Aprenda mais sobre este flagelo e preserve a vida dos seus móveis por mais tempo. Diga adeus ao bicho da madeira, uma verdadeira praga. A vida em casa nem sempre tem a tranquilidade que se deseja. Por vezes, somos forçados a lidar com invasores, como o bicho da madeira. A presença deste ser vivo não é nada agradável. Existem estratégias eficazes que permitem proteger os seus móveis e a sua casa destes insetos.
No presente artigo, irá aprender os truques indispensáveis para impedir a infestação do bicho da madeira. Iremos partilhar consigo soluções inteligentes que permitirão manter a sua casa livre do bicho da madeira.
Livre-se das pragas! Diga adeus ao bicho da madeira em casa
Conheça todos os truques para expulsar o bicho da madeira da sua casa. Saiba tudo o que necessita de saber sobre estes invasores e como os impedir de fazer estragos na sua habitação. Aprenda a preservar a vida dos seus móveis combatendo o bicho da madeira.
Estes insetos são uma verdadeira praga. Eles conseguem destruir mobílias em pouco tempo, fazendo com que móveis de muito valor monetário e/ou sentimental fiquem destruídos.
Independentemente de ser mobiliário mais recente ou mais antigo, o bicho da madeira pode representar um problema difícil de lidar. No entanto, é muito importante impedir que estes insetos proliferem na nossa casa. Quer saber como expulsar os invasores e como prevenir que o bicho da madeira volte a aparecer e se instale?
A designação “bicho da madeira” não acontece por mero acaso. O termo é referente às diversas espécies de insetos que se revelam bastante prejudiciais à madeira e que se alimentam deste tipo de material. Estes insetos representam autênticas pragas. Eles alojam-se no interior das madeiras e começam a perfurar e a comer a madeira logo na fase das larvas.
O bicho da madeira não estranha madeiras de diferentes tipos: ataca tudo. No entanto, as antiguidades devem ter um sabor mais refinado, porque os insetos atacam as estruturas mais robustas de edifícios, nomeadamente lambris de portas, vigas estruturais, entre outras.
Este é um problema que pode tornar-se bastante grave, se não for parado a tempo. É possível que se tenha de lidar com uma autêntica praga! Desta forma, é fundamental agir com a maior brevidade possível, eliminar os insetos e criar condições para evitar que o bicho da madeira volte a instalar-se na sua habitação.
Guia básico para dizer adeus ao Bicho da Madeira
Primeiro passo: identificação do problema
Estes bichinhos são também conhecidos pelo nome caruncho. Estes insetos invasores são destruidores de mobílias. Os bichos da madeira colocam os seus ovos nas fendas das madeiras. Este procedimento revela-se parte da grande dificuldade de lidar com o problema.
Os comedores de madeira atacam de fora para dentro. Por isso, é difícil detetar este problema com a antecedência desejada. Depois, quando se deteta o problema na peça de madeira ou na estrutura já se encontra completamente oca. Ora, se eles se instalam em escadas, em vigas de madeira ou em itens mais estruturais, os insetos podem criar uma grande complicação.
A identificação do problema é uma etapa importante. Convém identificar os sinais da sua presença, como ter madeira a libertar pequenas quantidades de serradura, tão finas que parecem ser pó. Se verificar isto, dê a devida atenção às peças de madeira e confirmará que elas apresentam pequenos furinhos à vista. Esse é outro indicador da presença destes insetos.
Aliás, verificar a cor dos furinhos pode ajudar-nos a determinar a gravidade do problema, porque se os furinhos apresentarem uma cor escura, significa que a praga se encontra bem alojada na peça de madeira. Por isso, será muito difícil de eliminar. No entanto, quando a cor é branca, provavelmente, ainda será possível salvar a peça de madeira.
Segundo passo: descobrir a origem
Perceber a causa é fundamental. Existem várias causas possíveis para o aparecimento deste inseto. Esta realidade torna o problema mais desafiante, difícil de resolver. No entanto, há factos incontestáveis que nos podem ajudar. Sabemos que os bichos da madeira encontram na humidade e no calor tudo o que necessitam para proliferarem.
Por isso, convém tratar problemas de manchas de humidade nas paredes e teto e assegurar que o espaço seja arejado. Como foi referido anteriormente, convém estar atento a sinais de evidência da presença destes insetos.
Terceiro passo: saber eliminar o bicho da madeira
Quando se constata que o bicho da madeira está instalado, há que tratar de eliminar a praga! Nesse contexto, poderá experimentar diferentes estratégias. Se o problema foi identificado a tempo e encontrou apenas um furinho ou dois, será algo de fácil resolução.
Aplique um algodão embebido em cuprinol sobre esses furos. Caso o problema já se encontre bastante impregnado, a aplicação de um imunizador como o cuprinol dificilmente será a solução.
Recorrer a um inseticida específico para lidar com esta praga pode ser uma alternativa eficaz para solucionar o problema. Este tipo de produto pode ser encontrado em qualquer drogaria ou loja da especialidade. Posteriormente, deve ler na embalagem as indicações do método de aplicação.
É muito importante ler atentamente as instruções de uso e de segurança. Usar inseticidas não é brincadeira. Como se está a lidar com produtos químicos, faça a respetiva aplicação como é sugerido nas indicações. Este procedimento deve ser realizado com luvas de proteção colocadas e com máscara.
O produto deve ser aplicado em toda a zona afetada. Deve haver o máximo de rigor e aplicar uma porção em cada buraquinho. Posteriormente, cubra a zona onde o produto foi aplicada. Pode fazê-lo com um plástico ou papel transparente e deixar assim, tapado, por 24h, no mínimo!
Este tempo de espera é indispensável para assegurar que o inseticida atua com eficácia. Posteriormente, deve confirmar que o móvel apresenta algumas mazelas criadas pelos bichos da madeira. É inevitável. Pode optar por colocar massa ou cera na zona afetada para tentar remediar a situação. Não há muito mais a fazer.
Solução caseira
Se não quiser recorrer a inseticidas e a produtos químicos pode tentar eliminar o bicho da madeira com uma solução caseira. Entre as diferentes opções, pode escolher o ácido bórico, que é considerado a alternativa mais eficaz entre as hipóteses caseiras.
Este ácido é reconhecido pela sua capacidade em exterminar o bicho da madeira, desde que as indicações de utilização sejam cumpridas…
- Primeiro, dilua o ácido bórico em água, conforme as instruções que estiverem na embalagem que comprou.
- Depois, aplique o produto de forma generosa sobre um pedaço de madeira, que vai servir de “armadilha”.
- Posteriormente, coloque este pedaço perto da zona infestada e, após passar algum tempo, irá ver os bichinhos começarem a surgir, atraídos para a armadilha.
- Se possível, o móvel afetado deve ser desmontado para que seja mais fácil de manusear e de chegar às zonas mais difíceis. Depois, faça este procedimento numa zona bem ventilada e arejada.
- Finalmente, deve deixar atuar até secar.
- Depois, avalie o resultado e, se for necessário, repita o procedimento.