Faça compras inteligentes! Confira estes produtos que podem não valer a pena comprar nas antigas lojas de 1 euro. O aparecimento das Lojas dos 300 foi importante, pois permitiu muitas poupanças a muitas famílias. No entanto, com o surgimento de várias lojas a preços baixos, essas lojas desapareceram. Mais tarde, surgiram as Lojas de 1 Euro. No entanto, as lojas com este nome já não se encontram (tão) presentes.
O conceito mantém-se. Há estabelecimentos que mantêm o conceito, apesar de apresentarem outras designações. Este é um número redondo. Nem todos os artigos apresentam esse preço, mas é algo que transmite a ideia de que tudo o que se encontra à venda na loja é barato.
Contudo, nem tudo representa boas compras, embora se encontrem verdadeiras pechinchas. Muitos portugueses são atraídos a estes espaços que prometem a poupança de dinheiro em todos os itens.
No entanto, não se deve comprar de tudo nestes locais. Para se fazer uma boa gestão nestes estabelecimentos, devem fazer-se apenas compras estratégicas. Há compras que podem ser realizadas noutros locais. Reunimos um conjunto de produtos que deve evitar comprar nestas lojas.
14 produtos que deve evitar nas antigas lojas de 1 euro
1 – Ferramentas
Neste tipo de estabelecimento comercial, dificilmente encontra um bom kit de ferramentas. Nestes espaços, poderá encontrar tesouras mal afiadas, martelos que não cumprem bem as suas funções, pregos sem consistência, que dobram facilmente.
Para este tipo de itens, convém investir um pouco mais e assegurar ferramentas de qualidade que durem e que cumpram eficazmente as respetivas funções.
2 – Bijuteria
Este é um dos itens que não deve comprar, embora se compreenda que haja vontade de comprar bijuteria nestas lojas. No entanto, estes itens comprados nestas lojas apresentam um fraco acabamento e a maioria é destinada a crianças. A bijuteria destes locais nem tem grande longevidade.
3 – Comida para animais
Esta regra é importante: se quer tratar bem o seu melhor amigo, não compre comida nestes locais. Se quer mimar o seu animal de estimação, faça essa compra numa loja que ofereça garantias de qualidade.
4 – Alimentos
Se a alimentação não serve para os animais, também não serve para as pessoas. Embora este tipo de produtos não seja tão comum nestas lojas (especialmente os frescos), se os encontrar, evite comprar alimentos em lojas de 1 euro.
5 – Vitaminas e medicamentos
Estes itens são tão importantes que devem ser comprados em locais especializados. Com a saúde não se brinca. Por isso, se o seu médico prescreveu algum tipo de medicação ou suplemento, não faça a compra noutros locais.
Se tem que comprar vitaminas e medicamentos, vá à farmácia, à ervanária ou a algum espaço especializado na venda desse tipo de produtos. Não tenha receio de gastar mais algum dinheiro. A saúde está acima de tudo.
6 – Produtos para a pele
A pele é um órgão bastante sensível e não se deve correr o risco de a danificar com produtos adulterados ou de fraca qualidade. Se quer mimar a sua pele, assegure compras de qualidade. Mesmo os produtos de maquilhagem devem ser comprados noutro tipo de locais.
7 – Cabos de energia
Apesar de poder encontrar carregadores nas lojas de 1 euro, não vale a pena arriscar. O mesmo acontece com extensões elétricas, cabos HDMI ou de outro género. A qualidade destes itens é duvidosa nestes espaços. Esses produtos podem ser comprados a bons preços, em lojas específicas de equipamentos eletrónicos, que asseguram outra qualidade.
8 – Protetores solares
Deve evitar comprar protetores solares nestes espaços. A respetiva compra deve ser realizada numa farmácia ou supermercado, porque estes produtos habitualmente encontram-se em locais mais frescos e há menos probabilidades de haver deterioração.
Se fizer a compra numa loja de 1 euro, arrisca a comprar um produto sem condições. Nestes locais, os produtos não costumam estar selados e até podem ser adulterados. Além disso, não sabemos se os protetores solares estiveram expostos à temperatura ambiente, ficando frequentemente em locais inadequados que não permitem conservar as qualidades deste tipo de produtos.
9 – Louça de plástico
Nestas lojas, a qualidade do material é pouca. Por isso, quando a louça de plástico destas lojas fica com comida quente ou exposta ao calor, o plástico de fraca qualidade pode derreter. Além disso, com o calor, as toxinas podem libertar-se. Será mais sensato procurar espaços onde haja maior qualidade nesses produtos.
10 – Pilhas
As pilhas que são vendidas nestas lojas são de fraca qualidade, de marcas desconhecidas. Por isso, não duram muito tempo e até podem danificar os aparelhos.
Faça compras mais inteligentes:
- 20 produtos de marca branca que deve optar no supermercado
- 12 produtos a evitar comprar no supermercado
- Reduflação e outras armadilhas desvendadas no supermercado
11 – Detergentes líquidos
Estes produtos apresentam pouca qualidade, além de poderem ser alterados com a exposição prolongada. Além disso, há nestes espaços produtos não selados que podem ter sido alterados.
A fraca qualidade destes detergentes líquidos faz com que eles percam a sua eficácia com o passar do tempo. Se se encontrarem na loja há muito tempo, até podem não lavar bem.
12 – Brinquedos
Apesar de um brinquedo para uma criança de 10 anos poder não ser sinónimo de grande perigo, convém ter cautela. Estes brinquedos não devem seguir as normas de segurança. A fraca qualidade dos brinquedos é perigosa, pois até podem conter materiais tóxicos ou peças pequenas.
Como as crianças gostam de colocar tudo na boca, convém comprar brinquedos da máxima confiança, mesmo que impliquem um custo mais elevado.
13 – Produtos para bebés
Devemos ter o máximo cuidado quando se faz compras destinadas a bebés e crianças. Os produtos que se encontram nestas lojas não apresentam a melhor qualidade. Por isso, podem apresentar caraterísticas que sejam prejudiciais para a criança.
Não é necessário comprar os produtos topo de gama. No entanto, é importante escolher lojas que sejam da nossa confiança.
14 – Facas
Nas lojas de 1 euro, podemos fazer compras para a cozinha que se revelam excelentes decisões. No entanto, não é o que acontece com as facas. Elas são de fraca qualidade e extremamente baratas. Mesmo as que se apresentam como sendo de aço inoxidável, duvide. É mais sensato investir mais dinheiro numa compra que assegure qualidade.