Fique a conhecer os encantos de uma praia fantástica situada perto da capital portuguesa. A Praia da Ursa em Sintra é das mais bonitas do país.
Os dias de verão são quentes e a melhor forma de passar o tempo é numa praia. Ora, há quem aproveite esta estação do ano para ir conhecendo os melhores exemplares de praias do país. O NCultura dá a conhecer algumas praias merecedoras de uma visita.
No presente artigo, iremos apresentar as qualidades de uma praia absolutamente deslumbrante. Trata-se da Praia da Ursa. Quem ainda não a visitou, deve fazê-lo. Esta praia assegura uma experiência verdadeiramente memorável para quem estende por lá a sua toalha.
Praia da Ursa em Sintra: o paraíso às portas de Lisboa
Localização
Esta praia está situada perto de Lisboa. A Praia da Ursa é considerada uma das praias mais lindas do país. Esta praia está localizada no caminho até ao Cabo da Roca, em Sintra. A Praia da Ursa encontra-se no parque natural Sintra-Cascais, mais precisamente.
Após se chegar ao ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca, é possível avistar uma formação rochosa surpreendente. Esta praia está escondida e é fantástica. A praia mais secreta da capital! Mas que lugar maravilhoso é esse? É a Praia da Ursa.
O nome
O nome praia da Ursa deve-se aos rochedos presentes no local. A sua forma é bastante parecida à do animal que deu nome à praia, o urso.
Difícil acesso
Esta praia não é para todos. Só para os mais valentes e determinados. Quem está em boa forma física supera a tarefa árdua que é necessário cumprir para chegar até à Praia da Ursa.
Esta é uma praia quase selvagem, inóspita e há pouca gente que supere o difícil acesso que é necessário enfrentar para lá chegar.
Dificuldades
Para chegar até esta praia, é necessário descer os penhascos com mais de 140 metros de altura. A tarefa árdua implica passar no meio da vegetação, passar as rochas e as pedras! No entanto, todo o esforço realizado para lá chegar será recompensado.
Se desejar viver esta aventura incrível, tenha em conta que serão necessários 30 minutos para conseguir descer a montanha e chegar à praia. Ora, o mesmo tempo será necessário mais tarde, para fazer o percurso inverso.
Percurso
O grau de dificuldade para se chegar a esta praia é elevado. Para se chegar à praia, é necessário ter de passar por uma estrada de terra batida. Depois, é preciso percorrer um caminho bastante sinuoso e íngreme. Este percurso só acaba já na beira da bela praia.
Ter atenção
No entanto, é preciso ter muita atenção ao longo do percurso. Os desafios que se encontram pelo caminho são distintos. Uns caminhos são mais fáceis do que outros. A desatenção de uns pode acabar por fazer com que uns enveredem por caminhos mais difíceis.
É bastante comum ver pessoas que não conhecem bem o percurso a escolherem fazer os caminhos mais difíceis para chegar à Praia da Ursa. Por isso, não cometa os mesmos erros, não se confunda nos acessos!
Qualidades
As dificuldades que se têm de superar para se chegar a esta bela formação rochosa pode afastar muitas pessoas de fazer o percurso necessário para conhecerem a Praia da Ursa. Ora, o que pode ser visto como um ponto negativo, trata-se na verdade de uma das suas maiores qualidades. É toda a experiência que a torna tão especial.
As pessoas que chegam à praia usufruem desta praia com maior tranquilidade. A Praia da Ursa está quase inexplorada (e ainda bem!). Esta qualidade faz com que esta praia seja diferente das outras praias portuguesas. Esta praia consegue atrair os mais aventureiros. Podem surgir turistas vindos dos quatro cantos do mundo.
Preparação
As energias gastas no percurso para chegar à Praia da Ursa revelam-se um bom investimento. A experiência de passar um dia nesta praia será marcante, recordada para a vida toda. No entanto, convém ter noção de que esta experiência deve ser vivida depois de se preparar bem o dia.
Como não existe na praia qualquer infraestrutura, é indispensável que se tenha de levar bastante água para assegurar a hidratação do corpo. Primeiro pela caminhada e depois por se estar debaixo de sol. Além da água, é importante levar comida prática e leve. O calçado e a roupa a levar devem ser adequados à caminhada. Leve também na mochila tudo o que é necessário para um dia de praia. Protetor solar, óculos, chapéu são itens que não podem faltar.
A água
O calor que se sente num dia normal de verão desperta-nos a vontade de dar uns mergulhos e de dar umas braçadas. Ora, após se fazer uma caminhada árdua para se chegar a esta praia, o corpo fica a pedir uns mimos. As pessoas ficam bastante agradadas quando a temperatura da água permite que se possa refrescar o corpo por uns momentos.
Praia fotogénica
A Praia da Ursa apresenta-nos cenários espetaculares e imaculados como os que aparecem em filmes e nos deslumbram, deixando-nos boquiabertos. As pessoas que chegam até à Praia da Ursa ficam assim mal encontram um cenário impressionante.
As fotos que tiram são fantásticas e asseguram grande sucesso nas redes sociais. A beleza desta praia é notável, arrebatadora. É a Natureza e a beleza em estado bruto. Por isso, todo o esforço realizado para chegar a esta praia é devidamente recompensado.
Reconhecimento internacional
A Praia da Ursa é uma praia especial, que apresenta uma beleza singular. Por isso, até é reconhecida internacionalmente. A praia já foi referida por diversas publicações internacionais.
Por exemplo, o famoso Guia Michelin já considerou a Praia da Ursa como uma das praias mais belas do mundo. Qualquer foto tirada no local serve como argumento em defesa dessa tese. Vendo as fotos desta praia é impossível não concordar com esta publicação!