Todos os que a visitam ficam verdadeiramente apaixonados. Não faltam atrações neste local fascinante e impregnado de história.
Óbidos é um espaço particularmente romântico. A beleza desta vila torna qualquer estadia numa experiência inesquecível. Visitar Óbidos é sinónimo de dias encantadores, em qualquer estação do ano.
Independentemente de como se faça a visita, a solo, em família, com amigos ou com a cara-metade, nesta vila poderá encontrar uma beleza sui generis, além de um conjunto de caraterísticas incomum, combinação perfeita para proporcionar uma estadia tranquila e profundamente agradável, ideal para uma escapadinha.
Todos os que visitam a vila de Óbidos ficam verdadeiramente apaixonados. Não faltam atrações neste local fascinante.
Provavelmente, a vila mais romântica de Portugal
Localização
A bonita Vila de Óbidos está presente na província histórica da Estremadura, no distrito de Leiria. A vila portuguesa de Óbidos é pequena e pitoresca, mas gera nos seus visitantes grandes emoções. A beleza natural é um elemento que torna Óbidos particularmente apelativa, nomeadamente a Lagoa de Óbidos.
Esta vila encantadora tem muitos outros atributos valiosos. Óbidos é uma vila que se encontra protegida por muralhas medievais e tem no seu imponente castelo o seu ex-libris. Por isso, esta vila reúne um conjunto de atrações que todos os anos atrai milhares de turistas.
Breve história
A origem desta vila remontará a 308 a.C. Nesse tempo, terá sido criado um povoamento pelos celtas. Apesar destes terem conseguido resistir a uma tentativa de domínio por parte do povo fenício. Os celtas não tiveram o mesmo sucesso perante os romanos.
Após o surgimento do declínio do Império Romano, outros povos tomarem conta da vila de Óbidos. A vila passou pelas mãos de diferentes povos, tais como os Alanos, os Suevos, os Godos e os Árabes. Estes últimos permaneceram na região durante séculos, entre 711 e 1148.
D. Afonso Henriques percebeu a importância estratégica, por isso procurou assegurar a conquista de Óbidos, após a conquista de Lisboa aos Mouros, em novembro de 1147.
Posteriormente, um grupo de cavaleiros investiu durante a noite para conseguir conquistar a vila. Gonçalo Mendes da Maia, “O Lidador”, encontrava-se na liderança. Ele e os seus homens surgiram pela parte nascente da terra num momento em que os restantes militares portugueses atraíam a atenção dos Árabes na porta do Castelo a poente. Atualmente, chamada de “Porta da Vila”.
Este foi um episódio bastante importante, tratando-se de algo que permitiu aos portugueses vencerem mais uma batalha de grande relevância. A conquista do Castelo de Óbidos aos Mouros ocorreu no dia 10 de janeiro de 1148.
Curiosidade
Sabia que Óbidos era um presente? Sim, esta terra é conhecida como a “vila das rainhas”? É que, antigamente, era tradição os reis de Portugal oferecerem a Vila de Óbidos como presente às rainhas.
Principais atrações
A Porta da Vila
Esta atração serve como entrada principal da vila e encontra-se a sul. A Porta da Vila foi mandada construir pelo rei D. João IV. Esta Porta, que faz parte da muralha de Óbidos, é também conhecida como Porta de Nossa Senhora da Piedade, devido à proteção que Óbidos recebeu de Nossa Senhora da Piedade.
Rua Direita
O espaço que liga à porta da Vila ao Paço dos Alcaides é a chamada Rua Direita, algo que acontece desde o século XIV. Nos séculos XVI e XVII, esta rua sofreu transformações relevantes.
Alguns dos antigos portais góticos das casas ficaram ocultados. No entanto, esta rua revela-se perfeita para se realizar um passeio maravilhoso.
O Castelo de Óbidos
Quem gosta de construções medievais tem aqui um bom pretexto para visitar Óbidos.
Este elemento arquitetónico é considerado um ex-libris de Óbidos. Trata-se de um castelo medieval que apresenta um perímetro muralhado. Esta é uma construção especial para os habitantes da vila, por isso é um espaço de visita obrigatória.
O Santuário do Senhor Jesus da Pedra
A história desta construção remonta à lenda da descoberta de uma cruz feita em pedra que apresentava uma singela imagem de Cristo e que revelaria poderes milagrosos. Foi recorrendo a essa cruz que os agricultores locais superaram anos de seca.
No início do século XVIII, a cruz do Senhor Jesus da Pedra estava resguardada numa capela de madeira de pequenas dimensões, onde nesse tempo já havia um número elevado de peregrinos.
Esta realidade levou à necessidade da construção de um santuário digno. Este santuário terá sido construído entre 1740 e 1747.
A Igreja de São Pedro (medieval)
Este templo revela-se outra construção que serve de testemunho de outros tempos. A Igreja de São Pedro é uma construção medieval. Esta igreja foi fundada nos séculos XVII-XIX. No entanto, após o terramoto de 1755, esta igreja foi reconstruída.
Do templo original, apenas se conservaram os vestígios do antigo pórtico gótico na sua fachada. Durante o terramoto de 1755, salvaram-se a torre com escadas em espiral e o altar em talha dourada (1690-1705).
Informação útil:
Morada: Largo de São Pedro, Óbidos, Portugal.
Horário:
- De outubro a março: 9:30 -12:30 e 14:30 – 17:00
- De abril a setembro: 9:30 – 12:30 e 14:30 – 19:00
A Igreja de São Tiago
Este templo tem origem no século XII; remonta ao ano de 1186. A Igreja de São Tiago, também conhecida como Igreja de Santiago, foi construída por ordem de D. Sancho I. A igreja encontra-se edificada junto da entrada do castelo.
A Igreja de São Tiago original foi destruída quase na totalidade pelo terramoto de 1755. Devido a este acontecimento trágico, houve a necessidade de reconstrução. A reconstrução da Igreja de Santiago apenas se concluiu em 1778 e foi realizada num estilo bastante diferente do gótico original.
Informação útil:
Morada: Largo de São Tiago do Castelo 2510-106, Óbidos, Portugal
Coordenadas GPS: N 39 21.789′ W 009 09.437′ (39.36315, -9.15728)
Horário:
- Sexta-feira e Sábado, 10:00 – 21:00h
- Domingo a Quinta, 10:00 -19:00h
A Ermida de Nossa Senhora do Carmo
Esta Ermida é bastante interessante. Esta capela foi associada a um templo romano que existiu no local. A capela-mor é abobadada. Um dos atrativos desta construção é a torre sineira, com duas ventanas.
Informação útil:
Morada: Estrada da Cerca 2510, Vila de Óbidos
Contactos: 262959231 / email: [email protected]
A Lagoa de Óbidos
Este é um dos locais mais belos da costa ocidental de Portugal. A Lagoa de Óbidos tem uma área total aproximada de 6.9 km2 de águas calmas. Ela apresenta um frágil ecossistema onde várias espécies encontram um privilegiado habitat.
Existem ainda diversas aves aquáticas e migratórias que aqui podem ser observadas. Portanto, este é um local imperdível para os amantes do Birdwatching, observação de aves. Esta lagoa também é muito procurada por pessoas que gostam de desportos aquáticos.
Espaços culturais imperdíveis
Museu Paroquial
Este espaço serve como um ponto de encontro e de diálogo entre a comunidade local e as suas raízes. Trata-se de um museu que fomenta o crescimento cultural da vila.
O Museu Paroquial de Óbidos articula-se de perto com os restantes serviços do Museu na Vila de Óbidos. Este Museu tem como objetivo incentivar o estudo e a divulgação dos bens artísticos e históricos da Igreja.
Informação útil:
Morada: Igreja S. João Baptista – Porta da Vila 2510-089 Óbidos.
Museu Municipal de Óbidos
Este museu foi inaugurado a 15 de junho de 1970. Desde então tornou-se numa referência em Óbidos. O Museu Municipal de Óbidos apresenta uma exposição permanente, que proporciona uma viagem através da produção artística e da devoção religiosa da história da Vila.
Entre os destaques do museu, encontram-se obras de André Reinoso e Josefa d’Óbidos.
Informação útil:
Horário de Abertura: terça a domingo das 10h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Nota: Encerra à segunda-feira
Contactos: 262 959 299 / E-mail: [email protected]
Museu Abílio de Mattos e Silva
Este museu foi criado por vontade de Maria José Salavisa, viúva de Abílio de Mattos e Silva. Este homem foi pintor, cenógrafo e figurinista.
Mesmo não sendo natural de Óbidos (Abílio de Mattos nasceu no Sardoal, em 1908), ele tornou-se símbolo da terra com obra criada nas artes plásticas. Ele destacou-se também pelo contributo dado no teatro e na ópera.
Informação útil:
Horário de Abertura: de terça a domingo das 10h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Nota: Encerra à segunda-feira
Morada: 262 959 299 / [email protected]
Galeria Nova Ogiva
Este espaço representa a extensão de arte contemporânea da Rede de Museus e Galerias. O escultor José Aurélio criou a Galeria Nova Ogiva quando residia em Óbidos.
Informação útil:
Horário de Abertura: De quarta-feira a segunda-feira das 10h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Encerra à terça-feira.
Contactos: 262 959 299 / [email protected]
Casa José Saramago
A Casa José Saramago tornou-se num espaço emblemático.
Temática: Espaço para Exposições Temporárias. Futura Biblioteca Municipal
Informação útil:
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00
Morada: Rua Direita, 107-111, 2510-001, Óbidos
Contatos: 262 955 500 / [email protected].
Mais informações, aqui.
Oficina do Barro
Este espaço, também conhecido como Oficina das Artes, encontra-se em funcionamento há mais de 20 anos.
Informação útil:
Morada: Oficina do Barro Rua Direita, N.º 95 2510- 132 Óbidos
Mais informações, aqui.
Eventos e Festividades
Mercado Medieval de Óbidos
O Mercado Medieval de Óbidos nasceu em 2002. Desde então, o evento apresentou um crescimento notável. De ano para ano, o desenvolvimento deste evento gerou uma transformação em Óbidos. O Mercado Medieval de Óbidos tem uma capital importância para a comunidade.
Neste evento, a vila apresenta a vida tal como era na Idade Média. Vivem-se dias de folia entre elementos como armas, cavalos, bobos, bailarinos, jograis e muito mais. Aproveite também para descobrir os aromas e sabores de outros tempos; para deliciar-se com os manjares da época que são bem acompanhados pelos melhores néctares da região.
A Vila de Natal
A Vila Natal de Óbidos permite encher as ruas de magia. Nesta quadra, há brilhos, luzes, enfeites que fazem despertar na vila um encanto especial. Figuras como o lendário Pai Natal apresentam-se e encantam miúdos e graúdos.
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
No ano de 2002, foi realizado o primeiro evento dedicado ao chocolate. Desde então, o Festival Internacional de Chocolate tornou-se num evento imperdível de Óbidos. Todos os que adoram chocolate encontram diversas tentações neste evento.
Além da existência de muitos pontos de venda desta nobre iguaria, os visitantes poderão encontrar esculturas monumentais em chocolate, sessões de showcooking, workshops, animação e muito mais.
Semana Santa
A Semana Santa de Óbidos é outro evento imperdível. Trata-se de algo que faz parte da essência de Óbidos. Este evento atrai multidões à Vila de Óbidos. Nesta semana, a vila serve de palco de celebrações e de acontecimentos de índole histórico-religiosa. Óbidos evoca a Paixão e a morte de Cristo.
Folio Festival
O F(O)LIO – Festival Literário Internacional de Óbidos é um evento que promove a aproximação entre autores e leitores. Este evento tem uma programação diversificada, além de servir como palco de lançamento de livros. Há no Folio Festival espaço para debates, reflexões, mesas redondas, entrevistas e conversas.
Símbolos da vila
Josefa de Óbidos
Esta vila tem no artesanato cerâmico uma arte de grande interesse e singularidade. Josefa D’Óbidos brilhou intensamente. Esta mulher dirigiu uma oficina de cerâmica artística. Foi em Óbidos que esta mulher das artes produziu a maior parte das suas obras.
Josefa D’Óbidos tornou-se numa influência determinante nas tipologias da cerâmica de Óbidos, além de ficar para a posteridade como uma pintora talentosa e um símbolo da vila, uma figura nacional de relevo!
A Ginjinha
O licor de ginja terá sido originado no século XVII, num convento. O licor foi criado pelas mãos de um frade. No entanto, a partir desse momento, a receita conventual disseminou-se e tornou-se numa iguaria típica da região. Esta vila é também conhecida pela sua ginjinha típica.
Óbidos tem uma grande atração nesta bebida. Quem visita a vila tem de provar este licor. A ginjinha é um licor de sabor forte, que se carateriza pelo aroma agridoce das ginjas. O tom deste licor é de um vermelho-escuro que cativa.
O licor pode ser servido simples ou, então, com frutos no interior, existindo ainda a opção de ser perfumado com baunilha ou com um pau de canela.
Informação útil:
Posto de Turismo
Morada: Rua Porta da Vila s/n 2510-089 Óbidos
Horário (aberto diariamente): 09h30 às 13h00 / 14h00 às 17h30
Contactos: 262 959 231 / 937 755 637 / [email protected]
Como chegar a Óbidos?
A melhor opção é fazer a viagem de carro. Óbidos encontra-se a cerca de 1 hora e 30 minutos de Lisboa. A distância que separa Lisboa de Óbidos é de pouco mais de 80 quilómetros. O percurso de carro pode ser realizado pela A8 (opção mais rápida) ou pela A1. Existem estacionamentos gratuitos perto da vila. Um deles está junto ao aqueduto.
Para as pessoas que se deslocam de Sul:
O melhor método é seguir um percurso pela autoestrada A8, indo na direção “Norte”. Posteriormente, devem sair na primeira saída para “Óbidos”. Saída 15.
Para as pessoas que se deslocam do Norte:
De vir pela A8, devendo seguir o percurso e sair na segunda saída para “Óbidos”.
Para as pessoas que se deslocam do interior do país:
Vindo pela autoestrada A15 (com início em Santarém), deverão seguir pela A8 na direção “Sul” e, em seguida, sair na primeira saída para “Óbidos”.
Quem vier pela estrada nacional, o acesso à Vila de Óbidos é realizado pela estrada Nacional 8.
Leia também:
- Provavelmente, a cidade mais romântica de Portugal
- As 10 vilas e cidades mais bonitas de Portugal
- As encantadoras aldeias medievais de Portugal
Quer saber onde pode comer em Óbidos?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Covão dos Musaranhos
Morada: Quinta do Bom Sucesso, Lagoa de Óbidos, 2510-662, Óbidos, Portugal
Contactos: (+351) 262 969 930
Mais informações, aqui.
Taberna do Anastácio
Morada: Rua Manuel Simões Maia 514, Leiria 2415-520 Portugal
Contactos: (+351) 244 837 263
Mais informações, aqui
Restaurante Luna
Morada: Rua Glória Barata Rodrigues Quinta de Santo Antonio, Leiria 2415-576 Portugal
Contactos: (+351) + 244 815 977
Mais informações, aqui
Olive Restaurante
Morada: Rua da Palmeira nº10 RC Em frente ao centro comercial Jardins do Lis, Leiria 2415-582 Portugal
Contactos: (+351) +351 912 648 946
Mais informações, aqui
Taberna o Tributo
Morada: Estrada Nossa Senhora do Amparo, 4, Leiria 2415-525 Portugal
Contactos: (+351) +351 244 041 684
Mais informações, aqui
Quer saber onde pode dormir em Óbidos?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Bom Sucesso (Design Resort, Leisure & Golf *****)
GPS: N39.38249º W9.24572º/ N39º 22´57.00” W9º14´44.59”
Morada: Lugar Do Bom Sucesso, 2510-662 Vau, Portugal
Contactos: (+351) 262 965 300 / 964 934 121 / [email protected] / [email protected]
Mais informações, aqui.
Praia d’El Rey Marriott (Golf & Beach Resort*****)
GPS: 39.390305 | -9.287696
Morada: Av. D. Inês de Castro, Vale de Janelas, Amoreira, 2510 – 451 ÓBIDOS (15 Km)
Contactos: (+351) 262 905 100 / [email protected] / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Real d’Óbidos****
Localização GPS- Lat: 39º21’38.96”N Long: 9º9’21.65”W
Morada: Rua D. João de Ornelas, 2510 – 074 ÓBIDOS
Contactos: (+351) 262 955 090 ou 7/ [email protected]
Mais informações, aqui.
Josefa d´Óbidos Hotel****
GPS: 39°21’35.33″ N | 9° 9’25.67″ W
Morada: Rua D. João de Ornelas, 2510 – 074 ÓBIDOS
Contactos: (+351) 262 955 010 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Evolutee Hotel (ROYAL ÓBIDOS SPA & GOLF RESORT*****)
GPS: 39º24’20.06” / N, 9º14’24.46”W
Morada: Cabeço da Serra, 2510 – 665 Vau
Contactos: (+351) 262 240 220 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Agora que conhece um pouco das riquezas de Óbidos, tem muitas razões para visitar a vila. Não faltam encantos sedutores nesta vila que assegura numa experiência memorável!
Faça uma visita a este local e deixe-nos a sua opinião sobre este local maravilhoso, perfeito para uma escapadinha de sonho!
Moro há cerca de dois anos em Óbidos e, pese embora grande parte da
informação já fosse do meu conhecimento, acabei também por
aprender com o seu artigo que está muito bem escrito.
Apenas a oferta gastronómica pareceu-me relativamente pobre, tendo
em conta a oferta significativa de restaurantes que existe dentro e
fora das muralhas.
Parabéns mais uma vez pelo artigo.