Uma dualidade para todos os amantes de peixe! Afinal de contas, qual é a melhor sardinha de Portugal, a do Sul ou a do Norte? Conheça as diferenças!
A sardinha é um alimento bastante apreciado pelos portugueses. Por isso, está associada a eventos festivos, nomeadamente às festividades relacionadas com os santos. Comer sardinha faz parte da tradição. Ora, sobre este alimento, há várias questões relevantes. Sobre a sardinha portuguesa, muitos questionam qual é a melhor sardinha?
Qual é a melhor sardinha de Portugal, a do Sul ou a do Norte?
Os portugueses fazem várias questões sobre alimentos. Algo sensato, porque o conhecimento sobre eles ajuda a apresentar propostas gastronómicas mais apetecíveis.
A sardinha é um dos alimentos mais populares. Por isso, o povo tem diversas questões sobre este ingrediente que protagoniza algumas receitas tradicionais. Eis algumas das perguntas mais comuns acerca da sardinha portuguesa:
- Quando é que a sardinha portuguesa está no ponto?
- Quanto tempo demora a sardinha a grelhar?
- Qual é a melhor sardinha: a sardinha do Sul ou a do Norte?
Fique a conhecer as respostas a questões sobre a sardinha portuguesa e a muitas outras…
Melhor sardinha do país: a do Sul ou a do Norte?
Dar uma resposta a esta questão é colocar-se num terreno pantanoso, porque haverá defensores acérrimos de ambas as posições. Sem querer ferir sensibilidades entre as pessoas dessas regiões, vamos tentar responder sem entrar em polémicas, nem zaragatas.
Sobre esta matéria podemos dizer que o tamanho é importante. No entanto, neste caso, a regra é que quanto maior for a sardinha, pior o seu gosto.
Tamanho
Quando uma sardinha se apresenta muito grande, tende a revelar excesso de gordura. Por isso, tem tendência a ficar tão enjoativa que dificilmente se consegue comer mais do que 2 ou 3. Ora, nesta matéria das sardinhas, convém confiar na experiência dos pescadores. Eles são a melhor referência.
Experiência
Se tiver a experiência de comer com eles, poderá confirmar que geralmente preferem evitar comer as sardinhas grandes. Na linguagem de Sesimbra, os pescadores preferem as ‘meio-peixe’. Trata-se de uma sardinha de tamanho reduzido, logo a seguir a uma petinga.
Sardinha ‘meio-peixe’
Essa opção dos pescadores faz sentido. Uma sardinha ‘meio-peixe’ pinga na mesma no pão.
Contudo, deixam-se comer mais facilmente, porque não apresentam escamas duras, nem espinhas rijas. Como se sabe, as espinhas por vezes pregam partidas. São surpresas desagradáveis que incomodam durante muito tempo.
Por que razão a sardinha do Sul é menor do que a do Norte?
Pela temperatura. Enquanto a sardinha capturada no Atlântico mais a Norte encontra-se em áreas mais frias, a sardinha capturada no Algarve encontra-se em águas mais quentes.
Esta sardinha é menor do que a nortenha, porque esta sardinha encontra piores condições no sul. Embora se encontre numa zona mais quente, o espaço é mais pobre em alimento para a sardinha (nomeadamente em plâncton e fitoplâncton).
Já a Norte, as sardinhas estão em águas mais frias, mas há mais alimento nas águas. Por isso, geralmente, a sardinha cresce mais.
Aprenda a cozinhar este ingrediente maravilhoso:
- 8 Receitas fantásticas para quem aprecia sardinhas
- 4 receitas com sardinhas em lata muito práticas e deliciosas
- Como fazer Sardinhas Assadas à Portuguesa. Tome nota!
10 questões comuns sobre a sardinha portuguesa
1 – Qual é o tamanho da sardinha do Norte e do Sul?
- Para se ter 1kg de sardinha do Norte, são necessárias 12 a 14 sardinhas.
- Para se ter 1kg de sardinha do Sul, são necessárias 18 a 20 sardinhas por quilo.
2 – Se uma pessoa estiver cansada de comer sardinhas grelhadas, de que mais formas pode apreciar este alimento?
Sardinhas albardadas. Este é um petisco e tanto. Primeiro, marinam-se os filetes em limão, passam-se por um polme e fritam-se. Na internet, poderá encontrar um número vasto de receitas destas.
Outra opção, mais difícil, é fazer filetes das sardinhas, pois trata-se de um peixe muito frágil. No entanto, existe uma cadeia de supermercados que atualmente anda na boca de toda a gente e que costuma vender os filetes de sardinha já limpinhos.
3 – O que é o MSC?
O MSC consiste num selo de certificação internacional. A sigla MSC signifca Marine Stewardship Council, algo que podemos traduzir por Conselho de Proteção Marinha. Ora, um peixe que ostente o selo MSC revela que os stocks são abundantes e as artes de pesca corretas.
Muitos desconhecem que a sardinha foi o único peixe ibérico a ter direito a este selo ao longo de 2 anos. No entanto, em 2012, o selo foi suspenso devido ao nível do stock de sardinha ter caído abruptamente.
4 – Quando é que a sardinha está mesmo no ponto?
Segundo o ditado, no ‘São João a sardinha pinga no pão’, o que significa que a sardinha já se encontra gorda. No entanto, como se compreenderá, esse estado físico depende muito das temperaturas das águas e da alimentação dos peixes.
Embora muitas pessoas desconheça essa realidade, as primaveras mais frias atrasam o ciclo de vida dos peixes. Por isso, o tal nível de gordura desejável só pode ser atingido no início de julho. Assim, a sardinha pingar ou não no pão, depende do tempo.
5 – Qual é a distância correta da grelha às brasas?
Para que a sardinha portuguesa se apresente loirinha e bonita, como manda a tradição, recomenda-se que o peixe mantenha uma distância de 10 cm. A sardinha deve ser grelhada com uma brasa calma, com cinza e não incandescente.
6 – Quanto tempo demora a grelhar uma sardinha?
Para se obter uma sardinha de tamanho médio bem grelhada, idealmente é necessário destinar 2/3 minutos de cada lado.
7 – Alguém come mais sardinhas do que os portugueses?
Há povos mais comilões deste alimento do que os portugueses, nomeadamente os islandeses e os japoneses.
8 – Sardinha da noite ou da manhã?
Há dois momentos indicados para a captura da sardinha portuguesa, ao pôr-do-sol e de manhã. A sardinha da manhã (mais fresca) é mais cara. Chega a custar o dobro do preço em lota.
9 – A cor certa da sardinha?
A sardinha portuguesa quer-se azulada e prateada e deve apresentar muita escama.
10 – Sardinha com ou sem gravata?
Quanto menos vermelho for a mancha da face da sardinha (a chamada gravata), melhor sabe este alimento.