Esta cidade proporciona uma experiência única. A sua riqueza patrimonial é incomum e muito provavelmente, é a cidade mais religiosa de Portugal.
Haverá algum destino como Braga? Não, esta cidade proporciona uma experiência única. A arte e a cultura atraem muitas pessoas a Braga, mas também a gastronomia. Os atrativos da cidade de Braga são inúmeros. Além da beleza natural que se encontra na capital do Minho, há arquitetura que ajuda a contar parte da riqueza histórica da cidade. A riqueza patrimonial desta cidade é incomum.
A longa história está espelhada em muitos dos seus monumentos. As construções religiosas destacam-se entre as atrações turísticas desta cidade. Conheça os encantos da cidade de Braga. A cidade dos Arcebispos tem um património religioso verdadeiramente notável!
Braga: Provavelmente, a cidade mais religiosa de Portugal
Localização
A cidade de Braga localiza-se no vale do Cávado, estando presente na região Noroeste de Portugal Continental.
História
Braga é uma das cidades cristãs mais antigas em todo o mundo. Além disso, existem nela diversas construções religiosas. Por isso, Braga é provavelmente a cidade mais religiosa do nosso país. Há templos incríveis que atraem diversas pessoas à cidade.
A cidade conta com mais de 2000 anos de história. Trata-se da cidade portuguesa mais antiga. A cidade de Braga foi fundada no ano de 16 a.C. pelos romanos. Esta cidade é frequentemente identificada como a ‘Roma Portuguesa’.
O importante legado romano revela como a sua história é bastante rica. Braga foi uma cidade romana chamada Bracara Augusta, um nome que surgiu em honra do imperador César Augusto.
A cidade romana Bracara Augusta foi capital da Galécia, encontrando-se num espaço onde irradiavam 5 Vias Romanas. Esse era um território tão vasto que se estendia do norte do Douro até ao Cantábrico.
Braga remonta ao tempo de Bracara Augusta e conta mais de 2 milénios de História, remontando ao tempo dos romanos. Bracara Augusta serviu como um entreposto comercial importante e centro industrial. Por este território, foram descobertos diversos vestígios arqueológicos egípcios e do mar Egeu.
Nos séculos IV ao VII, Braga foi capital para Suevos e Visigodos, até ao momento em que a cidade sofre consequências. Em 711, a cidade foi destruída pelos árabes. Posteriormente, Braga foi reconstruída como centro regional. Lentamente desenvolveu-se. No século XI, já era reconhecida como um importante polo religioso.
Curiosidade
Sabia que o rei de Leão, D. Afonso IV, doou a cidade de Braga como dote à sua filha D. Teresa, no momento do seu casamento com o Conde D. Henrique de Borgonha?
Comparação
Dizer que Braga é a cidade mais religiosa do país tem a sua dose de subjetividade, uma vez que existe Fátima que se trata do maior destino religioso de Portugal. O Santuário de Fátima é visto como o principal centro de peregrinação cristã de Portugal, além de ser um dos destinos de turismo religioso mais visitados do mundo.
‘Roma portuguesa’
Braga é conhecida como a “Roma Portuguesa”. O passado desta cidade também joga a seu favor. No século XVI, o arcebispo de Braga voltou de Roma com a boa ideia de construir várias praças e igrejas na cidade portuguesa, à semelhança da capital italiana. A arquidiocese de Braga foi fundada ainda antes de existir a nossa nacionalidade.
Ao longo de muito tempo, este foi o único arcebispado de Portugal. À época, esta cidade chegou a ser o destino de peregrinos mais importante na Península Ibérica. Atualmente, Braga continua a ser um local com grande preponderância a nível religioso.
A cidade mais religiosa do mundo
A cidade de Braga encontra-se presente num dos Sacro-Montes mais antigos da Europa. O Bom Jesus tornou-se num porta-estandarte da região Minhota. Os argumentos para sustentar a tese de que se trata da cidade mais religiosa de Portugal sustenta-se nos números.
Nesta cidade, há 82 igrejas. Além disso, existem 76 capelas em Braga. A cidade de Braga conta ainda com 2 santuários e 1 catedral. Por isso, se percebe a comparação com uma cidade italiana emblemática.
Braga ainda conserva o seu lado religioso, as construções religiosas, a estatutária e a ornamentação sacra desta cidade. Tal revela-se um património religioso bastante rico. Desta forma, certamente que concorda com a designação de Braga como a cidade mais religiosa do país, não é verdade?
Datas especiais
Além da cidade de Braga ter monumentos imperdíveis como o Santuário do Sameiro, o Bom Jesus ou a Sé de Braga, há a destacar a celebração da Semana Santa e das festas de São João.
As celebrações litúrgicas da Semana Santa apresentam um especial esplendor nos Calvários de Rua, mas também nas Cerimónias na Catedral, nas Procissões da Burrinha, Teofórica, Ecce Homo com os Farricocos, e do Enterro.
Nesta semana emblemática para a cidade, Braga recebe a visita de milhares de crentes oriundos de todas as partes do país e surgindo também crentes do estrangeiro. Por isso, trata-se de um evento que já tem estatuto de interesse para o Turismo.
Capital do Barroco
Braga é conhecida como a capital do Barroco, sendo a cidade com maior índice de monumentos barrocos. Esta cidade foi berço de nomes importantes deste estilo arquitetónico, nomeadamente o escultor Marceliano de Araújo e o arquiteto André Soares, que foi responsável pelas fachadas da Igreja dos Congregados, da Capela da Falperra e do Palácio do Raio.
Passear por Braga permite-nos constatar a presença dos traços típicos deste estilo marcado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos. Braga é o expoente máximo deste estilo, com diversas construções emblemáticas, tais como: Sé de Braga; Igreja de Santa Cruz; Bom Jesus, Igreja dos Congregados; Igreja do Pópulo; Mosteiro de Tibães; Arco da Porta Nova; Arcada; Museu dos Biscainhos; Palácio do Raio; Casa Rolão, entre outros.
Reputação internacional
European Best Destinations considerou Braga como o melhor destino europeu de 2021, tendo referido que: “Braga vai agradar aos amantes da história e da arquitetura. Braga é também um destino obrigatório para os gourmets e um destino imperdível de espiritualidade, com suntuosas igrejas, mosteiros e santuários.”
Construções religiosas
O Mosteiro de Tibães (e Igreja)
Esta construção é a mais antiga Catedral de Portugal, sendo considerada a Casa-Mãe dos beneditinos. Este mosteiro é visto como uma obra emblemática da cidade de Braga. O Mosteiro de São Martinho de Tibães foi fundado na segunda metade do século XI. Este mosteiro recebeu obras de ampliação entre 1530 e 1550.
Posteriormente, em 1567, o Mosteiro de São Martinho de Tibães tornou-se na Casa-Mãe da Congregação de São Bento em Portugal (e, também, no Brasil).
O Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra
Este é outro espaço icónico de Braga, um símbolo do barroco-rococó. O Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra encontra-se perfeitamente integrado numa paisagem florestal de incrível beleza. Este santuário foi classificado como monumento de interesse público (MIP) recentemente, pela Direção-Geral do Património Cultural.
Santuário do Bom Jesus do Monte
O Santuário do Bom Jesus do Monte tornou-se numa referência religiosa da cidade desde o final do século XV. Ao longo do tempo, o Santuário do Bom Jesus do Monte sofreu diversas intervenções arquitetónicas. Atualmente, revela-se numa das atrações mais populares da cidade.
Se por fora revela-se um espaço encantador, no interior apresenta-se como um santuário bastante sóbrio. As quatro capelas laterais são outros destaques deste santuário. No altar principal, encontra-se o Calvário da autoria de José Monteiro da Rocha, um escultor de Braga.
Convento, Colégio e Igreja dos Congregados
Este espaço conjuga uma história rica com diversos encantos. Ao longo do tempo, este conjunto sofreu várias remodelações mas, atualmente, apresenta uma beleza especial.
Sé de Braga
A Sé de Braga é mais antiga do que a formação do nosso país. Esta construção já existia quando D. Afonso Henriques fundou o nosso país. Desde então, a Sé de Braga tornou-se num marco incontornável na História da cidade. Todas as pessoas que visitam Braga têm mesmo de fazer uma visita à Sé da cidade.
Neste monumento, encontram-se os túmulos do Conde D. Henrique e de D. Teresa, do Infante D. Afonso e do arcebispo de D. Gonçalo Pereira. Naturalmente, dada a longevidade do templo, a Sé sofreu obras ao longo do tempo. A transformação realizada nos séculos XV e XVIII revelou-se mais significativa.
A Catedral de Santa Maria de Braga, como também é conhecida, é uma obra sumptuosa que revela uma majestosidade singular. Esta construção religiosa apresenta vários estilos arquitetónicos, como o romântico e o barroco, entre outros.
O museu
No conjunto monumental da Catedral de Braga, encontra-se a casa do Cabido, onde o Tesouro Museu da Sé de Braga está presente. A coleção deste museu é bastante interessante, existindo um espólio com diversas peças de valor inestimável. As peças são o resultado da história deste espaço e foram guardadas ao longo de mais de 1000 anos de vida cristã.
Neste museu, poderá visitar muitas salas. Tratam-se de espaços que proporcionam experiências distintas, apresentando peças incríveis. Explorar os recantos deste museu permite-nos viver uma aventura enriquecedora, levando-nos a aprender muito sobre a história e a arte litúrgica.
Outras atrações da cidade
Praça da República, Braga
A praça da cidade é considerada o coração do centro histórico de Braga. A Praça da República revela-se um espaço de visita obrigatória. Para quem visita a capital minhota, é inevitável visitar este local, porque permite conhecer o modo de vida das pessoas da cidade.
As suas arcadas foram erguidas em 1715. Este local também é conhecido como Arcada. A imponente fonte presente na praça é uma atração irresistível. Contudo, não faltam outras atrações neste espaço, como a encantadora Igreja da Lapa.
Nesta praça minhota, há a destacar dois cafés que se tornaram em autênticos símbolos da cidade. São eles: o Café Vianna e o Astória. Estes são dois locais centenários que se tornaram em espaços emblemáticos de Braga.
Elevador do Bom Jesus de Braga
Este elevador tem mais de 140 anos e foi inaugurado no dia 25 de março de 1882. O elevador do Bom Jesus de Braga é o mais antigo elevador do mundo, que ainda se encontra em serviço. Nessa época, não se conhecia nada do género em toda a Península Ibérica.
O projeto da criação do elevador do Bom Jesus de Braga foi singular. Ele foi pensado logo na altura para funcionar a água. Essa era uma estratégia sensata, uma vez que o nosso país não havia carvão em quantidade suficiente.
Na época o carvão era importado e caro. No entanto, naquela zona, a água abundava. Por isso, colocar o elevador a funcionar a água foi uma forma de aliar o útil ao agradável. O elevador do Bom Jesus de Braga é o único elevador no mundo do género (a recorrer a um sistema de contrapeso de água) que ainda se encontra em funcionamento.
Este elevador, que se tornou num símbolo de Braga, usa a força da água para que as cabines subam e desçam a longa rampa até ao Santuário do Bom Jesus do Monte.
- Morada: Estrada do Bom Jesus, 4715-056 Tenões
- Contactos: [email protected] / 253 676 636
Horário do Elevador todos os dias
- Verão – das 08H55 às 19H55
- Inverno – das 08H55 às 12H55 e das 13H55 às 17H55
Preço: Ida – 1,50 euros
Ida e volta – 2,50 euros
Torre de Menagem
A torre é o que sobra do castelo de Braga.
Além da torre, encontram-se alguns troços dispersos. A construção deste espaço foi realizada por instrução de D. Dinis. A torre de menagem é o elemento remanescente do antigo castelo. Esta torre tem uma altura de 30 metros (aproximadamente) e três pisos no seu interior.
Castelo da D. Chica
Este castelo foi desenhado pelo arquiteto Ernesto Korrodi. O Castelo de Palmeira, como também é conhecido, foi erguido em 1915. O castelo serviu como espaço de habitação de J. Ferreira do Rego e Francisca Peixoto Rego.
O Castelo da D. Chica revela-se um espaço incomum com inspiração na Idade Média e com outras inspirações, destacando-se os elementos de inspiração Arte Nova, renascentista e até românica.
O Palácio do Raio
A edificação deste palácio remonta aos anos de 1754-1755. O Palácio do Raio é uma obra que se carateriza pela sua monumentalidade. Este palácio destaca-se pela fachada rocaille e pela escadaria. Outros elementos que fazem parte do encanto do Palácio são os concheados, jarros, grinaldas e festões.
Casas
Em pleno centro histórico de Braga, podemos encontrar a Casa Oitocentista. Trata-se de um dos imóveis civis que se destaca pela beleza e pela história. Esta casa icónica foi edificada no século XIX.
Há outras casas antigas que se destacam nesta cidade, como a Casa da Mainha, a Casa nº 51-55 da Rua dos Pelames (São Geraldo), que se encontram presentes no coração da cidade. Outros exemplos de casas encantadoras desta cidade são: a Casa da Avenida Central (presente na Avenida Central, nº 118-124), a Casa Grande e a Casa dos Maciéis. Portanto, não faltam atrações fantásticas nesta cidade.
Arco da Rua do Souto
Esta atração é também conhecida por Porta Nova. A experiência de passar sob o mítico Arco da Rua do Souto é incrível. Este é um espaço icónico para a cidade, pela sua fantástica história.
Apesar da configuração, como atualmente a conhecemos, ser do século XVIII, as raízes deste local antecedem essa data. O Arco da Rua do Souto consiste num arco de volta perfeita, representando uma importante marca tardo-barroca e rococó.
Theatro Circo
Este espaço encantador está presente no coração da Cidade. O Theatro Circo tornou-se uma referência no meio artístico. Esta atração é considerada uma das salas de espetáculos nacionais mais carismáticas.
O Theatro Circo integra a Rede Ibérica da Rota Europeia de Teatros Históricos, tal como acontece com mais 3 espaços portugueses e 8 espanhóis.
Morada: Av. da Liberdade, 697
Contactos: 253 203 800 / [email protected]
Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio
Este museu é dedicado à etnografia do Baixo Minho. No Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, pode encontrar-se diversos trajes do século XIX em exposição permanente.
Morada: Rua do Raio, nº 2, 4700-922 Braga
Contactos: 253 612 307 / [email protected]
Livraria Centésima Página
Esta livraria está situada no centro da cidade de Braga. A Livraria Centésima Página encontra-se presente num edifício barroco do século XVIII. Segundo os historiadores, a famosa Casa Rolão terá sido construída no século XVIII, mais precisamente entre os anos 1759 e 1765. No ano 1977, esta casa foi classificada como edifício de interesse público.
A Livraria Centésima Página está situada num edifício centenário, mas o espaço onde se encontra é amplo e o ambiente da livraria destaca-se por ser moderno. Esta Livraria promove regularmente exposições de fotografia, de ilustração, de pintura. Além disso, ainda realiza instalações.
Na Livraria Centésima Página, existe uma oferta de outras atividades, havendo um calendário de atividades, onde se destacam apresentações de livros e workshops.
Espaços arqueológicos
Em Braga, também se encontram espaços arqueológicos que merecem ser destacados, nomeadamente as Ruínas romanas das Carvalheiras e as Ruínas Arqueológicas de São Martinho de Dume. Estes são dois locais de grande relevância para a cidade.
No entanto, podemos ainda destacar espaços como:
- Termas romanas de Maximinos;
- Tanque do Quintal do Ídolo;
- Castro Máximo ou Monte de Castro;
- Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças;
- Castro do monte da Consolação;
- Via Romana Braga incerta via.
Estádio Municipal de Braga
Esta construção arquitetónica revelou-se um espaço icónico para a cidade. O Estádio Municipal de Braga ficou conhecido como a “A Pedreira”.
O projeto que é da responsabilidade do famoso Arquiteto Eduardo Souto Moura (este arquiteto recebeu em junho de 2011 o Prémio Pritzker. Trata-se do galardão mais elevado da arquitetura a nível mundial) encantou toda a gente.
A obra foi contemplada com o Prémio Secil em 2004 (Categoria Arquitetura) e em 2005 (Categoria Engenharia Civil).
Espaços para conviver e usufruir da Natureza
Existem alguns espaços em Braga onde se pode passar bons momentos, locais de grande beleza que permitem que se possa estar em perfeita comunhão com a Natureza. Respirar ar puro e contemplar paisagens verdadeiramente deslumbrantes.
Praias fluviais
Em Braga, também há algumas praias fluviais com condições fantásticas. Por isso, nesta cidade pode passar dias de verão nestas praias.
Se quer viver experiências agradáveis, escolha uma das seguintes praias: Parque de Lazer e Merendas de Cunha; Praia Fluvial de Merelim S. Paio; Praia Fluvial de Cavadinho em Crespos; Praia Fluvial de Navarra e Praia Fluvial de Adaúfe.
Espaços verdes
Em Braga, também há vários espaços verdes imperdíveis, nomeadamente:
- Parque de Lazer de Guisande e Oliveira S. Pedro;
- Parque de Merendas de Merelim S. Paio;
- Parque desportivo do Talegre;
- Parque de Merendas de Ribeiro dos Prados;
- Parque de Merendas do Sameiro, entre outros.
Paisagem
Na cidade de Braga, há alguns locais que são perfeitos para contemplar a paisagem deslumbrante desta maravilhosa cidade, nomeadamente: o Miradouro da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe; o Miradouro de Santa Marta das Cortiças; a Torre de Santiago; o Monte do Sameiro; o Monte Picoto e Bom Jesus do Monte.
Informação Útil
Localização GPS: N 41º 32’39” W 8º 25’19”
O Posto de Turismo
Neste espaço, encontrará todo o material turístico de que necessita. O Posto de Turismo encontra-se num espaço cujo projeto é da autoria de Moura Coutinho. Todas as informações e dicas que precisa sobre esta cidade poderão ser encontradas aqui.
Coordenadas GPS: 41.550ºN – 8.422ºW
Morada: Avenida da Liberdade, nº1, 4710 – 305 Braga
Contactos: 253 262 550 / [email protected]
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta:
Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Ao sábado, ao domingo e aos feriados:
Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Leia também:
- 40 experiências no Minho para fazer (pelo menos) uma vez na vida
- A Sé de Braga é a mais antiga de Portugal
- 8 belas e pitorescas aldeias para visitar perto de Braga
Quer saber onde pode comer em Braga?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Esperança Verde
Morada: Avenida Doutor Artur Soares 312, Braga 4700-363 Portugal
Contactos: (+351) 253 218 303
Mais informações, aqui.
Omakase
Morada: Rua do Raio nº 6, Braga 4710-925 Portugal
Contactos: (+351) 938 070 831
Place® – Restaurant & Cocktail Bar
Morada: Rua D. Paio Mendes, 89, Braga 4700-424 Portugal
Contactos: (+351) 253 213 842
Mais informações, aqui.
Steakhouse Churrasqueira Nacional
Morada: Rua Fotógrafo Arcelino, N7, Braga 4705-095 Portugal
Contactos: (+351) 913 613 677
Mais informações, aqui.
Intimista Steakhouse
Morada: Rua de Santa Margarida 47, Braga 4710-306 Portugal
Contactos: (+351) 935 422 798
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Braga?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Melia Braga Hotel & Spa
Morada: Av. General Carrilho da Silva Pinto, 4715 – 380 Braga, Portugal
Saiba mais informações, aqui.
Vila Gale Collection Braga
Morada: Largo Carlos Amarante, 4700-308 Braga, Portugal
Saiba mais informações, aqui.
Burgus Tribute & Design Hotel
Morada: Rua Dom Afonso Henriques no 20 a 28, 4700-030 Braga, Portugal
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Moon & Sun Braga
Morada: Rua dos Capelistas, 85, 4700-307 Braga, Portugal
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Dona Sofia
Morada: Largo S. João Do Souto, 131, 4700-326 Braga, Portugal
Saiba mais informações, aqui.
Outros espaços recomendados:
Parque de Campismo e Caravanismo Municipal de Braga
Morada: Estrada Nacional 101 – Braga – Guimarães, ao Km 1, 4715-214, Braga
Contactos: 253273355 / [email protected]
Braga Heritage Lofts
Rua Eça de Queirós no 98, 4700-312 Braga, Portugal
Saiba mais informações, aqui.