De tão parecidas que são, há palavras que confundem. Esclareça alguns pares que dão dores de cabeça: folhear e desfolhar ou refogado e refugado.
A língua portuguesa pode revelar-se muito traiçoeira, existindo diversas palavras que fazem-nos coçar a cabeça, deixando-nos a pensar. Todos nós já tivemos dúvidas sobre que palavra usar, são momentos de hesitação que acontecem quando não sabemos ao certo qual é a palavra correta a utilizar.
Esta sensação de dúvida é incómoda, sendo particularmente frequente quando surge o momento de escrever palavras homófonas (palavras com pronúncia igual à de outra, mas com significados e grafias diferentes). O mesmo efeito pode surgir com palavras parónimas (palavras com pronúncias e grafias parecidas, mas com significados distintos).
Assim, há dúvidas que surgem devido às parecenças existentes em determinadas palavras. A tarefa de diferenciá-las fica dificultada quando há parecenças e falta de conhecimento aprofundado dos termos. Logo, para conseguir empregar essas palavras com todo o rigor, é necessário compreender o seu significado.
Com o propósito de esclarecer as pessoas relativamente a termos que suscitam dúvidas, reunimos alguns pares de palavras portuguesas que merecem uma atenção particular.
Folhear e desfolhar
Os termos folhear e desfolhar são constantemente confundidos.
Folhear
Termo que vem de “folha”+”-ear”. Folhear é verbo transitivo que significa revestir de folhas. Este termo significa percorrer as folhas de (uma publicação). Folhear significa também consultar. A palavra folhear significa ainda revestir com uma placa fina de madeira ou outro material.
Este termo é também adjetivo de 2 géneros que é referente a folhas; foliar. Este é ainda um termo próprio da botânica. A palavra folhear nesta área significa que se compõe de folhas. Ainda no contexto da botânica, folhear também significa que nasce ou vive nas folhas.
Sob determinados contextos, há outros termos que podem ser considerados sinónimos de folhear, nomeadamente: consultar, folhar, folhetear, frondescer, manusear.
Exemplo: A minha filha não sabe ler, mas entretém-se a folhear os livros dela. Isto é, a minha filha não sabe ler, mas entretém-se a passar a folhas dos livros dela.
Desfolhar
Este termo vem de “des-”+”folhar”. Desfolhar é verbo transitivo que significa tirar as folhas ou as pétalas a algo. A palavra desfolhar significa descamisar (por exemplo, desfolhar a espiga de milho). Em sentido figurado, desfolhar também significa extinguir pouco a pouco.
Também no sentido figurado, o mesmo termo significa expor sucessivamente. O termo desfolhar também é verbo pronominal que significa perder as folhas. Sob determinados contextos, há termos que podem ser considerados sinónimos de desfolhar, tais como: debulhar, desbulhar, desencamisar, escarapelar, esfolhaçar, esfolhar.
Exemplo: O nosso trabalho era desfolhar o milho. Isto é, o nosso trabalho era tirar as folhas ao milho.
Refogado e refugado
Os termos refogado e refugado são constantemente confundidos.
Refogado
O termo refogado é particípio passado de refogar. Refogado também é adjetivo. Este termo próprio da culinária é referente a um preparado feito com cebola frita em gordura (azeite, manteiga ou outra).
Enquanto nome masculino refogado é referente ao preparado que é frito em azeite (ou óleo ou outra gordura), por exemplo: cebola, alho, tomate, louro. O refogado é o prato feito com base neste molho resultado do refogado destes ingredientes, mas que pode, posteriormente, ter outros fins. Estrugido é sinónimo de refogado.
Exemplo: A cozinheira adicionou agora o bacalhau ao refogado. Isto é, a cozinheira adicionou agora o bacalhau ao preparado feito com cebola frita em gordura (azeite, manteiga ou outra).
Refugado
Refugado é particípio passado de refugar. O mesmo termo é adjetivo que significa que se refugou; que foi colocado de lado; que foi rejeitado ou posto de parte. Diz-se refugado da correspondência que fica nas estações postais, posta de lado, geralmente por falta de franquia, por deficiência de endereço ou por ausência do destinatário. Assim, algo refugado é algo desprezado, rejeitado.
Exemplo: A encomenda foi refugada por via da morada do destinatário ser insuficiente, incompleta. Assim, a encomenda foi rejeitada por via da morada do destinatário ser insuficiente, incompleta.
Leia também:
- Português: quando usar descriminar e discriminar
- Português: quando usar descrição e discrição
- Português: quando usar por que, por quê, porque e porquê
NCultura
Agora já sabe quando deve usar folhear e desfolhar. Se tem alguma dúvida de português que gostaria de ver esclarecida no nosso próximo artigo, deixe-nos o seu comentário.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Português. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…