Se gosta de mergulhar em plena natureza, a Euronews elegeu algumas das praias fluviais mais limpas da Europa e uma, claro, é portuguesa. Em toda a Europa, há diversas praias fluviais. Muitas delas apresentam condições invejáveis, apresentando-se bem limpas. Todos adoram esta qualidade, desejando também que sejam acessíveis e seguras, perfeitas para nadar e dar mergulhos.
A Euronews é uma referência na área das notícias, informando as pessoas sobre diversas áreas, nomeadamente lazer. A pensar nas pessoas que gostam de nadar em rios, esta entidade reuniu paraísos europeus memoráveis.
Umas praias fluviais paradisíacas estão presentes em centros urbanos movimentados outras praias estão meio-escondidas em parques nacionais. Recentemente, a Euronews apresentou uma lista das seis praias fluviais mais limpas da Europa. Entre elas está uma representante de Portugal!
Euronews elege 6 das praias fluviais mais limpas da Europa (há uma em Portugal)
1 – Zurique, Suíça
Neste país, a qualidade da água é elevada na maioria dos rios e lagos. O Escritório Federal do Meio Ambiente (FOEV) defendeu que é possível nadar “praticamente em qualquer lugar” na Suíça.
É até possível poder dar um mergulho nas águas limpas e cristalinas no centro de uma cidade encantadora. Tomar um “banho ribeirinho do Oberer Letten” no rio Limmat é uma das experiências mais fascinantes a ter em Zurique. Por isso, este local tornou-se num ponto de encontro popular entre os habitantes da cidade. Por aqui, encontra-se um canal de 400 metros de comprimento onde se pode usar uma plataforma de mergulho de dois metros de altura.
2 – Voidomatis, Grécia
Entre os rios mais limpos da Europa está o rio Voidomatis na Grécia. Esta hidrovia estende-se ao longo de 15 quilómetros e encontra-se integrada no Parque Nacional Vikos-Aoös desde 1973. Felizmente, este espaço não enfrenta nenhum desafio ambiental.
O nome significa qualquer coisa como “olho do boi”. Ora, a razão deste nome deve-se ao facto destes animais apresentam olhos azuis-claros como as águas do rio. Este espaço em Voidomatis é perfeito para natação em meio selvagem. Apesar deste ser um país relativamente quente, a temperatura deste rio da Grécia é de 4 graus Celsius, aproximadamente, em todas as estações. Há diversos desportos que se podem praticar por aqui, nomeadamente rafting.
3 – Loriga, Portugal
O vale glaciar de Loriga encontra-se no interior do Parque Natural da Serra da Estrela. O seu curso de água é alimentado por nascentes nas montanhas. A água cristalina é encantadora, estando presente num espaço circundado por uma área de grande beleza natural.
A Praia Fluvial de Loriga revela-se um dos melhores locais para um mergulho no nosso país, destacando-se a presença de uma piscina natural infinita. A temperatura da água varia de acordo com a estação, sendo fria, muito fria ou gelada…
4 – Kolpa na fronteira da Eslovénia e Croácia
Existem 48 áreas balneares oficiais na Eslovénia. Nestes espaços, a qualidade da água é avaliada regularmente. Estas áreas balneares estão divididas em 18. Destas áreas naturais, há medidas de segurança e infraestruturas para a sua utilização. No entanto, em 30 desses espaços pode nadar, mas por sua conta e risco.
O rio Kolpa encontra-se a sudeste, na fronteira com a Croácia. Este é um dos rios mais quentes do país. As suas temperaturas podem atingir os 30°C, durante os meses de verão. Há espaços em que se torna num curso de água de fluxo lento, apresentando condições perfeitas para nadar. Nas partes mais agitadas, é possível praticar rafting.
Fique a conhecer outra praias fluviais que merecem a sua visita:
- Praia Fluvial de Cardigos, das mais belas de Portugal
- 10 praias fluviais perto de Lisboa vai querer conhecer
- As 5 melhores praias fluviais do Alqueva
5 – Pont d’Arc em Ardèche, França
Este trecho sinuoso do rio corre pelas Gargantas de l’Ardèche, em França, destacando-se as formações rochosas que circundam o espaço e que frequentemente são apelidadas de Grand Canyon da Europa.
A Pont d’Arc é uma ponte de rocha natural enorme, de 30 metros de altura, que foi moldada pela via navegável. Existem algumas praias arenosas sob a pitoresca formação rochosa. Há algumas que são bastante populares entre os adeptos de canoagem.
Há também praias que apresenta falésias que atraem muitos alpinistas. As águas claras do rio local são perfeitas para nadar, especialmente nos meses quentes de verão. A experiência de passar por baixo do arco da ponte é inesquecível.
6 – Rio Lobau, Áustria
Segundo a Agência Europeia do Ambiente, a Áustria apresenta as águas balneares mais limpas da Europa. Recentemente, foram 98% das suas áreas balneares que receberam uma classificação de “excelente”. Tratam-se de espaços onde diversas pessoas nadam regularmente.
A Áustria tem diversos lagos azuis-claros encantadores. No entanto, há também rios que se revelam espaços perfeitos para nadar em perfeita comunhão com a Natureza. O rio Lobau encontra-se a leste de Viena. O seu percurso é longo e atravessa o Parque Nacional Donau-Auen.
Grande parte da área deste parque tem grande riqueza em fauna e flora. Por isso, trata-se de uma área protegida. Há vários locais onde é permitido ir a banhos. No interior do Parque Nacional, é até possível nadar nas piscinas do canal Dechantlacke, Panozzalacke, Danúbio-Oder II + III e Stadler Ford. Contudo, é proibido nadar em todas as partes do Lower Lobau, com exceção da área natural de natação no Schönauer Au.