Ter um carro pode ser uma ótima opção para quem quer ter mais liberdade de locomoção. Saiba quanto custa anualmente manter um carro em Portugal. A maioria das pessoas não pensa muito nos custos que o carro tem ao longo do ano. Sabe que ter um carro é um bem necessário, precisa dele para ir para o trabalho e é prático. Por isso, se requer gastos (combustível, selo de circulação, inspeção), há que pagar.
No entanto, já fez a questão sobre o custo anual de um carro? Há quem tenha feito os cálculos que a população em geral gasta com um automóvel por ano. Os valores são surpreendentes… e assustadores!
Quanto custa anualmente manter um carro em Portugal?
Antes de se adquirir um novo carro, convém analisar quanto custa ao certo manter um automóvel ao longo de um ano. Segundo os dados recolhidos pela PORDATA (uma base de estatísticas certificadas sobre Portugal e a Europa), ter um automóvel próprio continua a estar no topo das preferências dos portugueses.
No ano de 2021, nas nossas estradas, circulavam 685 veículos por cada 1.000 habitantes, um número bastante elevado.
Existem várias soluções de mobilidade alternativa a que as pessoas podem recorrer (nomeadamente: carsharing ou o carpooling). Contudo, as pessoas tendem a preferir comprar carro. Ora, convém conhecer as despesas anuais com veículos, para traçar o melhor plano financeiro para o seu futuro.
Custos fixos anuais de manter um carro
Há vários custos fixos com que pode contar com a compra do carro. Ei-los:
- Imposto Único de Circulação (IUC)
Normalmente, quem tem carros novos paga mais, geralmente. O valor do Imposto Único de Circulação é atualizado anualmente, conforme o valor da inflação. Pode conferir os valores do IUC em vigor para 2023 para saber quanto custa manter um determinado carro por ano.
- Seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel
O seguro automóvel é uma despesa obrigatória. Este segura funciona como garantia de indemnizações por danos (pessoais ou materiais) gerados a terceiros.
Poderá valer a pena contratar, fazer coberturas adicionais ou até um seguro de danos próprios. Isso dependerá do carro em questão. Pagar o seguro automóvel é inevitável. Embora possa ser pago em várias modalidades, tem de contar sempre com essa despesa.
- Prestação do crédito automóvel
Recorrer a um crédito automóvel é uma estratégia comum para boa parte dos compradores de um carro. Por isso, quando se pretende saber quanto custa manter um carro por ano, torna-se fundamental calcular a prestação mensal na simulação criada.
O valor da prestação que se paga por um carro pode ser muito distinta e dependerá sempre das condições que foram contratualizadas com o banco. O montante a pagar mensalmente dependerá de variáveis como:
- o valor de entrada
- o montante de financiamento pedido
- o prazo de duração do crédito
- o tipo de taxa contratada (fixa ou variável)
- entre outras.
- Inspeções periódicas
É uma obrigatoriedade legal para qualquer condutor levar o seu carro à inspeção periódica obrigatória (IPO). Este procedimento visa garantir que o automóvel cumpre todos os requisitos para poder circular na estrada com segurança.
Os custos relacionados com as inspeções periódicas são anualmente atualizados, conforme a taxa de inflação em vigor. Pode visitar o site do IMT para consultar as tarifas das inspeções técnicas em vigor.
- Desvalorização do veículo
Se, futuramente, desejar vender o automóvel e tiver um modelo mais recente, convém ter em conta que o seu carro sofre uma desvalorização mensal. O que se revela um custo, na prática, poucas pessoas prestam atenção a essa “despesa”.
Não é fácil fazer o cálculo da percentagem de desvalorização mensal, porque depende da marca e do modelo em questão, entre outras variáveis. Contudo, ferramentas como a tabela Eurotax, podem ser uma ajuda importante neste sentido.
A lista de despesas de custos variáveis, neste caso, é o valor mais difícil estimar.
1 – Lavagens do carro
Existem muitos portugueses com carro que recorrem frequentemente a centros de lavagem de carros. Deve calcular quanto gasta em lavagens de carros, mensalmente e/ou anualmente.
2 – Portagens e SCUTs
Uma pessoa que conduza frequentemente em autoestradas ou em troços com scuts tem de lidar com essa despesa. Convém apurar o valor médio a pagar mensalmente, para adicionar às despesas que se tem com o carro ao longo do ano.
3 – Estacionamento
Muitas pessoas lidam com este problema nos grandes centros urbanos. Há quem tenha lugares de estacionamento arrendados. Por isso, trata-se de um valor que deve integrar as contas sobre as despesas mensais e anuais. O mesmo deve ser feito com o estacionamento temporário em zonas municipais.
4 – Preços dos combustíveis / carregamento
Atualmente, o preço dos combustíveis está sempre a ser falado devido aos constantes aumentos. Para criar o mapa de despesas mensais e anuais com o carro, convém saber quanto investe em combustível.
O valor está dependente do consumo médio do seu automóvel. Por isso, deve ainda calcular o número de quilómetros que percorre mensalmente. O mesmo deve ser feito com o custo em carregamentos (no caso dos carros elétricos). O cálculo deve ter em conta o preço de abastecimento/carregamento por litro ou kWh.
5 – Manutenção do automóvel e demais reparações
Os custos da revisão automóvel são outra variável a considerar nas despesas anuais, embora se tratem de valores que podem variar dependendo da marca e do modelo automóvel em questão.
Naturalmente, podemos perceber que carros novos e carros usados apresentam necessidades de manutenção distintas. Por exemplo, algumas marcas até assumem estes custos de revisão nos primeiros anos dos carros novos.
Os carros usados necessitam de uma revisão automóvel mesmo que não haja nenhum problema mecânico específico. Trata-se de um procedimento fundamental para prolongar a vida útil do automóvel. A revisão até pode evitar danos e custos superiores no futuro.
Conheça melhor o código da estrada:
- Conheça o novo sinal de trânsito H42 que está a dar que falar
- Condução na faixa do meio pode custar centenas de euros
- Pode-se pisar a linha contínua para ultrapassar ciclistas?
O custo médio para manter um carro num ano
O site Autocost fez as contas, após recolher dados preenchidos por diversos utilizadores. As suas conclusões revelaram que os encargos com um carro no nosso país rondam os 3.939 euros anuais. Desta forma, em média, a mensalidade gasta no carro é de 328 euros, sensivelmente.
Naturalmente, os valores apresentados são meramente indicativos, porque cada carro, cada pessoa, cada contexto implicam variáveis muito distintas. Contudo, pode estudar o seu caso detalhadamente, analisar cada despesa realizada com o carro e adaptá-la à sua situação.
Tenha em atenção aos custos extra que se encontram associados à compra de um automóvel. Por isso, se planeia comprar um automóvel, não se pode esquecer de que há sempre outros custos ligados ao processo de compra.
Desta forma, terá de contabilizar:
- pagamento do Imposto Sobre Veículos (ISV)
- pagamento do IVA
- pagamento dos custos referentes ao pedido do Documento Único Automóvel (DUA).
Boa matéria, uma dica para a próxima, fazer o mesmo para veículos eléctricos e comparar com os a combustão.
Obrigado.