Quantas palavras de português aprendeu hoje? Conheça palavras e aplique-as! Venha descobrir 30 interessantes palavras que enriquecem o vocabulário.
A língua portuguesa contém um número elevadíssimo de palavras, sendo impossível dominar este património rico e vasto. Por isso mesmo, ao longo da nossa vida, apenas dominamos uma pequeníssima parte das palavras que existem. Dessa pequena parte que conhecemos, acabamos por usar apenas uma porção reduzida.
Devemos aprender o máximo de palavras que nos for possível de forma a ter uma maior capacidade de comunicação. Uma boa estratégia é conhecer pelo menos uma palavra por dia. Mas o verdadeiro desafio está em conseguir aplicar as palavras corretamente! Veja a nossa lista de palavras e use-as ao longo da semana.
30 palavras que enriquecem o vocabulário
- Funesto
- Intempérie
- Nearco
- Chiste
- Pundonor
- Fátuo
- Escaganifobético
- Pérfido
- Esquiador
- Enzima
- Enigma
- Carcanhol
- Inferência
- Escárnio
- Mormaço
- Tarlatana
- Destrambelhado
- Remanescente
- Eminência
- Diligência
- Clarão
- Endémico
- Prosélito
- Dicotomia
- Anuência
- Prolixo
- Tuberculose
- Fascículo
- Ínsua
- Queixoso
1. Funesto
Termo que vem do latim funestu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que produz morte; fatal. Este termo significa que pressagia ou evoca a morte ou a desgraça. Este termo significa também que enluta; que causa tristeza. Este termo significa ainda cruel; doloroso; triste. Esta palavra também significa nocivo; prejudicial.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: azarento, aziago, desastroso, desventurado, doloroso, exicial, fatal, infausto, lutuoso, mortal, nefasto, nocivo, pernicioso, prejudicial, ruinoso, sinistro, trágico, triste. Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: favorável, propício.
2. Intempérie
Termo que vem do latim intempérĭe, com o mesmo significado. Este nome feminino significa mau tempo, referindo-se a quaisquer condições climáticas que se apresentem mais intensas (nomeadamente tempestade, furacão, seca, vendaval, vento forte, chuva torrencial). “Por via da chuva e por outras intempéries climáticas, a colheita de uvas foi severamente prejudicada!”
No sentido figurado, por ser usado para identificar uma situação desfavorável, pode dirigir-se a uma circunstância infeliz; a um contexto desfavorável; a uma desgraça. “É preciso seguir em frente e enfrentar as intempéries da vida com determinação.”
3. Nearco
Termo que vem do latim navarchus, -i, do grego naúarkos, -ou. Nearco é um substantivo masculino. Na história, é um termo que na Grécia Antiga significava comandante de uma frota, de um navio de guerra.
4. Chiste
Termo que vem do castelhano chiste, «gracejo». Chiste é nome masculino que significa graça, pilhéria, facécia. Significa ainda poesia ou canção picaresca.
5. Pundonor
Termo que vem do catalão punt d’honor, «ponto de honra», pelo castelhano pundonor, com o mesmo significado. Nome masculino que significa ponto de honra. É sentimento da própria dignidade, brio. Pundonor é ainda decoro, recato. Significa ainda valor, denodo, distinção.
É aquilo de que não se consegue nem abdicar, nem deixar de possuir, embora possa ser alvo de desonra. Por extensão, é o sentimento de amor por si próprio, em que há brio; altivez. Pundonor é excesso de rigor e pudor; decoro.
6. Fátuo
Termo que vem do latim fatŭu-, «estúpido; extravagante». É um adjetivo que significa
que tem fatuidade. Define alguém presumido, pretensioso, insensato, frívolo, ignorante, néscio. Fátuo pode ainda ser destinado a algo que só dura um instante, que é passageiro, efémero.
7. Escaganifobético
É adjetivo que, no sentido coloquial, significa fora do comum; estranho; esquisito. É também termo que, no sentido coloquial, significa que algo ou alguém é pouco hábil ou ágil. Pode também ser desastrado.
8. Pérfido
Termo que vem do latim perfĭdu, com o mesmo significado. É adjetivo e nome masculino. Significa que ou o que falta à sua fé ou à sua palavra. Também significa que é traiçoeiro e desleal.
9. Esquiador
De esquiar+dor este nome masculino é próprio do desporto identificando um praticante de esqui.
10. Enzima
Termo que vem do grego zýme, «fermento», pelo francês enzyme, «enzima». Este nome feminino é próprio da bioquímica e significa substância orgânica, produzida por células vivas, que atua enquanto catalisadora em determinadas transformações químicas. É sinónimo de diástase, fermento.
11. Enigma
Termo que vem do grego aínigma, «palavra ambígua», pelo latim aenigma, «enigma». Este nome masculino é descrição ambígua ou metafórica de algo, destinado a ser decifrado por outrem. É adivinha. É ainda coisa obscura e difícil de compreender. A chave do enigma é aquele determinado pormenor que torna clara a explicação do que era enigmático.
12. Carcanhol
Termo de origem obscura. É nome masculino que, no sentido coloquial do termo, significa dinheiro.
13. Inferência
Termo que vem do latim inferentĭa-, particípio presente neutro plural substantivado de infērre, que é «inferir; suscitar». Este nome feminino é ato ou efeito de inferir, de deduzir (algo) por via do raciocínio. É aquilo que se deduz a partir de determinada coisa. É uma ilação, uma dedução, uma conclusão.
Na lógica, uma inferência é transição de uma ou mais proposições, podendo ser consideradas como verdadeiras ou como falsas, para a verdade ou falsidade daquelas de que dependem.
Na estatística, inferência é a afirmação probabilística sobre uma certa população, realizada com base na análise de dados relativos apenas a uma parte representativa dessa mesma população.
14. Escárnio
Derivação regressiva de escarnir. Nome masculino que significa troça, zombaria, mofa. É menosprezo, desconsideração. Na literatura, há cantiga de escárnio, forma poética satírica.
15. Mormaço
Provavelmente de mormo + aço. Este nome masculino significa tempo quente e húmido.
16. Tarlatana
Termo que vem do francês tarlatane, com o mesmo significado. Este nome feminino significa tecido ralo, mas encorpado, destinado para forros.
17. Destrambelhado
Particípio passado de destrambelhar. Destrambelhado é um adjetivo que significa desorganizado, no sentido popular. No mesmo sentido, significa disparatado, descomedido, desnorteado. Também significa amalucado.
18. Remanescente
Termo que vem do latim remanescente, “sobrar”. É um adjetivo que significa aquilo que remanesce, que sobra ou resta. Por exemplo: “A água remanescente da enchente.”
Este substantivo masculino tem como significado resto, sobra, sobejo. Após a retirada de uma parte ao todo, fica o remanescente, o que sobeja, o que sobra. Depois de beber a limonada, percebi que ainda tinha gelo remanescente no copo.
Remanescente pode ser ainda a pessoa que permanece depois do fim de algo, de algum acontecimento. Pode ser aquele que sobrevive. “A Maria é a última remanescente a saber o segredo daquela receita.”
19. Eminência
Este substantivo feminino advém do latim eminentĭa, “relevo”. Característica do que é eminente, do que sobressai em relação aos demais; eminência é proeminência.
Eminência também pode ser aquilo que aparece a mais numa superfície; uma saliência, uma eminência na construção.
No sentido figurado, eminência significa supremacia moral. Pode ser um termo destinado a alguém que revela excelência intelectual: “A eminência daquele músico é memorável e encantadora.” Forma de tratamento utilizada para os cardeais (esta é abreviada por Emª.)
Na anatomia, é um termo referente a protuberância, geralmente percebida na superfície de um osso: “eminência óssea”.
20. Diligência
Termo que vem do latim diligentia, com o mesmo significado. Este substantivo feminino significa esmero, solicitude com que se quer fazer alguma coisa. Significa ainda presteza, velocidade e competência no modo de fazer algo: “trabalhava com diligência”.
Diligência é zelo, cuidado e aplicação na realização de algo. “Ele tratou o paciente com diligência.”
Ação de investigação oficial, busca. No sentido jurídico, diligência é ação judicial feita fora de um cartório. No sentido militar, diligência é trabalho militar ou policial feito fora do quartel. É ainda carruagem de quatro rodas, puxada por cavalos, que antigamente era destinada ao transporte de pessoas ou correio.
21. Clarão
Este substantivo masculino significa claridade intensa. Clarão é uma luz muito viva e passageira. “Ele assustou-se com o clarão do relâmpago.” Clarão é uma cintilação muito rápida e brilhante, podendo ser o de uma faca.
No sentido figurado, clarão é o momento ou situação breve que revela um sentimento ou um estado de espírito. Significa ainda capacidade criativa, talento, inspiração. No sentido popular, clarão significa espaço sem árvores, nem vegetação, aberto em meio à floresta; clareira.
22. Endémico
Termo que vem do francês endémique. Na biologia, este adjetivo significa algo que é exclusivo de determinada região. Aquela é uma espécie endémica. Diz-se da espécie ou organismo que é nativo de uma dada região ou cuja distribuição está restrita a essa região.
Na medicina, é um termo relativo a endemia ou doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade. Endémico é algo particular a um determinado povo ou a uma determinada região. Aquele é um problema endémico. Por exemplo: “A malária é endémica em algumas regiões africanas.”
23. Prosélito
Este substantivo masculino é referente a pagão que abraçava uma religião diferente da sua. Foi o pagão convertido ao judaísmo.
No sentido figurado, é aquele que se tornou o novo convertido a uma determinada religião, a uma certa seita ou a um partido em particular. É partidário; sectário, sequaz.
24. Dicotomia
Termo que vem do grego dikhotomía, com o significado de divisão em dois. Este é um substantivo feminino que significa divisão em dois, oposição entre duas coisas. É separação de uma coisa em duas, por antagonismo. Dicotomia é ainda partilha ilícita ou pouco ética de honorários, geralmente entre médicos.
Na astronomia, dicotomia é um termo referente a fase da lua ou de outro planeta ou satélite, quando é visível com uma metade iluminada. Na botânica, dicotomia é um modo de divisão de certas hastes em ramos bifurcados. Na lógica, dicotomia significa divisão de um conceito em dois outros que abrangem toda a sua extensão.
25. Anuência
Termo que vem do latim annuentĭa, de “consentir”. Este substantivo feminino significa aprovação para a realização de algo; permissão. Ato de anuir. Anuência é ainda licença favorável; expressão de concordância; dar consentimento. É também ação ou consequência de anuir, de consentir, de aprovar. “Ele teve a anuência do pai para vender o carro.” Aquiescência.
26. Prolixo
Termo que vem do latim prolixu. É um adjetivo que é referente ao uso de palavras em excesso; discurso difuso. Prolixo é quando não se consegue resumir uma ideia, nem encurtar um pensamento: “É um treinador prolixo.” Superabundante. Extenso.
Prolixo é o que fala ou escreve recorrendo a mais palavras do que o necessário; que se perde em explicações supérfluas, insignificantes; orador ou político prolixo.
Prolixo pode ser definido como entediante; é algo que se estende demoradamente; que se torna enfadonho; que se desenvolve em demasia; algo abundante.
27. Tuberculose
Tuberculoso é nome feminino referente a doença infetocontagiosa, devida ao Mycobacterium tuberculosis. Esta doença pode afetar a totalidade (ou quase) das estruturas e órgãos do corpo.
A infeção concretiza-se, na maioria dos casos, por via inalatória, sendo a localização pulmonar a forma mais comum da doença e, a partir daí, a propagação por via linfática ou sanguínea. Além da via inalatória, o bacilo pode ainda penetrar no organismo, embora muito mais raramente, por via digestiva ou por inoculação.
O tubérculo é a lesão anatómica da tuberculose. Os sintomas locais e particulares da doença podem variar de acordo com o órgão (ou estrutura) atingido. A febre (de género séptico ou simplesmente febrículas) destaca-se entre os sintomas gerais, havendo ainda sudorese (em geral noturna), emagrecimento, astenia, anorexia.
A doença gera elevados casos de morbilidade e mortalidade em determinadas regiões e países africanos, asiáticos e sul ou centro-americanos. A gravidade da doença e consequente mortalidade têm-se acentuado com o surgimento de formas de tuberculose resistentes aos fármacos antibacilares e com a sua associação à SIDA, como doença oportunista.
28. Fascículo
Termo que vem do latim fascicŭlu, «feixe pequeno». Este nome masculino significa pequeno feixe ou molho; braçada. Também significa folheto ou destacável que é publicado por partes e periodicamente. Ainda significa caderno.
É um termo comum na botânica, significando porção de estames ligados pelos filetes. Significa ainda inflorescência (espécie de corimbo) constituída por pequeno número de flores com pedúnculos muito curtos, sendo ainda fascículo condutor, conjunto individualizado de vasos condutores da seiva, nos vegetais.
29. Ínsua
Termo que vem do latim insŭla-, «ilha». Este nome feminino significa pequena ilha de areia que é banhada por um rio ou levada, ilhota. Significa ainda lezíria, ilhota de areia na foz de um rio ou terreno marginal de um rio. Ínsua tem como sinónimos ilhota, ilheta, ilhéu, ilhote, lezira.
30. Queixoso
Termo que vem de queixa +-oso. É um adjetivo e um nome masculino. Queixoso significa aquele que se queixa ou se mostra ofendido. Significa ainda aquele que apresenta queixa a qualquer autoridade. Tem como termos sinónimos: querelante, quereloso, ressentido, sentido, triste, doído, lamentoso, lamurioso, lesado, plangente, querelador.
Leia também:
- Língua Portuguesa: 23 dos melhores trava-línguas
- Português: como usar a vírgula corretamente
- Português: o que é uma uma pergunta retórica?
NCultura
Agora que conhece o significado de mais algumas palavras que enriquecem o vocabulário, diga-nos qual destas palavras gostou mais? Diga-nos nos comentários o que achou.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Deveria ter escrito: …diga-nos DE qual destas palavras…
O tema aperfeiçoamento da língua portuguesa é muito importante e me atraiu a ler o artigo mas, pela importância, merecia uma revisão mais cuidadosa. Logo no título usa o termo “varias” onde deveria ser utilizado “muitas”. Várias palavras remete a algumas ou meia dúzia porém entendo que a língua portuguesa é constituída por um número muito superior de palavras. Talvez meio milhão de verbetes!
Um segundo ponto é a configuração da página, que me obrigou a paginar excessivas vezes tal o número de anúncios vinculados.