Há palavras tão parecidas que lançam constantemente a confusão. Esclareça alguns pares que dão dores de cabeça, como: descriminar e discriminar ou ratificar e retificar.
A língua portuguesa é tão traiçoeira que se torna comum ver pessoas de diversas áreas profissionais a revelar desconhecimento de determinadas palavras. Mesmo pessoas famosas e de áreas de relevo falham. A língua portuguesa é uma ferramenta importante para estas pessoas (jornalistas, comentadores, políticos, analistas), contudo, elas são vítimas do desconhecido de algumas palavras.
Alguns termos são parecidos o que está na origem da confusão entre algumas palavras. São palavras que podem levar-nos a fazer coçar a cabeça. A hesitação na hora de escolher uma determinada palavra já foi vivida por todos nós. O surgimento da dúvida é uma sensação incómoda.
Por exemplo, é frequente ela surgir no momento de escrever palavras homófonas (palavras com pronúncia igual à de outra palavra, mas com significado e grafia diferentes). Outro exemplo onde a dúvida pode surgir é quando está perante palavras parónimas (palavras com pronúncias e grafias parecidas, mas significados diferentes).
Assim, as parecenças existentes em determinados termos dificultam a tarefa de diferenciá-los. É indispensável compreender o significado das palavras e ter o conhecimento para conseguir empregar as palavras com todo o rigor. Assim, reunimos alguns pares de palavras portuguesas que merecem a nossa atenção.
Descriminar e discriminar
Os termos descriminar e discriminar são constantemente confundidos.
Descriminar
O termo vem de “des-” + “criminar”. O termo descriminar é assim formado com o prefixo “des-”, que é adicionado ao verbo “criminar”. Assim, é concedido um sentido oposto de criminar. Se criminar é imputar o crime a alguém ou responsabilizar alguém pelo crime, então descriminar é absolver, é ilibar alguém do crime.
Descriminar é verbo transitivo. A palavra descriminar pode ser comparada aao termo descriminalizar. O termo descriminalizar é verbo transitivo que significa absolver do crime imputado. Outro sentido é tirar a culpa a. Descriminar pode significar justificar. O mesmo termo pode significar legalizar (ato, comportamento, substância, etc., anteriormente considerado suscetível de penalização).
Estamos a descriminar no momento em que inocentamos alguém ou alguma coisa, retirando a respetiva culpa ou desculpabilizando essa pessoa de um determinado crime. Descriminar é uma ação de desculpabilização, descriminalização, absolvição. Alguém foi descriminado quando alguém fica isento de culpabilidade ou é inocentado do seu ato.
Exemplo: Está a ser defendido que a juíza vai descriminar o homicida. Ou seja, está a ser defendido que a juíza vai inocentar o homicida.
Discriminar
Este termo é verbo transitivo que significa diferenciar; distinguir; destrinçar; discernir. A mesma palavra significa separar; especificar. O mesmo termo pode ainda significar tratar de forma desigual e injusta (pessoa ou grupo de pessoas); segregar. Enquanto verbo pronominal discriminar significa separar-se; apartar-se.
Este termo vem do latim discrimināre, com o mesmo sentido. Assim, sempre que um ato de discriminar é realizado é feita uma separação, uma divisão, uma diferenciação, uma segregação, uma destrinça. Desta forma, são clarificadas diferenças que permitem distinguir uma coisa de outra. Recorrentemente, há injustiças são cometidas quando se distinguem pessoas tendo meramente por base, o género, a etnia, a religião. Isso é uma discriminação pela negativa.
Exemplo: Pode discriminar os itens na fatura, por favor? Ou seja: pode distinguir ou diferenciar os itens na fatura, por favor?
Ratificar e retificar
Os termos ratificar e retificar são constantemente confundidos.
Ratificar
Este termo vem do latim tardio ratificăre. Ratificar visa confirmar autenticamente (o que foi prometido anteriormente, o que foi feito ou aprovado no passado). Ratificar significa assim autenticar, validar e comprovar.
Exemplo: Essa lei já tinha sido ratificada no anterior governo. Ou seja, essa lei já tinha sido validade no anterior governo.
Retificar
Este termo vem do francês rectifier. A palavra retificar significa tornar reto, alinhar, corrigir, emendar, tornar exato. Na Matemática, o termo retificar significa achar o comprimento (de uma curva). Na Química retificar é um termo antiquado para purificar, destilando (líquidos) novamente. Na Eletricidade o termo retificar significa converter em contínua uma corrente alternada.
Exemplo: A professora prometeu retificar a classificação do aluno. Ou seja, a professora prometeu corrigir a classificação do aluno.
Leia também:
- Português – Pleonasmo: o que é e exemplos
- Português: 17 palavras semelhantes mas com significados distintos
- Português: 37 frases feitas e o seu significado
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: quando usar descriminar e discriminar”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Aprendi estava confusa. Obrigada informacao graça spratley
Gostaria que me explicasse como é que se pronunciam as seguintes palavras: retificação, exceção, percepção e decepção.
Boa matéria de aprendizagem, por isso avante é a palavra de ordem.
Adoro todos estes aspectos diferentes da língua portuguesa.
Tempo muito bem passado.
Obrigada.