é congelado. É possível confirmar que o frango formou uma camada de gelo grossa que se apresenta em volta da ave. Quando tal acontece, não consuma o frango.
Aprenda a usar o seu frigorífico mais eficazmente:
- Aprenda a descongelar o congelador do frigorífico
- Alimentos que não pode guardar no frigorífico
- Como remover maus odores no frigorífico eficazmente
Essa apresentação pode indicar que o frango não congelou da forma correta. A ave também pode apresentar queimaduras por congelamento, apresentando uma espécie de marca de cor branca na superfície do frango.
Além dessa aparência, destaca-se pela textura mais áspera do que a gordura. A queimadura de frio pode não ser perigosa para consumir. No entanto, isso irá deixar um sabor menos agradável na ave.
O frango cozinhado também pode apresentar sinais de perda de qualidades, nomeadamente pelo cheiro. O nariz pode ser um dos métodos mais simples de atestar a qualidade de um alimento. Mesmo após cozinhado, o frango tem um odor semelhante a enxofre, quando está fora de validade.
A aparência é outro elemento importante. A sua qualidade revela-se na cor. Se o frango cozido branco se apresentar cinza, descarte-o. Outro sinal óbvio de perda de qualidade está no mofo. Se apresentar a mínima mancha, deve descartar mediatamente a ave. O seu consumo implicaria grandes riscos para a saúde!