Conheça os diversos encantos desta lugar vibrante! Provavelmente, a cidade mais casamenteira de Portugal, Amarante é um destino irresistível.
Ao longo do ano, estamos sujeitos a diversos tipos de pressões que condicionam a nossa vida, tornando-a menos agradável. O trânsito, o ambiente do trabalho, as constantes solicitações podem levar à necessidade de uma fuga.
Existem diversos locais onde se pode descansar verdadeiramente. Há em Portugal diversos destinos perfeitos para uma escapadinha de sonho, revigorante. Um desses destinos é Amarante.
Esta cidade reúne um conjunto de caraterísticas que a torna única, proporcionando a quem a visita uma experiência bastante encantadora. Amarante apresenta-se como um destino irresistível, repleto de atrações fantásticas. Conheça os diversos encantos desta cidade vibrante!
Amarante: Provavelmente, a cidade mais casamenteira de Portugal
Localização
A cidade de Amarante encontra-se presente na entrada para o Douro vinhateiro. Por isso, muitos escolhem esta cidade para vivenciar umas férias pelo Douro, servindo como ponto de partida para a exploração da riqueza da região.
Amarante encontra-se a apenas 40 minutos do Porto. Portanto, não está longe de uma das cidades mais emblemáticas do país.
Características
Amarante é uma cidade com muita história. Nesta cidade, as tradições populares são respeitadas. Eas encontram-se unidas a uma herança artística relevante. Esta cidade foi berço de grandes artistas portugueses. O pintor Amadeo Souza Cardoso foi um dos seus ilustres representantes.
Principais atrações
O centro histórico
É impossível visitar Amarante sem começar por conhecer o seu centro histórico. Este é um espaço relativamente pequeno. No entanto, é um local de visita obrigatória. O centro histórico de Amarante apresenta-se cheio de vida.
Neste local encantador, é possível conhecer o modo de vida dos seus habitantes, visitando os mesmos espaços, como as suas lojas de comércio tradicional.
Outra experiência marcante é percorrer as calçadas de Amarante, tomar um café nas esplanadas e saborear a doçaria regional local que é de excelência. Entre os doces mais populares de Amarante estão: as Brisas do Tâmega, Papos de Anjo, as Ferramentas de São Gonçalo.
Um dos locais que apresenta essas tentações é a Confeitaria da Ponte. Esta confeitaria está aberta desde 1930. Para almoçar, pode sempre optar por um dos muitos restaurantes que se encontram espalhados pela cidade.
Após a refeição, pode aproveitar a tarde para desfrutar da beleza das margens do rio, passear nas várias praias fluviais da região.
A Ponte de S. Gonçalo é uma das atrações da cidade. Esta construção é digna de uma pintura do renascimento. Seguramente que serviu de inspiração para alguns dos pintores que nasceram na cidade.
Igreja S. Gonçalo
Este é um edifício que apresenta na sua estrutura as suas diversas influências, nomeadamente renascentistas, maneiristas, barrocas e oitocentistas. Este templo teve diversas etapas de construção.
A sua origem remonta ao ano de 1540. Foi por ordem de D. João III que se deu início à sua construção que atravessou vários reinados.
São Gonçalo, o casamenteiro
Para a Igreja Católica, São Gonçalo não é santo, é considerado beato, Beato Gonçalo de Amarante. Mas é santo para a população e a devoção por ele não é menor. Acredita-se que o seu corpo está sepultado na capela-mor do mosteiro, onde pode ser visitado.
São Gonçalo é considerado o “casamenteiro das velhas”, ora isto parece não contentar as mais jovens que não querem aguardar. Talvez por isso terá nascido a famosa quadra popular de Amarante:
S. Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casas as novas?
Que mal te fizeram elas?
Oração de casamento para São Gonçalo:
São Gonçalo do Amarante,
Casamenteiro que sois,
Primeiro casais a mim;
As outras casais depois.
São Gonçalo ajudai-me,
De joelhos lhe imploro,
Fazei com que eu case logo,
Com aquele que adoro.
Museu Amadeo Souza Cardozo
Este pintor é um dos nomes mais importantes da História da Arte de Portugal. Os amantes de arte devem destinar parte do seu tempo a visitar parte da obra de Amadeo Souza Cardozo.
Esta cidade viu nascer este pintor icónico. Por isso, é obrigatório realizar uma visita ao museu do artista. Neste espaço, podemos encontrar uma exposição permanente que revisita toda a obra de Amadeo Souza Cardozo.
Além do trabalho do pintor surrealista português, também é possível visitar as várias exposições temporárias do museu. Neste espaço, já passaram nomes como Paula Rego, uma referência da arte portuguesa.
A entrada custa 1€
Morada: Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 Amarante
Contactos: +351 255 420 282 / +351 255 420 272 / 238 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Parque aquático
Este espaço é imperdível para quem tem crianças. O Parque Aquático de Amarante proporciona todas as condições para um dia memorável. Este espaço assegura um dia de diversão.
Morada: Rua do Tâmega, nº 2245, 4600-909, Fregim – Amarante
Contactos: (+351) 255 410 040 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Festival Mimo
Este evento é bastante popular. O Festival Mimo acontece no final de julho, normalmente. O festival de 3 dias tem levado artistas mundialmente conhecidos à cidade de Amarante. O Festival Mimo é gratuito e apresenta um ambiente único.
Os Amarantinos
Este é um doce típico de Amarante. No entanto, também pode ser encontrado noutras localidades próximas (nomeadamente, Baião, Marco de Canaveses, Cinfães, Penafiel e Resende).
Na confeção dos Amarantinos, são utilizados diversos ingredientes que se costuma ter por casa, nomeadamente: farinha, açúcar, ovos, canela e raspa de limão. Uma das particularidades deste doce está na sua calda de açúcar, feita de água, canela e limão.
Esta calda dá uma humidade muito própria e agradável aos Amarantinos.
Convento de Santa Clara de Amarante
Grande parte da doçaria conventual de Amarante tem origem no Convento de Santa Clara. Este convento foi construído no século XIII. Em 1383, D. João I emitiu uma carta de proteção às irmãs clarissas, deste convento.
Este espaço foi reconstruído e ampliado em 1560. O Convento de Santa Clara de Amarante esteve em funcionamento por mais dois séculos. No ano de 1809, um incêndio atingiu a vila de Amarante, tendo afetado o convento, deixando-o muito destruído.
Receita de Amarantinos
Ingredientes
Para os bolos:
– 200 g de açúcar
– 200 g de farinha de trigo
– 4 ovos (claras e gemas separadas)
– Raspa de ½ limão
– Canela em pó, q.b.
Para a calda:
– 1 kg de açúcar
– 500 ml de água
– 1 pau de canela
– Casca de ½ limão
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, bata muito bem as gemas com o açúcar, a canela e a raspa de limão.
– Posteriormente, adicione a farinha e misture muito bem.
– Em seguida, bata as claras em castelo firme e envolva no preparado anterior.
– Depois, leve a massa ao forno, em pequenas formas muito bem untadas com manteiga.
– Agora, prepare a calda, levando todos os ingredientes ao lume até fazer um ponto fraco.
– Após cozidos, desenforme.
– Em seguida, coloque os amarantinos num recipiente fundo.
– Depois, regue-os com a calda de açúcar.
– Bom proveito!
– Esta iguaria é destinada a 4 pessoas, sendo feita em apenas 15 minutos.
Como ir?
A A4 leva-nos diretamente a Amarante, existindo ainda a alternativa, a EN15.
Quer saber onde pode comer em Amarante?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Largo do Paço
Morada: Largo do Paço, 6, 4600-032 Amarante
Contactos: (+351) 255 410 830
Mais informações, aqui.
Restaurante Pena
Morada: Rua Da Pena 342 Quinta da Pena, 4620-787 Amarante
Contactos: (+351) 913 434 898
Mais informações, aqui.
Pobre Tolo
Morada: Avenida General Silveira, 169 Cepelos, 4600-017 Amarante
Contactos: (+351) 255 422 088
Taberna do Coelho
Morada: Rua da Boavista, 393 Cepelos, 4600-053 Amarante
Contactos: (+351) 255 422 664
Mais informações, aqui.
Adega Kilowatt
Morada: Rua 31 de Janeiro, 99, 4600-043 Amarante
Contactos: (+351) 255 433 159
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Amarante?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Monverde – Wine Experience Hotel
Morada: Quinta de Sanguinhedo, Castanheiro Redondo – Telões, 4600-761 Amarante
Mais informações, aqui.
Hotel Covelo – The Original Rooms and Suites
Morada: Rua 31 de janeiro nº 109, 4600-043 Amarante
Mais informações, aqui.
Hotel Navarras
Morada: Rua António Carneiro, 4600-049 Amarante
Mais informações, aqui.
Alojamento de turismo rural Quinta de Carcavelos Natures Home
Morada: Quinta de Carcavelos, nº381 Mancelos, 4605-115 Amarante
Mais informações, aqui.
Casa de campo Quinta da Pousadela
Morada: Rua Central de Ôlo, 4600-690 Amarante
Mais informações, aqui.
Bom dia. É pena que alguns destes locais apresentados estão encerrados, nomeadamente o Largo do Paço. Está encerrado para obras durante mais de um ano. Além disso existem outros restaurantes e locais icónicos que não foram referenciados como,por exemplo, a confeitaria Lai-lai, cuja anterior proprietária, D. Adelaide, era a possuidora das receitas de doces tradicionais, do Convento de Sta. Clara.