Qual é considerado, o país mais antigo da Europa? Vamos explorar um pouco sobre a história dos países europeus para responder a esta questão intrigante! Uma nação é um território constituído como um estado soberano. A formação de um país não é um processo rápido. Para se formar um estado soberano, é necessário acontecer muita história e realizar processos históricos longos que permitam o traçar de fronteiras. Ao longo do tempo, estas fronteiras foram redesenhadas inúmeras vezes. No entanto, há países que se encontram delimitados há muito tempo.
Qual é o país mais antigo da Europa?
Por acaso sabe quantos países há atualmente no mundo? A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece 194 países oficiais que se encontram distribuídos pelos cinco continentes. Cada nação apresenta as suas riquezas, a sua cultura, a sua história. No entanto, há países que contam com maior longevidade. Por acaso sabe qual é o país mais antigo da Europa?
O país mais antigo do velho continente é Portugal. Sim, a nossa nação é considerada a mais antiga da Europa. No entanto, não se trata de um assunto consensual. Há discussões sobre esta matéria, pois há especialistas que defendem outras teses.
Como se disse anteriormente, um país é o resultado de longos processos históricos. Para o ser humano reinar nos diferentes continentes (Europa, América, Ásia, África, Oceânia), o ser humano tem hasteado bandeiras em diferentes territórios, impondo a sua religião, raça ou língua, enquanto governa.
Todos os povos apresentaram um sentido de comunidade, partilhando tradições. Posteriormente, os altos e baixos políticos levaram à formação de estados artificiais, que ficaram ligados ao gosto dos poderes. No entanto, quando esse poder perdia força, eram facilmente desarmados.
Portugal
A fundação do nosso país aconteceu por volta do ano de 1139. Desde essa data não há estabilidade nas suas fronteiras. Ora, esse facto é levado em consideração no momento de identificar Portugal como a nação mais antiga da Europa.
No continente europeu, foram realizadas diversas guerras e revoltas que originaram alterações profundas nas fronteiras de muitos países europeus antigos.
Portugal tem quase dez séculos de existência e destaca-se de outros países. Em todas as nações, há mudanças nos monarcas, na passagem de sistemas políticos.
No entanto, Portugal é um país que teve muitos acontecimentos marcantes. Apesar de todos os episódios históricos, as fronteiras portuguesas encontram-se estáveis desde o final do século XIII. Apesar de não se pensar em Portugal como o país mais antigo (pensa-se na Grécia), quando o critério está na estabilidade das fronteiras, percebe-se a identificação do nosso país como o mais antigo.
Fundação de Portugal
Após a queda do Império Romano, o território de Portugal foi invadido diversas vezes. Foram vários os povos a passar pelo nosso território, nomeadamente os árabes.
Ao longo do tempo, vários episódios surgiram no território como tentativas de obter autonomia. Primeiro, quiseram expulsar os árabes. Portugal assinou a independência em 1143, um tratado que o Papa Alexandre III veio a reconhecer.
Na época, governava o filho do conde Enrique de Borgoña, Alfonso Enríquez. Este homem era um bom estratega militar e político. Os conflitos com o Reino de Castela seriam encerrados mais tarde, após a assinatura do Tratado de Alcañices, entre D. Dinis I de Portugal e D. Fernando IV de Castela.
Esse tratado permitiu fixar as fronteiras entre o reino de Portugal e o de Leão. Após a guerra, o nosso país centrou-se no seu desenvolvimento. Com a «Era dos Descobrimentos», surge a época mais dourada da nossa história. A frota portuguesa navegou por diversos mares, alguns nunca antes navegados.
Vários países deram-lhe novas riquezas. As terras do Novo Mundo foram exploradas. Aliás, Portugal explorou países de África, Ásia e América do Sul, o que fez com que tivesse ouro e pedras preciosas, especiarias e outros produtos que ajudaram a que Portugal se tornasse numa das nações mais ricas da Europa.
Conheça mais curiosidades:
- Os 10 países mais baratos para viver. Portugal na lista
- Conheça todos os países que falam a língua portuguesa
- Uma das 26 cidades pequenas mais bonitas da Europa é portuguesa
San Marino
Além de Portugal e da Grécia, também podemos identificar São Marino. Apesar de ser um país pequeno, trata-se de um dos mais antigos da Europa e do mundo. Oficialmente, este país foi criado no ano de 301. No entanto, desde esse momento em que foi fundado pelas mãos de um pedreiro cristão, Marinus, as fronteiras mudaram.
Marinus, conhecido como o Dálmata, foi o fundador. Ele deixou a ilha de Arbe para escapar da política anticristã do imperador romano Diocleciano. Posteriormente, veio viver para este espaço que hoje se conhece como São Marino. Ele escondeu-se no Monte Titano e neste local fundou uma pequena comunidade.
Obviamente, dadas as suas dimensões, este país ficou nas mãos de potências vizinhas. No entanto, em 1631, o Vaticano reconheceu finalmente a independência de San Marino. Posteriormente, em 1797 e em 1815, o país também foi reconhecido por França e também por muitos outros países da Europa. A independência de San Marino esteve em perigo diversas vezes ao longo da sua história, nomeadamente na época da reunificação da Itália. No entanto, esta nação conseguiu defender-se através da assinatura de diversos tratados.